sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Pão-de-Ló de Ovar de Chocolate

Lembro-me bem da primeira 'refeição completa' que tentei fazer. Como a maior parte das pessoas já tinha ajudado familiares a fazer bolos ou desfiado carne para receitas em criança, mas aquela era para ser 'comida mesmo'.
Reuni 3 ideias ao longo de uns tempos - tinha-as visto pela internet e pareciam muito boas. Tentei replicar um empadão com puré de couve-flor em vez de batata, palitos de nabo no forno e suspiros saudáveis. Por muito incrível que pareça, correram todas horrivelmente mal.
Quando ia triturar a couve-flor para o empadão a varinha mágica deixou de funcionar (aliás, não funcionava porque era o eletrodoméstico avariado de estimação da minha avó). Acabei por tentar cortá-la em pedaços pequenos com uma faca, e como a couve estava mal cozida aquilo mais parecia arroz cru. Quanto aos palitos, basta dizer que aqueles pedaços grosseiros e semi-crus de nabo ensopados em ketchup me fizeram ficar longe do nabo até agora (possivelmente mais tempo). Depois chegou a altura da sobremesa e levei os suspiros ao forno - digamos apenas que acabei a tentar raspar desesperadamente montinhos murchos de claras do papel de alumínio enrodilhado.
Resumindo, a minha primeira experiência culinária do género foi um autêntico desastre. Assim como a minha primeira experiência a fazer pão-de-ló (em parte devido a ter achado que bater a massa à mão durante meia hora era boa ideia, admito).
Tudo isto torna a ideia de repetir a(s) proeza(s) bastante pouco razoável, pelo que me mantive afastada de tentativas semelhantes por uns tempos. Até encontrar a receita de pão-de-ló.
Esta receita resulta sempre - já a devo ter feito dezenas de vezes. Mais ou menos húmido, mais ou menos tostado... Com ou sem chocolate.
Se tiverem um problema com a culinária ou a confeção de doces em particular, o meu conselho é que não desistam antes de experimentar esta receita tão simples e infalível...




Pão-de-Ló de Ovar de Chocolate
Para 1 pão-de-ló pequeno

Ingredientes:
[  9 gemas
[  3 ovos
[  150g de açúcar
[  75g de farinha
[  25g de chocolate em pó
[  10g de cacau

Preparação:
| No recipiente de uma batedeira elétrica juntar as gemas, os ovos e o açúcar e bater durante 15 minutos. 
| Peneirar a farinha, o chocolate e o cacau para a mistura anterior e incorporar suavemente com uma espátula até a massa ficar homogénea.
| Colocar numa forma forrada com papel vegetal e levar a forno pré-aquecido a 200 graus durante 20 minutos*, cobrindo com uma folha de papel de alumínio a meio se o topo estiver a ficar queimado.

*Como o pão-de-ló pode ser mais ou menos húmido o tempo no forno depende muito dos gostos de cada um. Eu prefiro que fique quase todo cozido com uma camada mais líquida por cima e deixo-o no forno sempre 20 minutos no mínimo, mas há quem goste dele mesmo muito húmido - nesse caso recomendo uns 10-15 minutos. Também depende do forno.



Poderão pensar que esta versão é simplesmente a outra com um ligeiro sabor a cacau, mas não é. Fica um bolo de chocolate leve, fofo e com um sabor mesmo agradável a chocolate, húmido no ponto perfeito. Tem ainda aquela película macia e clarinha por cima da parte líquida mais escura - e eu adoro o contraste!
É o melhor bolo de chocolate que já comi, e não costumo ser a maior fã de bolos de chocolate! Andava há algum tempo a colecionar receitas com aspecto decadente de bolo de chocolate húmido, mas mal provei este soube que nunca iriam ter uso. Pensei que pudesse ficar estranho por o pão de ló ter aquele sabor tão característico, mas fica só perfeito!
(Quando estava a pesar os ingredientes para juntar aos ovos na minha nova e brilhante balança com função TARA, juntei a farinha e o chocolate nas quantidades em que tinha pensado e reparei que dava uns redondos 100g no total vi logo que ia ser um sucesso.)

17 comentários:

  1. Boa tarde, tudo bem! Sempre repito que não tenho talento para culinária! Eu tento certas receitas e dificilmente ficam boas na primeira tentativa o que me faz desistir! Mas tentarei essa receita e depois virei aqui contar como foi minha experiência! Até tenho boa vontade, falta-me talento e experiência!
    Beijo,
    Aminah/Vandira

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi pao-de-ló de chocolate mas fiquei cheia de vontade de provar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tenho andado caladinha, mas tenho visto os posts por aqui! :)
    Mas este.... é irresistível! Está maravilhosamente perfeito!
    Isto deve ser um perigo, comer até não haver mais!! :)

    ResponderEliminar
  4. Desculpa, que sou muito má, mas adorei os desastres culinários. Onde é que já presenciei esses cataclismos? Ah! já sei! fui eu, quando me aventurei, cheia de certezas, na cozinha.
    Esse pão de ló não me engana - dos deuses, é o que ele é!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parece mesmo delicioso! Cá em casa , gostam muito de pão de ló e se for de chocolate ainda melhor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Engraçado, eu tinha comentado aqui, mas acho que ocorreu algum problema! eheheh Eu dizia que sinto-me desestimulada a enveredar-me pelo mundo da culinária porque sempre o tento fazer nunca fica bom na primeira vez, aí ao invés de tentar e tentar... simplesmente abandono a receita! Talvez o segredo seja continuar insistindo até achar o ponto!
    Beijo,
    Bom fim de Semana!
    Aminah/Vandira

