Avançar para o conteúdo principal

Crinkles de Chocolate

Quando entrei no mood de fazer bolachas de que já falei no blog esta foi uma das primeiras receitas que experimentei, e foi também uma das que teve mais sucesso.
Para ser honesta, não costumo ser a maior fã de bolachas de chocolate (não confundir com bolachas com pepitas de chocolate - aí a história já é outra :P). No entanto, estas ficaram surpreendentemente boas: convenceram-me por completo!
Sei que chego um pouco atrasada à moda das crinkles, mas mais vale tarde do que nunca. Se são como eu, sugiro que também lhes dêem uma oportunidade tardia - valem bem a pena :)





Crinkles de Chocolate
Adaptado daqui
Para 30 bolachas

Ingredientes:
[  90g de cacau
[  300g de açúcar
[  90ml de óleo vegetal
[  3 ovos
[  2 colheres de chá de essência de baunilha
[  150g de farinha
[  1 1/2 colher de chá de fermento
[  1 pitada de sal
[  Açúcar em pó (o suficiente para cobrir as bolachas; cerca de 50g. Eu triturei açúcar branco num robot de cozinha)

Preparação:
| Usando uma vara de arames, misturar o cacau com o açúcar e o óleo.
| Juntar os ovos um a um, batendo a cada adição.
| Acrescentar a baunilha e bater.
| Incorporar (sem bater) a farinha, o fermento e o sal. A mistura deve ficar bastante espessa.
| Cobrir com película aderente e refrigerar durante pelo menos 3 horas (podem deixar no frigorífico durante a noite, caso prefiram; não recomendo saltar este passo, porque antes de ser refrigerada a massa é demasiado pegajosa e seria difícil moldar as bolachas).
| Colocar o açúcar em pó numa malga.
| Formar bolinhas e mergulhá-las no açúcar em pó. Dispô-las num tabuleiro forrado com papel vegetal (aconselho fazer 2 fornadas de 15 bolachas bastante espaçadas entre si, porque se estiverem demasiado próximas vão colar-se).
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 10 minutos. Ainda devem estar moles quando as retirarem: depois de saírem do forno deixem-nas ficar no tabuleiro durante pelo menos 10 minutos para que não se desfaçam, e depois transfiram-nas para uma grelha para acabarem de arrefecer.



Apesar de muito simples, as crinkles ficam deliciosas! A nível de sabor achei-as semelhantes a brigadeiros, e mesmo a textura é parecida - muito suave, quase cremosa. São umas bolachinhas bem intensas e viciantes :)

Comentários

  1. Ai Jesus, que bom aspecto e devem ficar como eu gosto =)
    Mas só comendo =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Será que Posso usar farinha de arroz e óleo de coco em Vez do Vegetal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O óleo em princípio resulta bem - no máximo as bolachas ficam com um leve aroma a coco, nada de especial.

      A farinha é que não recomendo; tem uma textura muito diferente. Em princípio necessitaria de mais líquido, mas mesmo fazendo essa correção penso que não resultaria muito bem...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t