Avançar para o conteúdo principal

Panquecas de Fruut (com Sabor a Tarte de Maçã) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionada, Sem Lactose)


Há imensas receitas/conjugações que são particularmente famosas e estão constantemente a ser divulgadas nas redes sociais. Entre elas estão panquecas de banana e ovo, papas de aveia com banana, banana com manteiga de amendoim, banana com canela e gelado de banana congelada. Acho que o elo comum é bastante óbvio; a banana é uma espécie de estrela na comunidade saudável.
Como provavelmente sabem fui de férias recentemente, e a primeira coisa que fiz quando cheguei ao destino foi ir ao Lidl (que é igual em todo o lado, já agora, menos no preço das nozes - não achei piada nenhuma a este favoritismo por nuestros hermanos). Após, entre outras coisas, carregar  o carrinho com quark suficiente para aguentar por uns tempos, dirigi-me à caixa - e foi aí que vi uns pacotes de banana desidratada de uma marca que não conhecia (assim como todas as marcas do Lidl). Na minha inocência, fiquei curiosa e comprei um.
Num dos dias seguintes lembrei-me de a ter comprado. Estava curiosa, abri o pacote e provei. Foi mais ou menos por aí que percebi que aquilo não prestava. A embalagem ainda resistiu corajosamente uns dias no armário com uma mola, mas eventualmente desisti de esperar que alguém fosse estúpido o suficiente para comer aquilo e foi parar ao lixo. Parece que o melhor é deixar a banana para as receitas.
Sabem o que não é melhor deixar apenas para as receitas? A maçã, que apesar de não ser uma estrela na comunidade saudável tem uma coisa que a banana não tem: o facto de ser tão boa utilizada nas receitas como quando comida desidratada, e ainda melhor quando ambas as circunstâncias se verificam. 






Panquecas de Fruut (Maçã Desidratada) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionada, Sem Lactose)
Para 6 doses

Ingredientes:
[  1 ovo L
[  1 colher de sopa de mel
[  1 colher de chá de fermento em pó
[  50g de farinha de aveia
[  65g de farinha de centeio 
[  150ml de leite (vegetal ou outro)
[  1 embalagem de maçã desidratada Fruut (usei de Maçã Fuji)

Preparação
| Bater bem o ovo, o mel e o fermento com uma vara de arames.
| Juntar alternadamente o leite e as farinhas misturadas em 3 adições, peneirando a farinha.
| Aquecer uma frigideira anti-aderente (untar se estiver toda raspada por, sei lá, a terem esfregado com palha de aço ou assim - não que a minha não esteja perfeita). 
| Mergulhar um pedaço de Fruut na massa e colocar rapidamente na frigideira. Quando estiver cozinhado por baixo, virar  e deixar cozinhar do outro lado.
| Retirar da frigideira.
| Repetir com o resto da embalagem de Fruut (podem pôr vários pedaços a cozinhar ao mesmo tempo, claro). Provavelmente vai sobrar massa, com a qual podem fazer panquecas simples. 



A Fruut enviou-me um kit de produtos da marca. Eu já tinha provado alguns (e com «provado» não quero só dizer «observado o meu irmão a comer um pacote inteiro de uma golada») e achei que era uma oportunidade gira de inventar algumas receitas que os utilizassem. Como a ideia de os usar como meros toppings seria derrotista pensei nalgumas maneiras de os integrar devidamente - e esta ficou ainda melhor do que eu estava à espera! Quanto a outras e a uma review mais completa, aguardem novidades.
É muito simples de fazer e a maçã desidratada dá um toque especial, além de um certo sabor a tarte de maçã. As panquecas são muito fofas e os pedacinhos de maçã crocantes mas amolecidos no meio ficam deliciosos, tornam as panquecas diferentes e especiais... O contraste de texturas realça cada uma delas de uma forma muito agradável. As minhas não ficaram muito uniformes na cor porque estraguei a minha frigideira antiaderente toda. Não é mais complicado de fazer do que panquecas, por isso experimentem e animem o vosso #pancakeSunday ;) 
(A não ser que sejam a Lori. Nesse caso é melhor dedicarem-se a continuar a ser pessoas horríveis e profundamente irritantes.)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia:136kcal
Proteínas: 4.2g
Hidratos de Carbono: 27.8g
-       Dos quais açúcares: 13.6g
Lípidos: 1.7g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 4.4g
Sódio: 2mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 75g, 1 dose ou 1/6 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Olha, gostei dessa ideia! Faz lembrar uns fritos de maçã que eu fazia com maçã fresca, mas esses assim agradam-me por serem muito mais saudáveis! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Só mesmo tu Avelã, para te lembrares de uma receita assim. Devem ficar muito boas. Gosto destas maçãs desidratadas e, desta maneira, devem ficar muito boas também.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Ficou absolutamente lindo *.*
    Adorei a parte das marcas "desconhecidas" que aparecem no lidl ahahahah, ri-me tanto, mas é verdade..quanto a fruut, acho que só provei o de maça vermelha e verde, tudo o resto ainda está em stand by. Não gostaste das bananas? Uma vez provei foi banana desidratada mas não tava completamente seca, e gostei! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D
      Eu já tinha provado esses, o de maçã com canela, o de maçã com chocolate e o de pêra :P são todos bons :D
      Não, odiei aquilo. Um sabor manhoso, meio oleosas e ressequidas... *arrepio* :P se calhar era da marca, não sei! Eu sabia que um pacote rosa choque não era de confiar ;)

