quinta-feira, 30 de maio de 2019

Blondies de Grão-de-Bico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Já queria experimentar um bolo feito com grão-de-bico há bastante tempo. Pode parecer estranho, mas, depois da quantidade de sobremesas e lanches doces maravilhosos que já fiz com courgette, deixei de ver 'parecer estranho' como impedimento para experimentar novas receitas :P
Há umas semanas lembrei-me desta ideia e comprei uma lata de grão-de-bico, que não ficou parada muito tempo: a última segunda feira foi *o dia*. Preparei uma massa super simples, cobri com pepitas de chocolate (porque não há nada que não fique melhor com pepitas de chocolate :P), levei ao forno e esperei.
Passados 15 minutos tinha a casa inundada pelo cheiro maravilhoso das blondies mais simples de sempre. Hoje deixo a receita, para quem quiser experimentar - pela parte que me toca serão repetidas muitas vezes :)





Blondies de Grão-de-Bico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para cerca de 12 blondies

Ingredientes:
[  300g de grão-de-bico cozido
[  50g de whey (usei a isolada de bolacha maria da EU Nutrition; o cupão euavela15 dá-vos desconto e ofertas no site, vejam aqui. Também há sacos de 500g e uma versão não isolada do mesmo sabor. Recomendo muito, é um dos meus sabores de whey favoritos!)
[  20g de farinha aveia com sabor (usei esta de bolacha maria, também da EU; é uma espécie de aveia proteica. A marca tem ainda uma versão normal do mesmo sabor; podem usá-la também, bem como qualquer outra farinha de aveia, desde que com sabor)
[  100ml de claras
[  Pepitas de chocolate (a gosto, opcional)

Preparação:
| Passar o grão-de-bico por água (especialmente se for de lata) e escorrer.
| Utilizando um processador (ou liquidificadora, varinha mágica,...), triturar todos os ingredientes exceto as pepitas de chocolate: grão-de-bico, whey, aveia e claras.
| Transferir o preparado para uma forma retangular*, cobrindo a superfície com pepitas se desejado.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 minutos, ou até que a massa esteja cozida.

*Usei uma forma retangular que me foi oferecida pela My Tup Love; podem encomendá-la na página de Facebook ou na conta de Instagram! Está em promoção até dia 4 de Junho. Caso prefiram usar outra, certifiquem-se de que é antiaderente (ou em alternativa forrem com papel vegetal). A área deve ser aproximadamente a mesma (esta tem cerca de 20x30cm).



Como estou sempre a dizer por aqui, não costumo usar whey em bolos de forno - por norma acho que o sabor fica estranho e a textura seca. Admito que tinha receio que as blondies não ficassem grande coisa por causa disso, mas como já vi muita gente a usar whey em receitas deste género decidi dar-lhe uma nova oportunidade. Valeu totalmente a pena arriscar - a textura das blondies ficou bem fofinha, e o sabor delicioso!
Apesar de terem uma quantidade significativa de grão-de-bico, não acho que se note o sabor. O aroma é leve e docinho, e, devido aos sabores de whey e aveia que usei, acaba por lembrar bolacha e ser super reconfortante :P
Além de deliciosa, é uma receita com um perfil nutricional muito bom - não tem nenhum tipo de açúcar adicionado, é muito pouco densa energeticamente para o que é e o teor de proteína também é interessante! :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma blondie)
Energia: 54kcal 
Proteínas: 6g 
Hidratos de Carbono: 4g 
-       Dos quais açúcares: 1g 
Lípidos: 1g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 0g 
Fibra:  3g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 blondie ou 1/12 da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real.
____________________________________________________________________________

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...