Avançar para o conteúdo principal

Produtos #24 - Preparado para Pizza Proteica (Biológico e Vegan)

Hoje venho dar-vos a conhecer mais um produto da EU Nutrition (post sobre a marca e o site aqui) com que ando entusiasmada: o preparado para pizza proteica.


Este preparado está disponível há pouco tempo e faz parte da gama biológica da marca. Um pote de meio quilo como o da imagem custa 9,99€; embora o preço possa parecer um pouco elevado, um pacote dá para cinco pizzas e os ingredientes são de qualidade (biológicos e livres de organismos geneticamente modificados). Podem ainda usar o meu código, euavela10, ao adquiri-lo, reduzindo este valor em 10% - penso que o montante final acaba por não ser exagerado tendo em conta tudo o que mencionei.


Como podem ver, a lista de ingredientes é muito curtinha e health-friendly. As farinhas em maior quantidade são de espelta e de aveia, sendo que eu pessoalmente considero ambas uma ótima opção. O teor em proteína vem de farinha de soja (também torço um bocado o nariz ao ler soja, mas esta pelo menos é bio e sem GMOs) e glúten de trigo. Talvez não sejam as fontes de proteína mais populares, mas servem um dos objetivos do produto - não incluir ingredientes de origem animal. De resto os ingredientes são perfeitos (até fiquei surpreendida quando li a lista, confesso que não estava à espera de ver um preparado para pizza tão clean - até pensei que por isso o resultado não fosse ser muito agradável, mas estava enganada. Continuem a ler se querem a versão longa).


A informação nutricional é mais ou menos o que seria de esperar; não muita gordura, bastantes hidratos (mas pouco açúcar) e fibra e uma quantidade relativamente elevada de proteína (tendo em consideração o perfil de uma pizza normal, que é basicamente só hidratos e gordura :P).

Como eu sou uma pessoa muito original, este foi o primeiro uso que dei ao preparado:

Imagino que estejam pasmados de surpresa...
Como as farinhas que o preparado tem são todas integrais, pensei que talvez a massa fosse ficar um pouco pesada e ter um sabor mais forte do que o costume, mas isso não aconteceu! Ficou fina e estaladiça (eu gosto de massas assim, mas se preferirem massas altas podem fazer uma pizza mais pequena) e com um sabor normal (isto pode não parecer um grande elogio, mas o normal-pizza é geralmente ótimo!).

Tenham em atenção que a pizza não é muito grande. Dá para duas pessoas com algum acompanhamento ou uma pessoa mais esfomeada, mas podem sempre fazer uma maior usando o dobro da massa!


Usei apenas molho de tomate, queijo ralado e orégãos, os ingredientes imprescindíveis para que uma pizza saiba a pizza :P

O procedimento é muito simples: achei que iria exigir horas, mas o tempo total de preparação, com tempo para a massa levedar incluído, ronda os 20 minutos. Apenas é preciso colocar 100g (que correspondem a dois scoops dos que vêm com o produto) de preparado numa tigela, abrir um 'buraco' no meio e adicionar 70ml de água a ferver. Depois mistura-se com as mãos e faz-se uma bola que se deixa a levedar durante 15 minutos (coberta). Passado esse tempo amassa-se a mistura durante 5 minutos e está pronta, é só dar-lhe a forma pretendida e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por volta de meia hora! Se tiverem um rolo de cozinha é mais fácil estender a massa, mas eu não tenho nenhum e consigo moldá-lo muito bem na mesma (pelo menos tão bem quanto o formato tosco da pizza revela) :)

Claro que depois de ver o potencial desta espécie de substituto massa folhada saudável não me fiquei pelas pizzas - na verdade desde que fiz a que vos mostro nunca fiz mais nenhuma e o pacote está quase a acabar (ainda bem que tenho outro de reserva). E isto não se deve a não ter gostado da pizza, mas sim a ser um pecado não explorar o mundo de opções que uma massa tão versátil nos oferece ;)

E não é tão bom explorar obrigatoriamente mundos de opções com calzones saudáveis?
Embora nunca tenha comido um calzone (à parte deste), pareceu-me uma escolha óbvia. O que mais se podia seguir à pizza que não uma pizza dobrada, certo? Ainda por cima tinha queijo ralado da experiência anterior para gastar, pelo que foi uma escolha conveniente.

Calzone de cogumelos e queijo
Arrisco-me a dizer que ainda ficou melhor do que a pizza - com a massa crocante e fofa ao mesmo tempo e o queijo derretido por cima dos cogumelos roçava a perfeição. Ainda por cima foi muito fácil de fazer - apenas salteei cogumelos em azeite e alho, coloquei por cima de massa depois de preparada como descrevi anteriormente, cobri com queijo e fechei. Não é de todo difícil de fechar e não abriu (admito que receava que abrisse, mas a massa é bastante obediente :P), pelo que ficou muito giro!

Depois de duas experiências fantásticas não podia ficar por aqui - seguiram-se...

