Avançar para o conteúdo principal

Bolachas de Pistáchio e Amêndoa (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose)


Há umas semanas fui ao E. Leclerc, o supermercado onde normalmente faço compras (se me seguem no Instagram já estão fartos de saber :P), e reparei que havia uma nova secção de produtos a granel.
Claro que quis logo 'estrear' e trazer qualquer coisa - a escolha recaiu sobre uns pistáchios, que apesar de serem um pouco caros demais me estavam a fazer olhinhos.
Depois andei a pensar no que havia de fazer - queria experimentar alguma receita nova (e saudável) com os pistáchios, para que fossem bem aproveitados.
Acabei por escolher estas bolachas de pistáchio e de amêndoa, porque apesar de nunca ter experimentado bolachas com pistáchio parecia-me que iam ficar deliciosas. 
Claro que estava certa :P






Bolachas de Pistáchio e Amêndoa (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose)
Adaptado daqui
Para 16 bolachas

Ingredientes:
[  80g de pistáchios
[  50g de farinha de amêndoa
[  50g de flocos de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  1 ovo
[  2 colheres de sopa de óleo de coco
[  2 colheres de sopa de mel
[  1/4 de colher de chá de aroma de baunilha
[  1/2 colher de chá de canela
[  1 pitada de noz moscada

Preparação:
| Triturar grosseiramente os pistáchios (eu usei para o efeito uma varinha mágica, mas talvez um processador seja mais prático).
| Adicionar os restantes ingredientes (farinha de amêndoa, aveia, ovo, óleo de coco, mel, baunilha e especiarias) e misturar bem.
| Formar bolinhas, achatá-las com as mãos e dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 minutos.



Gostei muito destas bolachas! Tanto o pistáchio como a amêndoa são ingredientes com um sabor 'rico' (não gosto muito de descrever alimentos com esta palavra, mas não me ocorre outra :P), o que faz com que elas fiquem deliciosas e muito viciantes!
A textura também é ótima, ligeiramente crocante mas molinha por dentro.
Além disso, como podem ver pela receita, é difícil arranjar umas bolachas que sejam mais fáceis de fazer! Só bons motivos para experimentarem. ;)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 bolacha)
Energia: 76kcal
Proteínas: 2.4g
Hidratos de Carbono: 6.2g 
-       Dos quais açúcares: 2.6g
Lípidos: 5.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.3g
Fibra:  1.2g
Sódio:  31mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolacha ou 1/16 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Olá, querida!
    Com essa mistura só pode ter ficado com gostinho de quero mais.
    Ficaram lindos, receita perfeita, vou fazer!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Que receita tão simples e boa! :) Mas não sei se resisto a comprar pistáchios e não os comer logo! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Adoro pistáchio e as bolachas estão com óptimo aspecto!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  4. Manda vir uma fornada cá para casa =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Estava mesmo à procura de uma receita fácil de bolachas. Tenho os ingredientes em casa e vou já experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Com essa mistura de ingredientes, só podem estar fantásticas,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Esta receita não sei se vou fazer... Parece-me muito difícil :P
    Já tenho na lista das compras pistáchios! Gosto muito, mas não é uma coisa que compre habitualmente. A minha mãe de vez em quando costuma comprar na praça (acho que só eu e o pessoal aqui da marinha é que chamamos praça ao mercado :P), mas são realmente caros.
    A semana passada vi no masterchef uma receita de borrego com pistáchios, mas esta parece-me bem mais agradável :D
    Não tenho aqui nenhum E. Leclerc perto e as tuas stories fazem-me sempre ficar danada por causa disso. A Marinha Grande precisa de um E. Leclerc! A dona da Shizuka quer :D
    Mas adiante, vou fazer estas bolachas no fim de semana, posso saltar a noz moscada não posso? Achas que vai fazer muita falta?
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também não costumo comprar, tirando esta não me lembro da última vez que tive pistáchios cá em casa :)
      Tens de mandar um e-mail aos donos, se a dona da Shizuka quer a dona da Shizuka tem :P
      Sim, a noz moscada pode ser omitida :) Espero que gostes!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. As bolachas são lindas, com o verdinho dos pistachios!
      raramente compro, mas adoro. a receita é óptima, super fácil como eu gosto :D
      bj

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t