Avançar para o conteúdo principal

Muffins de Chocolate com 4 Ingredientes (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


As receitas ou artigos que tenho guardado ao longo dos anos são uma espécie de resumo das fases por que passei. Tenho reviews de cada um dos vídeos do Insanity que datam do Verão em que fiz o programa, receitas de bouchées à la Reine, cannelés e éclairs de quando me interessei mais pela culinária francesa e sugestões de fudges com manteiga de coco da altura em que andava com imensa vontade de ir ao Celeiro comprá-la.
Há uma fase que se destaca especialmente. Carateriza-se por dúzias de receitas de muffins e igual número de tutoriais sobre como conseguir fazer os muffins perfeitos, incluindo a palavra domed mais vezes do que possam imaginar (já sabem qual é o meu truque de pesquisa).
Estava, pensando eu, a aperfeiçoar a arte de fazer muffins. No entanto, apesar de raras exceções, os que fazia não eram propriamente bestiais - mesmo depois de misturar pouco a massa, utilizar mais farinha do que o pedido, aquecer mais o forno e depois baixar a temperatura, não foram muitas as vezes em que o resultado ficou exatamente como eu queria.
E aqui estou eu, meses e meses depois daquilo de que falo, a publicar uma receita de muffins que contraria tudo isto. Uma receita com mais ovos do que o costume, sem gordura e com poucos ingredientes que resultou nuns dos muffins mais fofos e altos que fiz até agora. Acho que é tempo de apagar os tutoriais...






Muffins de Chocolate (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado daqui
Para cerca de 6 muffins

Ingredientes:
[  4 ovos
[  100g de aveia com sabor a brownie (ou outro sabor que prefiram. Eu usei a da EU Nutrition, que podem comprar aqui com 10% de desconto usando o código euavela10. Mais sobre a aveia com sabor neste post)
[  200g de quark
[  1 colher de sopa mal cheia de fermento

Preparação:
| Juntar todos os ingredientes e misturar bem.
| Distribuir a massa por formas de queques (costumo preferir as de silicone, mas podem sempre usar as de papel se tiverem suporte) e levá-los ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos (ou até estarem cozidos; podem fazer o teste do palito).



A sério, acho que ninguém diria que iam ficar tão bons assim - são estupidamente simples em procedimento, e não obstante a coisa mais fofinha de sempre. Têm um sabor fresco de "bolo do dia", suave, viciante e nada enjoativo. E para além disso o perfil nutricional (explicitado aqui abaixo) é excelente também, pelo que se pode dizer que são em todos os aspetos um lanche impecável! 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um muffin)
Energia: 120kcal
Proteínas: 9.3g
Hidratos de Carbono: 11.3g 
-       Dos quais açúcares: 1.6g
Lípidos: 4.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.1g
Fibra:  1.7g
Sódio: 54mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 muffin ou 1/6 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Estes muffins deixaram-me a suspirar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu faço uns, vegan, que ficam com a mesma cor, mas o sabor deve ser um bocado diferente =)
    Esses também me parecem mesmo bem.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Uma excelente receita para eu usar a minha farinha de aveia! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Ficaram com um aspecto delicioso! Essa cobertura convida mesmo a uma trinca! :)

    Há passatempo a decorrer na minha página de facebook (https://www.facebook.com/apetiscana/photos/a.244655345736251.1073741827.243896035812182/645678175633964/?type=3). Estamos a sortear um aspirador Hoover, participa! ;)

    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  5. Têm um aspeto tão bom. E mais fácil de fazer não podiam ser :)

    ResponderEliminar
  6. Ficaram mesmo lindos, Avelã! :)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  7. Vamos lá experimentar!
    Estão lindos e apetitosos.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Ficaram bem bonitos com esta deliciosa cobertura.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Agora comia um XD
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Não sei qual o problema dos outros muffins para trás, a mim parecem-me óptimos , de qualquer modo se achas que estes sou o top do top, fico mesmo tentada a experimentar.
    beijinhos
    sara

    ResponderEliminar
  11. Adoro todo o amor e dedicação que colocas em cada prato! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Têm um ar mesmo apetitoso! E com a dica "saudável" não há como não experimentar! :-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Porque é que tudo o que tu fazes tem tão bom aspecto? =P

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t