Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #34 - Lulas, Batatas e Repolho Salteados em Alho



As refeições desta semana foram mesmo ao meu gosto: um conjunto de alimentos variados salteados numa quantidade que alguns diriam excessiva de em alho :P

Valeu totalmente a pena a confusão de tachos em que o meu fogão se tornou. ;)

O destaque: lulas < 3
 Usei umas lulas limpas congeladas que comprei no Lidl:


O modo de preparação foi o mais simples possível: apenas as pré-cozi em água com sal e depois salteei em azeite e alho picado. Na verdade fiz a primeira parte no dia anterior, porque já sabia que na altura ia haver mais confusão, com os outros tachos todos :P

Depois da pré-cozedura (de um dia para o outro guardei-as no frigorífico, num recipiente hermético)
No dia foi só deixar dourar!
Apesar de serem mesmo simples de fazer, ficam deliciosas! E, não sendo a fonte de proteína mais barata que por aí anda, encontram-se frequentemente em promoção a um preço razoável :)

Passando para as batatas
Acho que nunca tinha feito batatas salteadas em casa, mas por acaso gosto muito - o que há para não gostar em batatas douradinhas a saber a alho, certo? :)

A preparação foi semelhante à das lulas. Usei algumas batatas médias/pequenas, que lavei e cortei em quartos:

Depois de cortadas e lavadas no meu escorredor vermelho, que tem aparecido muitas vezes por aqui :P 
Em seguida cozi-as em água com sal até conseguir espetar facilmente um garfo (a ideia é só cozerem mesmo o necessário, se passarem do ponto depois desfazem-se). E o resto já se sabe: escorri-as e salteei-as numa frigideira com azeite e alho picado :)

Já prontas

É um acompanhamento muito prático que vou fazer de certeza mais vezes! Aquecidas no microondas as batatas não ficam tão crocantes, mas ainda assim a textura e o sabor são ótimos :)

Por fim: repolho
O repolho ainda foi mais simples de preparar que os restantes elementos, porque como gosto dele crocante não o cozi previamente. Apenas lavei bem, cortei em tiras e salteei em alho e azeite :)

Usei uma quantidade algo exagerada, porque adoro e depois de cozer diminui imenso de volume :P

Ficou delicioso :D
Talvez não seja um acompanhamento que agrade a toda a gente, mas eu sou bem fã de repolho e achei que ficou maravilhoso!

E pronto, os almoços esta semana foram assim :)
Estava tudo ótimo, para variar :) Um dos aspetos positivos de preparar estas refeições é que como procuro fazer coisas diferentes todas as semanas estou constantemente a expandir o meu leque de refeições práticas, e sem dúvida que os três componentes desta refeição se irão tornar presença habitual por aqui :D

Comentários

  1. Tantas e deliciosas sugestões!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Essas batatas a esta hora da manhã já me conseguiram deixar a salivar :D ótimo aspeto :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

Madalenas Sem Açúcar

Tenho a tradição de testar uma receita nova de cada vez que recebo ou compro uma nova forma. Por vezes as ideias são muitas e não é fácil escolher, mas quando a My Tup Love  me enviou esta forma não houve sequer um momento de indecisão: forma de madalenas pede madalenas :D  Juntei o útil e agradável, e usei na receita a recentemente lançada aveia de custard. O seu aroma docinho a lembrar bolos com limão não podia ser mais adequado para o efeito :)  Madalenas Sem Açúcar Para 6 madalenas Ingredientes : [  1 ovo [  50g de quark natural [  25ml de leite [  75g de farinha de aveia com sabor (usei a de custard da EU Nutrition , que tem um saborzinho a limão fantástico; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15 no site) [  1 colher de café de fermento Preparação : | Bater o ovo com o quark durante dois ou três minutos. | Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o leite, batendo apenas até este estar incorporado.  | Juntar a farinha e o fermento envolver com uma espát