Empadinhas de vitela
Para mim esta foi mais uma estreia. Fiz as empadinhas com carne de vitela picada, que salteei em azeite, alho e cebola depois de cozinhar numa frigideira antiaderente (como não gosto nada do cheiro da carne a cozinhar prefiro fazer à parte e depois escorrer bem, mas podem colocá-la crua diretamente no refogado, claro). Depois foi só rechear a massa, que já esperava (novamente já pronta) em formas de queques, e colocar tampinhas (também de massa)! No forno demoraram um pouco menos tempo, por volta de 20 minutos, por serem individuais. Rendeu 6.

Que rapidamente desapareceram, diga-se...

Nada que não fosse de esperar, considerando o quão deliciosas eram :)
A última experiência esteve ao alto nível de todas as outras. Consistiu numa quiche de salmão fumado, espinafres, queijo e cogumelos que ficou fenomenal! Cheirava mesmo bem e o sabor era incrivelmente agradável e viciante. Sempre considerei difícil a tarefa de fazer uma quiche saudável, pois seria preciso ou fazer uma base saudável (o que não seria fácil, até porque tendem a não ser muito coesas) ou fazer uma quiche sem base, o que acaba por fugir ao verdadeiro propósito das quiches. Parece que sem eu saber havia uma terceira opção - deixar este preparado para pizza brilhar :P


Mais uma vez, a massa portou-se muito bem - é um ótimo suporte para tartes, uma vez que esta, apesar de ter um recheio bem pesado, se desenformou muito bem (e as fatias não se partiram). Demorou mais tempo a ficar pronta do que as outras coisas, uns 40 minutos, e usei mais massa (150g de preparado). Como é uma receita ligeiramente mais complexa e que me surpreendeu bastante irei publicá-la por aqui!

Deixo só uma fatia, para vos cativar ;)
Isto não acaba na quiche - na verdade esta só é a última receita porque a fiz ontem para o jantar, ainda tenho muitas receitas que quero experimentar. Rissóis, croquetes, nachos,... O céu é o limite com uma massa saudável deste calibre. ;)

Comentários

  1. Inventam de tudo! Mas a verdade é que os resultados finais tem muito bom aspeto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei as tuas sugestões, comprei a base de pizza mas a outra que não esta. Ainda só fiz uma pizza, mas agora com este teu post abriu-me todo um novo mundo de opções! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Parece ser excelente ! É um preparado prático e versátil.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Tenho de pesquisar e ver melhor essa marca de produtos.
    Quero emagrecer mais um pouco e ganhar massa muscular.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/ovos-mexidos-com-alheira-vegetariana.html

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida Avelã!
    Um produto versátil e pelo jeito faz pratos deliciosos.
    Gostei das suas sugestões de receitas!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  6. Que bom proveito vc deu ao produto, todos parecem bem deliciosos. Eu não conheço o produto, mas que vc soube mesmo aproveitar, isso vc soube com certeza kkk
    Bjssss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia este produto e parece que teremos que experimentar! :-)
    Estas experiências parecem óptimas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. A comida está toda com um aspecto divinal, muitooo bom =D

    Eu por acaso vi e estive para mandar vir, mas deixa lá ver as aveias de bolacha Maria e chocolate =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Olha! tem bom ar! =D

    um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  10. Nunca tinha oubido falar nesse produto. Lá versátil é!

    ResponderEliminar
  11. Desconhecia por completo,....fiquei curiosa com o sabor,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/Beijinhos,

    ResponderEliminar
  12. Super interessante. Obrigada pela partilha. Beijinho
    Bimby e Sabores da Vida 😀

    ResponderEliminar
  13. Fioquei mesmo muito curiosa! Desconhecia por completo este preparado que pode ser utilizado de diversas formas...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Avelã vou-te contar...à medida que eu ia fazendo scroll (ou lá como se escreve) a minha boca abria-se mais. Não sabes (mas ficas a saber) que uma das minhas coisas preferidas é pizza então fiquei logo convencida na primeira parte. Mas depois fui descendo. Calzone? Adoro!!!!
    Empadas???? Quiche! A quiche então ficou super perfeita e alta.
    Já tinha visto esta embalagem não sei onde e tinha ficado a pensar mas agora fiquei convencida.
    Beijinho. Venham de lá os rissóis.

    ResponderEliminar
  15. Adoro pizzas tenho de tentar fazer com esse produto
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Vi a quiche (e o resto) no instagram e fiquei rendida à quiche!
    Que bom aspecto!
    O preparado deve ser óptimo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Adorei conhecer o produto.
    Bom finzinho de mês.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  18. Não conheço o produto mas parece muito bom pelo aspecto da comida.O preparado deve ser muito bom.
    Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Essa quiche ficou com um aspeto divinal!

    ResponderEliminar
  20. Avelã, publica pf a receita da quiche, parece óptima e queria muito saber uma versão saudável de quiche. obrigada e beijinhos!
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou publicar sim, embora talvez demore um bocadinho porque tenho muitas receitas à espera de ver a luz do dia!

      Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t