Quatro semanas depois, estou de regresso com as preparações de refeições e respetivos posts. A sugestão que partilho hoje foi a que fiz na segunda-feira passada, e que, como sempre, comi ao longo da semana como almoço.
Ainda que esteja de férias, gosto sempre de ter uma refeição pronta por dia - desta forma não tenho de estar sempre a pensar no que vou cozinhar, o que é particularmente agradável quando treino de manhã e só acabo quando já são horas de almoçar :)
A escolha da semana foi esta: peixe assado e um salteado |
Peixinho < 3 |
Admito que me custou particularmente decidir o que ia fazer - parece que 4 semanas sem este hábito criaram alguma letargia :P
Assim sendo, optei por uma coisa básica: peixe em lombinhos, que preparei da forma mais simples possível.
Antes de ir ao forno |
Comprei na semana anterior os 'mimos de pescada do cabo' da Pescanova, que estavam em promoção no E. Leclerc - um pacote de 1kg ficou a perto de 8€. Eu gosto bastante deste peixe, por isso quando encontro a 8-10€/kg costumo comprar; noto mesmo a diferença relativamente ao peixe de algumas marcas mais baratas, embora dependa da marca. No E. Leclerc há muitas vezes pacotes grandes destes 'mimos' ou dos 'medalhões de pescada do cabo' em promoção, fica a dica :)
Quanto à preparação, foi mesmo básica: coloquei o peixe (previamente descongelado) num tabuleiro forrado com papel vegetal, juntamente com alho, cebola e pimentos picados finamente. Temperei com um fio de azeite, sumo de limão, sal, manjericão e salsa. Depois foi só levar ao forno pré-aquecido a 200 graus até estar cozido!
Ficou mesmo saboroso, e nada enjoativo. Adoro o sabor combinado do alho, limão e ervas na pescada :)
Ficou mesmo saboroso, e nada enjoativo. Adoro o sabor combinado do alho, limão e ervas na pescada :)
Nem imaginam o cheirinho :D |
O acompanhamento |
Esta parte já foi um bocadinho menos banal. Lembrei-me que tinha o bulgur que comprei numa campanha semanal do Lidl a ganhar pó no armário, e decidi experimentar. Não sou fã de novas experiências quando vou fazer comida em grandes quantidades, mas no Instagram gabaram-me tanto o bulgur que achei que não podia correr muito mal :P
A embalagem do tal bulgur que comprei no Lidl |
A sugestão de preparação |
Eu preparei o bulgur como sugerido, temperando apenas com sal (a única diferença foi que deixei cozinhar um pouco mais do que 7 minutos, porque ainda não estava pronto ao fim deste tempo).
Ficou bem soltinho :) |
Fiz esta parte antecipadamente, e deixei o bulgur arrefecer.
Depois fiz uma espécie de stir-fry com vegetais: coloquei um pouco de azeite numa frigideira, deixei aquecer e depois, mexendo sempre, fui juntando os vegetais: primeiro o alho, a seguir a cebola, em seguida pimentos e brócolos e por fim cogumelos e flageolets (uma espécie de feijõezinhos verdes). Quando estava tudo pronto temperei com molho de soja e molho de ostra, juntei o bulgur já frio e deixei saltear mais um pouco.
Ficou delicioso :D |
O bulgur foi uma boa surpresa: ficou soltinho, e achei o sabor e textura muito agradáveis. O sabor não é muito forte, por isso acaba por ser um acompanhamento bastante neutro (como arroz, por exemplo). A textura é leve, e os grãos soltinhos ficam mesmo bem num salteado :)
O prato da semana :D |
E pronto, foi um bom regresso a esta rotina. Amanhã já preparo nova dose :)
Nunca comi bulgur, nem conheço... parece tipo couscous?
ResponderEliminarE pescada, ando a querer fazer, mas o marido não gosta muito =P
Beijocas
A nível de textura não é muito parecido, os grãos são maiores. Mas vem do trigo na mesma! :)
EliminarBeijinhos