Avançar para o conteúdo principal

Pão-de-Ló de Ovar de Chocolate

Lembro-me bem da primeira 'refeição completa' que tentei fazer. Como a maior parte das pessoas já tinha ajudado familiares a fazer bolos ou desfiado carne para receitas em criança, mas aquela era para ser 'comida mesmo'.
Reuni 3 ideias ao longo de uns tempos - tinha-as visto pela internet e pareciam muito boas. Tentei replicar um empadão com puré de couve-flor em vez de batata, palitos de nabo no forno e suspiros saudáveis. Por muito incrível que pareça, correram todas horrivelmente mal.
Quando ia triturar a couve-flor para o empadão a varinha mágica deixou de funcionar (aliás, não funcionava porque era o eletrodoméstico avariado de estimação da minha avó). Acabei por tentar cortá-la em pedaços pequenos com uma faca, e como a couve estava mal cozida aquilo mais parecia arroz cru. Quanto aos palitos, basta dizer que aqueles pedaços grosseiros e semi-crus de nabo ensopados em ketchup me fizeram ficar longe do nabo até agora (possivelmente mais tempo). Depois chegou a altura da sobremesa e levei os suspiros ao forno - digamos apenas que acabei a tentar raspar desesperadamente montinhos murchos de claras do papel de alumínio enrodilhado.
Resumindo, a minha primeira experiência culinária do género foi um autêntico desastre. Assim como a minha primeira experiência a fazer pão-de-ló (em parte devido a ter achado que bater a massa à mão durante meia hora era boa ideia, admito).
Tudo isto torna a ideia de repetir a(s) proeza(s) bastante pouco razoável, pelo que me mantive afastada de tentativas semelhantes por uns tempos. Até encontrar a receita de pão-de-ló.
Esta receita resulta sempre - já a devo ter feito dezenas de vezes. Mais ou menos húmido, mais ou menos tostado... Com ou sem chocolate.
Se tiverem um problema com a culinária ou a confeção de doces em particular, o meu conselho é que não desistam antes de experimentar esta receita tão simples e infalível...




Pão-de-Ló de Ovar de Chocolate
Para 1 pão-de-ló pequeno

Ingredientes:
[  9 gemas
[  3 ovos
[  150g de açúcar
[  75g de farinha
[  25g de chocolate em pó
[  10g de cacau

Preparação:
| No recipiente de uma batedeira elétrica juntar as gemas, os ovos e o açúcar e bater durante 15 minutos. 
| Peneirar a farinha, o chocolate e o cacau para a mistura anterior e incorporar suavemente com uma espátula até a massa ficar homogénea.
| Colocar numa forma forrada com papel vegetal e levar a forno pré-aquecido a 200 graus durante 20 minutos*, cobrindo com uma folha de papel de alumínio a meio se o topo estiver a ficar queimado.

*Como o pão-de-ló pode ser mais ou menos húmido o tempo no forno depende muito dos gostos de cada um. Eu prefiro que fique quase todo cozido com uma camada mais líquida por cima e deixo-o no forno sempre 20 minutos no mínimo, mas há quem goste dele mesmo muito húmido - nesse caso recomendo uns 10-15 minutos. Também depende do forno.



Poderão pensar que esta versão é simplesmente a outra com um ligeiro sabor a cacau, mas não é. Fica um bolo de chocolate leve, fofo e com um sabor mesmo agradável a chocolate, húmido no ponto perfeito. Tem ainda aquela película macia e clarinha por cima da parte líquida mais escura - e eu adoro o contraste!
É o melhor bolo de chocolate que já comi, e não costumo ser a maior fã de bolos de chocolate! Andava há algum tempo a colecionar receitas com aspecto decadente de bolo de chocolate húmido, mas mal provei este soube que nunca iriam ter uso. Pensei que pudesse ficar estranho por o pão de ló ter aquele sabor tão característico, mas fica só perfeito!
(Quando estava a pesar os ingredientes para juntar aos ovos na minha nova e brilhante balança com função TARA, juntei a farinha e o chocolate nas quantidades em que tinha pensado e reparei que dava uns redondos 100g no total vi logo que ia ser um sucesso.)

Comentários

  1. Boa tarde, tudo bem! Sempre repito que não tenho talento para culinária! Eu tento certas receitas e dificilmente ficam boas na primeira tentativa o que me faz desistir! Mas tentarei essa receita e depois virei aqui contar como foi minha experiência! Até tenho boa vontade, falta-me talento e experiência!
    Beijo,
    Aminah/Vandira

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi pao-de-ló de chocolate mas fiquei cheia de vontade de provar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tenho andado caladinha, mas tenho visto os posts por aqui! :)
    Mas este.... é irresistível! Está maravilhosamente perfeito!
    Isto deve ser um perigo, comer até não haver mais!! :)

    ResponderEliminar
  4. Desculpa, que sou muito má, mas adorei os desastres culinários. Onde é que já presenciei esses cataclismos? Ah! já sei! fui eu, quando me aventurei, cheia de certezas, na cozinha.
    Esse pão de ló não me engana - dos deuses, é o que ele é!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parece mesmo delicioso! Cá em casa , gostam muito de pão de ló e se for de chocolate ainda melhor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Engraçado, eu tinha comentado aqui, mas acho que ocorreu algum problema! eheheh Eu dizia que sinto-me desestimulada a enveredar-me pelo mundo da culinária porque sempre o tento fazer nunca fica bom na primeira vez, aí ao invés de tentar e tentar... simplesmente abandono a receita! Talvez o segredo seja continuar insistindo até achar o ponto!
    Beijo,
    Bom fim de Semana!
    Aminah/Vandira

