Avançar para o conteúdo principal

Tigeladas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Há uns tempos dei por mim a pensar o que aconteceria se levasse a minha receita habitual de papas de aveia ao forno para dourar após estas engrossarem.
Pode parecer estranho, mas sendo elas feitas com farinha de aveia a textura das papas fica semelhante à de algumas tartes de creme, por isso pareceu-me que resultaria bem - e não se perde nada por tentar, o pior que podia acontecer era acabar a comer papas de aveia estranhas :P
O resultado não foi papas de aveia estranhas (o que é sempre bom), mas umas tartes maravilhosas que me fizeram lembrar logo de tigeladas a nível de sabor e de aspeto.
Sintam-se livres para adotar a minha curiosidade em relação a como ficam as papas depois de irem ao forno dourar - garanto que não se vão arrepender :)





Tigeladas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para duas tigeladas

Ingredientes:
[  20g de aveia de bolacha maria (da EU Nutrition; podem comprar aqui com 15% de desconto + ofertas ao usar o cupão euavela15)
[  100ml de água
[  100ml de leite
[  100ml de claras pasteurizadas
[  1 pedaço de casca de limão (opcional)
[  1 pau de canela (opcional)

Preparação:
| Num tacho pequeno, colocar a aveia. Adicionar um pouco de água e misturar bem até o preparado ficar homogéneo. Juntar então, aos poucos e misturando, a restante água, o leite e as claras. Adicionar também a casca de limão e o pau de canela.
| Levar o tacho ao fogão a lume baixo, mexendo sempre até a mistura engrossar. Deve ficar com uma textura cremosa, semelhante a creme de pasteleiro.
| Retirar a casca de limão e o pau de canela.
| Distribuir o creme por formas de tarteletes (ou outras; de muffins, por exemplo) e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 30 minutos, ou até dourar.



A textura ficou mesmo incrível, super cremosa e com uma película tostadinha por cima! O resultado foi muito melhor do que estava à espera, e a nível de sabor também - então com canela extra por cima nem se fala :)
Só para confirmar que não era impressão minha, fiz duas destas tarteletes destas para a minha mãe, que é a maior fã de tigeladas - e também ela achou muito parecidas, por isso já sabem que não sou eu que estou a inventar :P
Claro que o procedimento não tem nada a ver com o das tigeladas normais, mas também seria difícil fazer uma versão saudável com um procedimento idêntico. De qualquer modo, o que interessa é o resultado, certo? :)
Quanto ao sabor de aveia, penso que o resultado não vai ficar igual se usarem outro. Eu sou parcial, porque já sabem que sou obcecada pela aveia de bolacha maria da EU, mas este sabor em específico é que me lembrou de tigeladas, sendo particularmente agradável e 'clássico'; se usarem outros sabores ficam umas mini-tartes, não propriamente semelhantes a tigeladas. Mas a textura será idêntica, e a nível de sabor embora diferente imagino que também resulte bem - talvez experimente com aveia de coco ou de choco creme de avelãs, por exemplo :)
Caso não queiram usar aveia com sabor, podem substituir por farinha de aveia normal + algo para adoçar (mel, açúcar, adoçante,...); no entanto, nesse caso vai ficar ainda mais diferente e não me parece que o resultado seja de todo tão bom, pelo não recomendo muito que o façam :P
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma tigelada)
Energia: 82kcal
Proteínas: 8.6g
Hidratos de Carbono: 9.6g 
-       Dos quais açúcares: 3.0g
Lípidos: 0.8g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.2g
Fibra:  1.0g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 tigelada ou a metade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Muito, muito bom!
    Eu hoje tenho lá no blog a queijada =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá será que dará o mesmo resultado se aumentar a receita e fizer uma tarte grande?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Nunca experimentei, mas de certeza que resulta :)

      Eliminar
  3. Como é que consegue desenformar as tartes? As minhas ficam sempre agarradas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente consigo desenformar com facilidade - deixo algumas dicas que acho que podem ajudar:

      - Usar boas formas de silicone
      - Engrossar suficientemente as papas (devem estar cremosas e espessas antes de ir ao forno)
      - Deixar arrefecer por completo e preferencialmente até refrigerar antes de desenformar

      Espero ter ajudado :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t