domingo, 18 de agosto de 2019

Preparação de Refeições #47 - Massa à Lavrador Vegan



Esta semana fiz a primeira meal prep vegan pós-férias, com um prato que decidi reinventar e que acabou por ser uma das melhores refeições que já preparei: massa à lavrador com tofu fumado.

Só um tacho, desta vez. Mas bem recheado :P
 Algumas pessoas pediram a receita, por isso aqui fica como fiz (muito básico, como sempre):

Previamente, demolhei uma porção de feijão vermelho durante cerca de 12 horas; depois disso cozi-o e reservei a água. Se preferirem, claro que podem usar feijão de lata - a água da lata também serve :)

Piquei cebola, pimento (verde e vermelho) e alho em quantidades generosas e levei a refogar a lume baixo num fio de azeite. Quando a cebola estava translúcida adicionei tomate picado, deixei cozinhar bem e triturei tudo com a varinha mágica.

Devolvi o refogado triturado ao lume, juntei um pouco de água de cozer o feijão e temperei com sal. Quando o preparado começou a ferver, adicionei tofu fumado em cubos. Deixei que fervesse novamente, juntei couve lombarda em pedaços e tampei.

Deixei a couve cozer um pouco, mexendo de vez em quando e juntando quando necessário mais água de cozer o feijão (ou, quando esta acabou, água quente). Em seguida adicionei a massa de ervilha, e quando esta estava quase cozida o feijão vermelho. Mais uns minutos e estava pronto :)

Os ingredientes que usei foram bem simples, com exceção do tofu fumado e massa de ervilha, que são um pouco mais 'exóticos', pelo que deixo um pequeno aparte sobre eles.

O tofu que usei é do Lidl:


O rótulo

Eu gosto mesmo muito deste tofu - o fumo dá-lhe um sabor a enchido que lembra salsichas (para mim é ainda melhor). Além disso, é acessível (cada embalagem de 200g fica por 1,19€) e não tem açúcar nem óleo adicionados. O perfil de macronutrientes também não é desinteressante; tem uma quantidade considerável de gordura, mas nada de fora do comum para tofu.

Por norma corto-o em fatias e grelho-o sem mais nada (já tem sal suficiente); depois ou como simples ou uso para rechear uma sandes - com uma fatia de queijo por cima fica divinal! 

Esta semana decidi usá-lo pela primeira vez numa receita deste género. Pareceu-me que ajudaria a dar sabor a um prato sem carne, e posso dizer que não me enganei - ficou mesmo saboroso, mais até do que muitas massas à lavrador com enchidos que já provei! Agora ando curiosa para o usar em mais pratos semelhantes, como arroz com feijão ou massa com grão-de-bico :)

Quanto à massa, usei esta, da Vianeza:

Comprei no E. Leclerc, mas há no Pingo Doce, Continente,...

Só tem mesmo ervilha
De início estava com algumas reservas em relação a usar uma massa 'diferente' para fazer logo uma quantidade grande de comida, mas depois lembrei-me da lei universal da culinária: nada fica mau com um bom refogado. E não ficou, claro :P

Não achei que a massa tivesse um sabor muito forte, ficou essencialmente com o sabor do molho. Provavelmente se for apenas cozida é mais notório que é de ervilha, assim não se sente grande diferença. A textura pareceu-me semelhante à da massa tradicional, talvez um bocadinho mais quebradiça!

Tirando estes dois, acho que toda a gente conhece os ingredientes que usei, e estão disponíveis em qualquer supermercado ou mercearia :P 

Mais uma foto deste tacho cheio de comida deliciosa :D
E para terminar, o menu dos almoços da semana já no prato
Como disse de início, gostei mesmo destas refeições! Tenho de começar a fazer massa à lavrador mais vezes, parece-me :)

3 comentários:

  1. Adoro tofu fumado. Tenho pena é os valores praticados.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este do Lidl é dos mais acessíveis que já encontrei - mas esta semana eles têm uns tofus que fazem parte de uma campanha especial e ainda são mais baratos, não sei se viste! O fumado custa 0,89€ (180g) :)

      Eliminar
  2. Ainda não experimentei esse tofu. Tenho de ver se vou ao lidl e ao E-lecerc (comprar os iogurtes mousse de queijo)...
    Essa massa ficou com otimo aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/08/de-volta-e-um-arroz-trapalhao.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...