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Bolo de 'Chantilly' e Morangos (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)


Há uns tempos comecei a pensar em fazer uma versão saudável do clássico bolo de chantilly com morangos, que faço muitas vezes em ocasião de aniversários e é um clássico que toda a gente adora.
O objetivo não era substituir o original, porque costumo fazer doces tradicionais quando se trata de uma festa e acredito que há espaço para tudo - a ideia foi mesmo superar o desafio que é tornar um bolo tão pecaminoso numa sobremesa mais baixa em calorias, açúcares e gorduras.
As camadas de bolo foram a parte mais fácil: decidi-me logo pelo bolo saudável mais fofinho e simples da história. Depois fiquei algum tempo indecisa com o que usar para substituir o chantilly, que já não tem substitutos tão óbvios. Fiquei um pouco dividida entre usar aquafaba (água de cozer leguminosas) e cajus, dois elementos muito usados para fazer cremes/espumas vegetais.
Acabei por escolher os cajus: pareceram-me a opção mais segura, já que nunca tinha usado aquafaba (e, confesso, há algum preconceito da minha parte em relação a ela :P).
Assim surgiu o bolinho que partilho hoje: uma versão saudável de um clássico, com um total de 4 ingredientes (já a contar com os morangos!) e um sabor maravilhoso :D







Bolo de 'Chantilly' e Morangos (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)

Ingredientes:

Para os bolos
[  9 ovos
[  120g de farinha de aveia com sabor (usei a de bolacha maria da EU Nutrition, e recomendo imenso - o sabor do bolo feito com ela fica a lembrar pão de Ló! Se quiserem encomendar, o cupão euavela15 dá-vos 15% de desconto e ofertas :))

Para o 'chantilly'
[  150g de cajus
[  150ml de água (foi a quantidade que eu usei, mas podem começar com apenas 100ml e depois juntar mais de acordo com a consistência)
[  1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Para a montagem/decoração
[  750g de morangos

Preparação:

Para os bolos
| Colocar os ovos num recipiente grande e bater com uma batedeira elétrica durante cerca de 10 minutos (devem ganhar bastante volume).
| Parar de bater, adicionar a farinha de aveia e envolver tudo com uma espátula.
| Distribuir o preparado por duas formas forradas com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 minutos (para ver se estão prontos podem fazer o teste do palito), trocando-os de posição a meio do tempo.

Para o 'chantilly'
| Demolhar os cajus durante cerca de 12 horas, cobrindo-os com água fria.
| Depois de os demolhar, escorrê-los e colocá-los no copo de um processador. Juntar a água e triturar muito bem, parando de vez em quando para raspar as paredes do copo. A textura demora algum tempo até ficar cremosa, mas deve começar a ficar cada vez mais homogénea até se assemelhar a um creme espesso. Sugiro que usem um processador potente.
| Quando a mistura ficar cremosa, adicionar o extrato de baunilha e envolver (com o processador em velocidade baixa ou com uma colher, por exemplo).
| Refrigerar durante umas horas.

Para a montagem
| Colocar um dos bolos num prato grande.
| Cortar os morangos em cubos. Colocar metade numa taça grande, juntar metade do 'chantilly' previamente feito e envolver.
| Distribuir esta mistura por cima do bolo no prato. Cobrir com o outro bolo.
| Espalhar o restante 'chantilly' na superfície e decorar com o resto dos morangos em cubos.

Nota: Eu não usei nada para adoçar o 'chantilly' de cajus, porque acho que o sabor natural dele combina bem com os morangos. No entanto, caso queiram um resultado um pouco mais doce, podem juntar mel, açúcar ou outro adoçante.



O resultado ficou mesmo uma delícia, o que é de surpreender quer pela simplicidade dos ingredientes quer pelo perfil nutricional - é um bolo excecional sob todos os ângulos!
A parte do bolo ficou bem fofinha, ligeiramente húmida e muito saborosa. O 'chantilly' de cajus é menos doce que o tradicional, porque não adicionei nada para adoçar, mas tem um sabor agradável e rico que contrasta na perfeição com a doçura dos morangos.
Apesar de não achar esta versão com cajus semelhante ao chantilly tradicional, por não ser tão leve e ter um sabor completamente diferente, acho que resultou muito bem no bolo e não consigo imaginar melhor substituição :)
Em suma, experimentem - é de comer e chorar por mais, especialmente quando bem fresquinho! E como podem observar abaixo, a informação nutricional é incrível :D
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Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 226kcal 
Proteínas: 11g 
Hidratos de Carbono: 17g 
-       Dos quais açúcares: 5g 
Lípidos: 13g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 3g 
Fibra:  3g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/10 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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