    ResponderEliminar
  7. Meus DEUS, isso está cá com um aspeto!!!
    Adoro pão de ló bem húmido :P De chocolate nunca fiz, mas gosto de certeza ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Se resulta!!! Tem um ar que devia ser proibido ver ao domingo de manhã!! Eu adoro molhadinho, já tentei algumas receitas dum assim de chocolate e ainda não encontrei nenhuma que me enchesse as medidas confesso!
    Levo comigo a receita, para na próxima tentativa experimentar este! Beijinhos

    PS: Qualquer dia conto no blog as primeiras vezes que cozinhei ( ou tentei), quando me lembro ainda choro a rir!

    ResponderEliminar
  9. O que já me ri com o teu post! Eu detesto nabo, e imagino que meio cru e com ketchup deva ser asustador!
    Dei o teu recado ao meu mano :)
    beijinhos e até breve

    ResponderEliminar
  10. ups nao sei se enviei o meu comentário..... estará em moderação? omg. tu com a tua primeira aventura em grande na cozinha e eu a deixar comentários fora do wordpress, cada qual com os seus desafios....

    ResponderEliminar
  11. Se for tão bom como o original é de babar! :)

    ResponderEliminar
  12. Agora fizeste-me pensar na minha primeira experiência de refeição completa ihih
    nada bate a tua ihih fartei-me de rir com o nabo. mas agora uma pergunta muito séria? porque é que não escolheste nada mais simples? :D És uma aventureira! ihih Sabes qual foi a minha primeira refeição completa? ihih para entrada uma pasta de atum, depois a refeição principal foram ovos mexidos com massa, natas, queijo e fiambre e depois a sobremesa foi serradura. Tudo coisinhas simples ihihih
    E correu relativamente melhor do que a tua :P Mas deixa lá que agora és mais que experiente na arte da culinária ;)
    Adoro pão de ló, a minha mãe tem uma receita para o dito cujo que também sai sempre bem. A ela, porque a mim é mais complicado sair-me bem. Não sei como com a mesmo receita nunca fica tão bom (e não é desculpa para ser ela a fazer:P).
    Como já conheces o meu fascínio por bolos encruados / enqueijados e o menos cozidos possível está é mesmo perfeita. Por acaso uma vez estava a fazer o tal dito cujo pão de ló e no fim de ter a massa toda pronta juntei-lhe nesquik. Ficou tãooo doce, mas estava bom à mesma :D
    Esta receita vou fazer este fim de semana, já apontei na agenda e tudo, por isso não escapa!
    P.S.: estou a escrever este comentário acompanhada do teu chocolate quente! Meu.Deus. Nem tenho comentários (só estou é cheia de medo de virar o chocolatinho em cima do pc porque o Nobita não sossega aqui em cima de mim porque quer enfiar o focinho no copo :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei lá, tinha visto aquelas receitas com elogios rasgados de autores e fiquei com vontade de experimentar :P mas mesmo que fosse isso não sei se ia correr muito bem ;) já fiz serradura uma vez! Ok, não era bem serradura. Eram bolachas. Só que ficaram duras e farelentas e o meu pai disse que sabia a serradura. :D
      Um bocadinho mais, acho eu - pelo menos não tenho tido tantos falhanços colossais ultimamente :D
      É o que se quer, receitas que saiam bem :) no pão de ló depois de se acertar no método e quantidades nem é difícil! Mas eu vou acreditar que não é desculpa ;) ou fingi-lo... :P
      Sim, é-me familiar :D no outro dia estava a comer um croissant de um sítio que adoro, quase mal cozido e muito húmido e amanteigado de uma maneira difícil de explicar mas deliciosa, e pensei 'A Shizuka devia TANTO comer isto'. A Shizuka-tu, não a verdadeira :P
      Com Nesquick, que ideia! Por acaso estava a pensar nalgumas combinações, tipo Nutella, manteiga de amendoim, coisas do género :) talvez fosse é estranho ter 10 receitas de pão de ló no blog... Mas nahhh :D
      Ainda bem que gostasteee :D não entornaste, pois não? :P Não posso julgá-lo!
      (Tens um fascínio por bebidas com cacau, confessa lá ;))

      Eliminar
    2. Gostei dessa das bolachas saberem a serradura ihih :D
      Eu às vezes sou uma naba na cozinha :P o pão de ló é mesmo raro sair-me bem por isso a minha mãe fica sempre encarregue de o fazer. é como o molotof, farto-me de fazer molotof e sai bem 1 vez em 15 :D
      Hummm croissant húmido e amanteigado (fome, fome, fome)! eu tenho um fascínio por bolos assim :P
      Acho que deves fazer essa combinação da nutella e manteiga de amendoim, eu ainda não gosto de manteiga de amendoim, mas dobrava na nutella ihih :P e receitas de pão de ló são sempre bem-vindas :)
      Não entornei, mas tive de fazer uma ginástica que nem imaginas. se o chocolate não fosse alimento proibido ao Nobita até lhe tinha dado a provar, mas ele teve mesmo de ficar a babar :P

      Eliminar
  13. Ai meu Deus, ai meu Deus, ai meu Deus....
    Parece fácil, rápido e não engorda assim tanto! Ai meu Deus, ai meu Deus, ai meu Deus =D

    Beijocas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...