Os almoços que preparei desta vez foram vegan. Inicialmente tinha planeado fazer qualquer coisa com tofu - vi que estava em promoção no Minipreço, pelo que decidi aproveitar e comprar várias embalagens para as refeições da semana.
Como já devem ter adivinhado, as coisas não correram exatamente como planeei: quando lá cheguei só havia duas embalagens :P
Como já devem ter adivinhado, as coisas não correram exatamente como planeei: quando lá cheguei só havia duas embalagens :P
Pouco tempo antes, depois de eu mostrar no Instagram uma embalagem de trigo em grão que tinha comprado, alguém me disse que ficava ótimo com bolonhesa. Como mesmo ao lado dos dois míseros pacotes de tofu estavam umas embalagens de soja fina, lembrei-me logo dessa sugestão: já andava há algum tempo para fazer bolonhesa de soja, e decidi juntar o útil ao agradável :)
Conclusão: até foi bom que não houvesse tofu, porque a comida ficou maravilhosa :D |
A bela da bolonhesa :) Entretanto já publiquei a receita: vejam aqui |
A soja que comprei foi a da Salutem, assim como na última vez. A diferença é que desta vez era fina: a textura é semelhante a atum, em pequenas lascas (e não em pedaços). É o ideal para usar em bolonhesa, chili e pratos do género :)
Fica a foto da embalagem |
Não se deixem enganar pelo aspeto inofensivo! Uma embalagem destas (400g) rende bastante, muito mais do que tofu ou seitan - até porque ao ser demolhada ganha bastante volume. Eu costumo usar apenas uns 40g por refeição :)
Depois de demolhada. Eu disse que parecia atum :P |
Ficou perfeita na bolonhesa :D |
A soja tem-me convencido completamente. De forma semelhante à última vez, achei-a bastante neutra: simplesmente absorveu o sabor do refogado e das especiarias. O resultado fica muito 'normal' - não sei se é uma boa descrição, mas juro que é positivo quando se fala de substitutos de carne :P
O aspeto mais diferente nesta bolonhesa em relação à tradicional é a textura: neste caso é um pouco mais mole. Ainda assim, acho que não é difícil alguém gostar deste prato, mesmo não tendo por hábito comer soja :)
Passando para o acompanhamento: grãos de trigo cozidos :) |
Esta parte é absurdamente simples, porque apenas cozi o trigo em água com sal :P Ainda assim, é um acompanhamento digno de nota - fica mesmo bom! Usei este, pré-cozido:
Comprei no E. Leclerc |
Informação nutricional e sugestão de preparação |
Como vêem, mais básico é difícil: para preparar o trigo basta cozê-lo em água abundante temperada com sal. Na embalagem sugere juntar manteiga no fim, mas eu não o fiz porque acho desnecessário. Em pouco mais de 10 minutos ficou pronto, depois foi só escorrer :)
Acho que nunca tinha comido trigo assim e gostei mesmo, adoro a textura deste tipo de grãos! Há uns anos cheguei a cozer cevada algumas vezes, mas como não era pré-cozida perdi a paciência rapidamente - era preciso cozê-la durante quase uma hora :P
Este trigo já não tem essa desvantagem, por isso de certeza que vou começar a fazer mais vezes. Parece-me que ficará ótimo misturado com legumes salteados ou assados, por exemplo :)
Delicioso < 3 |
E pronto, os pratos desta semana foram assim! |
Já devidamente misturado :P |
Espero que tenham gostado da sugestão :)
Acho que nunca comi trigo.. parece tipo arroz, não?
ResponderEliminarBeijocas
Lembra um bocadinho, mas os grãos são maiores e a textura é bastante distinta :)
EliminarBeijinhos!