quinta-feira, 21 de maio de 2020

Overnight Oats Proteicas de Bolacha Maria e Café (com Whey)


Por esta altura no ano passado estava eu a descobrir as overnight proteicas que revolucionaram os meus pequenos-almoços e lanches nesse verão. Tudo começou com as overnight oats proteicas de oreo e stracciatella, umas papas frias bem densas enriquecidas com iogurte proteico e cobertas com uma camada generosa de chocolate.
Depois disso sucederam-se uma série de novas versões: de coco, de maracujá, de flan de baunilha e de morango. Sempre com a clássica camadinha de chocolate por cima - ponto que se tornou na imagem de marca das minhas overnight oats.
Para que tivessem um teor proteico interessante, sempre usei quark ou skyr, porque na altura não era muito fã de usar whey em receitas: depois de várias más experiências tinha ficado traumatizada com o aftertaste e sabor artificial resultante. Entretanto apercebi-me que o problema era ainda não ter provado a whey certa, porque descobri que as da EU eram maravilhosas e ficavam bem em tudo. A partir daí os potes de whey de vários sabores começaram a acumular-se nos meus armários, e as receitas com whey começaram a acumular-se aqui no blog.
Este ano com o regresso do calor comecei a pensar que devia inovar novamente no campo das overnight oats, para não ficar atrás do sucesso da saga no ano passado - e claro, ocorreu-me logo usar whey em vez de iogurte.
Esta possibilidade abriu logo um leque de opções enormes de combinações possíveis, já que a whey está disponível em imensos aromas (nem vos digo quantos potes abertos de sabores diferentes tenho porque é chocante :P). Mas a combinação de estreia não podia ser que não esta: bolacha maria & café.
Assim surgiram as minhas primeiras overnight oats proteicas com whey, que mais parecem um bolo de bolacha numa malga. Quer-me parecer que este ano não vai ficar atrás do anterior em termos de novas versões desta receita :D






Overnight Oats Proteicas de Bolacha Maria e Café com Whey (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para 1 dose média

Ingredientes:

Para as papas de aveia
[  25g de farinha de aveia com sabor a bolacha maria (uso a da EU Nutrition; o cupão euavela15 dá-vos 15% de desconto e ofertas no site)
[  20g de flocos de aveia
[  Expresso instantâneo em pó (a gosto; se não tiverem mas quiserem incluir o aroma a café, podem substituir parte da água por café líquido)
[  100ml de leite (pode ser qualquer um; usei magro)
[  250ml de água
[  25g de whey de bolacha maria (uso  a da EU Nutrition; novamente, podem usar o cupão euavela15 para ter desconto e ofertas no site. Há amostras, sacos de 500g e potes de 1 ou 2kg. Os potes grandes costumam ter ofertas acumuláveis com o cupão!)

Para a cobertura de chocolate
[  15ml de café (podem usar metade café metade leite se preferirem que o sabor fique menos intenso)
[  12.5g de chocolate negro (usei o 70% cacau do Lidl; 12.5g corresponde a 1 quadrado)
[  Bolachas maria (usei mini; podem omitir, claro, mas ficam deliciosas :P)

Preparação:

Para as papas de aveia
| Misturar a farinha de aveia, os flocos de aveia e o expresso em pó numa malga.
| Juntar aos poucos o leite e a água, mexendo bem.
| Levar ao microondas durante cerca de 10 minutos, retirando para mexer a cada 2. No final devem obter umas papas bastante espessas e cremosas.
| Adicionar a whey e misturar bem (para garantir que não se formam grumos podem dissolver a whey num pouco de água e só depois juntar às papas). Levar novamente ao microondas para engrossar mais um pouco (quanto tempo depende da vossa preferência; eu gosto das papas bem espessas por isso deixei engrossar bastante).

Para a cobertura de chocolate
| Aquecer os 15ml de café no microondas.
| Adicionar ao café o chocolate partido em pedaços, mexendo vigorosamente para que derreta (caso o calor não seja suficiente, podem voltar a levar ao microondas a potência média).
| Utilizar este creme de chocolate para cobrir as papas previamente preparadas.
| Caso desejado, decorar com bolachas maria molhadas em café, pressionando ligeiramente para aderirem ao chocolate.
| Refrigerar durante algumas horas (por exemplo, durante a noite), para que as papas ganhem consistência e a cobertura solidifique.



Comi isto hoje ao pequeno-almoço e juro que me soube mesmo a bolo de bolacha! As papas bem densas e docinhas com aroma a bolacha maria e café, e a cobertura a dar o toque final... É mesmo uma combinação de bradar aos céus :D
Eu adorei todas as versões que fiz antes, mas esta é uma forte candidata ao título de 'melhores overnight oats de sempre'. Não rendem tanto porque a whey não adiciona volume como o iogurte, mas ficam ainda mais consistentes do que as outras, a textura é particularmente aprazível! Quanto ao sabor, não há muito a dizer - já se sabe que não há melhor que esta dupla.
Experimentem a receita, de certeza que vos vai conquistar como me conquistou a mim!
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 371kcal 
Proteínas: 31.8g 
Hidratos de Carbono: 36.0g 
-       Dos quais açúcares: 8.7g 
Lípidos: 9.8g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 4.2g 
Fibra:  6g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde à totalidade da receita). Inclui a cobertura de chocolate, sem as bolachas. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...