    ResponderEliminar
  7. Meus DEUS, isso está cá com um aspeto!!!
    Adoro pão de ló bem húmido :P De chocolate nunca fiz, mas gosto de certeza ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Se resulta!!! Tem um ar que devia ser proibido ver ao domingo de manhã!! Eu adoro molhadinho, já tentei algumas receitas dum assim de chocolate e ainda não encontrei nenhuma que me enchesse as medidas confesso!
    Levo comigo a receita, para na próxima tentativa experimentar este! Beijinhos

    PS: Qualquer dia conto no blog as primeiras vezes que cozinhei ( ou tentei), quando me lembro ainda choro a rir!

    ResponderEliminar
  9. O que já me ri com o teu post! Eu detesto nabo, e imagino que meio cru e com ketchup deva ser asustador!
    Dei o teu recado ao meu mano :)
    beijinhos e até breve

    ResponderEliminar
  10. ups nao sei se enviei o meu comentário..... estará em moderação? omg. tu com a tua primeira aventura em grande na cozinha e eu a deixar comentários fora do wordpress, cada qual com os seus desafios....

    ResponderEliminar
  11. Se for tão bom como o original é de babar! :)

    ResponderEliminar
  12. Agora fizeste-me pensar na minha primeira experiência de refeição completa ihih
    nada bate a tua ihih fartei-me de rir com o nabo. mas agora uma pergunta muito séria? porque é que não escolheste nada mais simples? :D És uma aventureira! ihih Sabes qual foi a minha primeira refeição completa? ihih para entrada uma pasta de atum, depois a refeição principal foram ovos mexidos com massa, natas, queijo e fiambre e depois a sobremesa foi serradura. Tudo coisinhas simples ihihih
    E correu relativamente melhor do que a tua :P Mas deixa lá que agora és mais que experiente na arte da culinária ;)
    Adoro pão de ló, a minha mãe tem uma receita para o dito cujo que também sai sempre bem. A ela, porque a mim é mais complicado sair-me bem. Não sei como com a mesmo receita nunca fica tão bom (e não é desculpa para ser ela a fazer:P).
    Como já conheces o meu fascínio por bolos encruados / enqueijados e o menos cozidos possível está é mesmo perfeita. Por acaso uma vez estava a fazer o tal dito cujo pão de ló e no fim de ter a massa toda pronta juntei-lhe nesquik. Ficou tãooo doce, mas estava bom à mesma :D
    Esta receita vou fazer este fim de semana, já apontei na agenda e tudo, por isso não escapa!
    P.S.: estou a escrever este comentário acompanhada do teu chocolate quente! Meu.Deus. Nem tenho comentários (só estou é cheia de medo de virar o chocolatinho em cima do pc porque o Nobita não sossega aqui em cima de mim porque quer enfiar o focinho no copo :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei lá, tinha visto aquelas receitas com elogios rasgados de autores e fiquei com vontade de experimentar :P mas mesmo que fosse isso não sei se ia correr muito bem ;) já fiz serradura uma vez! Ok, não era bem serradura. Eram bolachas. Só que ficaram duras e farelentas e o meu pai disse que sabia a serradura. :D
      Um bocadinho mais, acho eu - pelo menos não tenho tido tantos falhanços colossais ultimamente :D
      É o que se quer, receitas que saiam bem :) no pão de ló depois de se acertar no método e quantidades nem é difícil! Mas eu vou acreditar que não é desculpa ;) ou fingi-lo... :P
      Sim, é-me familiar :D no outro dia estava a comer um croissant de um sítio que adoro, quase mal cozido e muito húmido e amanteigado de uma maneira difícil de explicar mas deliciosa, e pensei 'A Shizuka devia TANTO comer isto'. A Shizuka-tu, não a verdadeira :P
      Com Nesquick, que ideia! Por acaso estava a pensar nalgumas combinações, tipo Nutella, manteiga de amendoim, coisas do género :) talvez fosse é estranho ter 10 receitas de pão de ló no blog... Mas nahhh :D
      Ainda bem que gostasteee :D não entornaste, pois não? :P Não posso julgá-lo!
      (Tens um fascínio por bebidas com cacau, confessa lá ;))

      Eliminar
    2. Gostei dessa das bolachas saberem a serradura ihih :D
      Eu às vezes sou uma naba na cozinha :P o pão de ló é mesmo raro sair-me bem por isso a minha mãe fica sempre encarregue de o fazer. é como o molotof, farto-me de fazer molotof e sai bem 1 vez em 15 :D
      Hummm croissant húmido e amanteigado (fome, fome, fome)! eu tenho um fascínio por bolos assim :P
      Acho que deves fazer essa combinação da nutella e manteiga de amendoim, eu ainda não gosto de manteiga de amendoim, mas dobrava na nutella ihih :P e receitas de pão de ló são sempre bem-vindas :)
      Não entornei, mas tive de fazer uma ginástica que nem imaginas. se o chocolate não fosse alimento proibido ao Nobita até lhe tinha dado a provar, mas ele teve mesmo de ficar a babar :P

      Eliminar
  13. Ai meu Deus, ai meu Deus, ai meu Deus....
    Parece fácil, rápido e não engorda assim tanto! Ai meu Deus, ai meu Deus, ai meu Deus =D

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p