sábado, 13 de abril de 2019

Queijadas de Cenoura (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionados)


Esta receita foi inspirada na do bolinho de cenoura no microondas. Penso que é a receita mais testada do blog (já mais de uma centena de pessoas me enviaram fotos dos seus bolinhos!), e eu própria estou sempre a repetir. 
Assim sendo, pareceu-me fazer todo o sentido experimentar uma versão que rendesse mais de uma dose: toda a gente que já experimentou o bolo sabe que o seu único defeito é acabar demasiado rápido :P
Alterei um bocadinho as proporções, acrescentei alguns ovos inteiros e levei ao forno em vez de ao microondas. O resultado foi este: uns bolinhos com uma textura húmida, entre o bolo e a queijada, e um sabor incrível.
Se já experimentaram o famoso bolo de microondas, experimentem esta versão - de certeza que irão gostar também. E se ainda não experimentaram... Não sei de que é que estão à espera. ;)





Queijadas de Cenoura (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionados)
Para cerca de 8 queijadas

Ingredientes:
[  3 ovos
[  200ml de claras de ovo
[  100g de farinha de aveia com sabor (recomendo vivamente a de bolacha maria da EU Nutrition! Se usarem o meu cupão, euavela15, podem encomendar com 15% de desconto e ofertas :))
[  300g de cenoura crua (descascada)

Prepraração:
| No copo de um processador/liquidificadora, ou utilizando uma varinha mágica, triturar todos os ingredientes (ovos, claras, farinha de aveia e cenoura).
| Distribuir o preparado por formas de queques ou tarteletes e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos, ou até que as queijadas estejam cozidas.



Ainda fiquei um bocadinho a pensar no nome mais apropriado para esta receita, porque apesar de húmidas as tarteletes ficaram com uma textura mais fofa e menos densa do que as queijadas tradicionais. Assemelham-se a uma espécie de híbrido entre bolo e queijada - a textura é fofinha, húmida e suave :)
Gostei mesmo do resultado: além da textura ótima a desfazer-se na boca, o sabor ficou muito agradável e nada enjoativo. Já sabem que a aveia de bolacha maria é a minha preferida para este tipo de coisas, e não é sem razão - o sabor não é demasiado forte nem enjoativo, mas é docinho e viciante e combina na perfeição com o sabor da cenoura, sem o ofuscar!
Faço muitas vezes o bolinho de cenoura no microondas para o lanche ou pequeno-almoço, e o facto de render só uma dose é muito prático nesses casos, mas esta versão é sem dúvida melhor para partilhar - ou mesmo para quem não se fica só por um bolinho :P 
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma queijada)
Energia: 100kcal 
Proteínas: 6.8g 
Hidratos de Carbono: 12.5g 
-       Dos quais açúcares: 2.3g 
Lípidos: 2.5g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.7g 
Fibra:  2.2g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 queijada ou 1/8 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real.
____________________________________________________________________________

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...