quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Chocolate Quente (Saudável, Vegan, Sem Lactose)

   Há uns anos, havia num centro comercial na minha cidade uma espécie de café onde só havia chocolate quente de vários tipos.
   O chocolate quente era espesso, pouco doce e servido com os mais variados «toppings», incluindo  bolinhas pretas e brancas de chocolate.
   Nunca tentei fazer chocolate quente em casa.
   Exceto desta vez.
   E é perfeito.













Chocolate Quente (Saudável, Vegan, sem Lactose)
Adaptado daqui
Para 2 canecas

Ingredientes:

[  270ml de leite de soja light
[  140ml de leite de coco de lata normal (o light não resulta, nem o de pacote; a substituição por outro leite dá um resultado pior e faz com que renda menos)
[  2 colheres de sopa de cacau em pó (magro ou puro)
[  1 pitada de sal
[  1 colher de chá de extracto de baunilha
[  3 colheres de sopa de açúcar (ou adoçante equivalente, na dose de substituição adequada)
[  1 ou 2 quadrados de chocolate negro (opcional)

Preparação:

| Misturar todos os ingredientes menos o chocolate numa panela e mexer (o cacau fica à superfície). 
| Levar a lume médio, mexendo sempre, até ficar homogéneo; deixar mais ou menos tempo conforme a preferência (eu prefiro mais espesso, portanto deixo bastante tempo ao lume.) 
| No final, se desejado juntar o chocolate e deixar dissolver (antes de retirar do lume).

Este chocolate quente é delicioso e confortável! Se engrossar bastante, pode até ser molho para panquecas, crepes, etc. É o ideal para uma manhã fria de Inverno... Gosto mesmo do sabor intenso e textura. É a cópia ideal do um chocolate quente da lojinha de chocolate quente! Fiquei surpreendida porque achava que nunca ia conseguir fazê-lo eu própria, quanto mais fazê-lo saudável!

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (sem ingredientes opcionais)
Energia: 272kcal
Proteínas: 4,8g
Hidratos de Carbono: 24,4g
-       Dos quais açúcares: 18,6g
Lípidos: 18g
-           Dos quais saturados: 15g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
Fibra: 5,1g
Sódio: 78mg

      Nota: Os valores de gordura saturada são bastante elevados. No entanto, não só o seu estatuto enquanto prejudicial tem vindo a mudar, como também, neste caso, provêm maioritariamente do leite de coco, que representa uma grande quantidade de triglicerídeos de cadeia média e origem vegetal, beneficiais à saúde. É esta quantidade de gordura saudável que promove um aumento das calorias, também.
     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a metade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

15 comentários:

  1. Votos de um Próspero Ano Novo 2014!
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Venho agradecer a visita e o comentário no meu blog e dar-te os parabéns aqui pelo teu espaço, já me fiz tua seguidora!
    Bom Ano Novo!
    Que seja bem próspero e carregado de saúde e felicidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada :)
      Obrigada por visitares o blog e um 2014 muito feliz! :)

      Eliminar
  3. Nunca gostei muito de chocolate quente, sempre fui esquisita com as bebidas :p
    Mas em cima das panquecas deve ficar mesmo muito bom :))

    Já agora, bom 2014* ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Eu por acaso gosto! És mais de batidos, certo? :)
      Feliz 2014 também para ti :)

      Eliminar
  4. Nem imaginas como eu gosto de um bom chocolate quente, obrigada pela partilha,

    beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a visita :) Igualmente, que 2014 seja um bom ano!

      Eliminar
  5. Olá :-)
    Eu bem me parecia que tu tinhas sido uma das minhas participantes do passatempo, agora tenho a certeza ehehe
    Beijokas e um bom ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Sim, fui! :D
      Já agora, fiquei com curiosidade: eu por acaso até me esqueci de o mencionar, mas porque ficaste a "achar" isso? Viste nalgum comentário que eu assinei com o meu nome? :)
      Um bom 2014 para ti também!

      Eliminar
    2. Pelas fotografias :-) a mesa castanha ehehe

      Eliminar
  6. Eu adoro chocolate quente, bem espesso e quentinho, sabe mesmo bem!
    Adorei o facto de levar leite de coco, maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto imenso de leite de coco :) acho que resulta num sabir mais "rico" e denso :)

      Ps: Adooro o teu blog :D gostei imenso das fotografias das bolachas pinheirinhos com açúcar em pó :D

      Beijinho :)

      Eliminar
  7. Parece bem cremoso.
    Dá vontade, ainda mais se tiver frio...
    Abraços esmagadores e ótima semana.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...