      Eliminar
  4. Genial! Faz lembrar beignets de maçã versão saudável :D
    bj

    ResponderEliminar
  5. Gostei da criatividade, Avelã.
    E, já agora, fica a saber que não são apenas as nozes que são mais baratas em Espanha é o IVA, o ivazinho .... beijo

    ResponderEliminar
  6. Não me lembraria de tal coisa!!! Mas amei a ideia ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Mais uma ideia super super orginal!!

    Daniel | http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Numa prova a que fui, estavam a dar estas coisas aos pontapés. Oh Deus, odeio!
    Sem sabor nenhum, mesmo os de maça, são esquisitos de comer.. Quem compra isto sequer? Ainda por cima ao preço deles?

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já comprei algumas vezes de maçã e gostei muito :P eram desta marca? Que sabor?... Estranhei, não acho que falte sabor ou sejam «esquisitos de comer» de todo :) Mas gostos são gostos, claro!
      Não é barato, mas de vez em quando sabe bem e é um lanche agradável :D

      Eliminar
  9. Olá Avelã!!
    Eu adoro maçã desidratada, assim numa panqueca nunca experimentei, adorei a sugestão!!
    Beijinhos!!! =)

    ResponderEliminar
  10. eu não sou do contra, juro, mas não gosto muito de maça desidratada. quer dizer, não gosto muito de comer assim simples, porque uma vez comprei um pacote para experimentar e como não gostei assim muito fiz umas barrinhas de aveia e misturei lá a maça e ficou uma delicia.
    assim também deve ser bom porque não é só a maça, por isso vou experimentar! compro um pacote pequenino dessa maça e experimento :D
    esfregar frigideiras com palha de aço ahah :D por acaso a melhor frigideira que tinha pediu reforma por causa disso. ninguém as manda ser sensíveis à palha de aço ihihih
    já viste que todas as receitas que tens publicado estão a ir para a minha lista "a fazer". daqui a bocado já não tempo espaço para mais nada :D

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Eu comprei algumas vezes, por acaso já não comia há uns tempos e quando provei um bocado do pacote fiquei surpreendida, não me lembrava de ser tão bom. Agora acho que estou viciada. :P Que marca e tipo provaste? Os meus favoritos são os de maçã verde e fuji. Ah, e a edição limitada de chocolate *cara amarela possuída a esmagar as bochechas do IG* :D essas barrinhas de aveia soam muito bem! E em granola também deve ficar bom. Eu fiz umas pipocas com caramelo de maçã pedaços de maçã desidratada, ficaram tããão boas :D
      Eu usei um pacote grande, comi o resto :P mas um pequeno dá bem para experimentar, até porque é simples de testar quando estiveres a fazer panquecas normais :)
      A palha de aço é um desastre, é só incidentes. Mas a minha mão é atraída incontrolavelmente por ela quando a sujidade de cola como uma lapa à superfície antiaderente (não por muito tempo) :P
      É melhor começares a cozinhar, então :D

      Eliminar
  11. Estava a dar uma olhada pelo blog e vi isto... se gostas de receitas saudaveis e fruta desidratada porque nao adquirir um desidratador? Tenho um ja ha alguns anos e digo-te, é a melhor coisa! Até a banana ;)

    E claro, fica muito mais barato e aproveitamos os excessos de fruta e leguems que vao havendo em casa epoca! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão! Realmente não era mal pensado, mas eu não consumo com muita frequência e acho que não valia a pena o investimento (os desidratadores que já vi eram bastante caros). Mas quem sabe se qualquer dia não arranjo um ;)
      Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito . Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Po