Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #36 - Rolo de Peru com Castanhas e Vegetais Assados



Como já mencionei por aqui, as refeições desta semana tiveram um pequeno contratempo, à semelhança das da semana passada - felizmente já tenho todos os ingredientes prontos para as que vou preparar amanhã, por isso em princípio desta vez vai tudo correr como planeado :P

De qualquer maneira, talvez tenha sido pelo melhor - o assado ficou ótimo, e os rolos sempre ficaram mais bonitinhos do que peito de peru inteiro, que era o que tinha pensado fazer :)

Tabuleiros :)
Publiquei a receita dos rolos de peru com castanhas aqui
Apesar de ter publicado a receita, ela é bastante previsível: apenas temperei o peito de peru picado, estendi, recheei e enrolei. Deixo algumas fotos do procedimento e dos ingredientes que usei :)

 A carne já temperada
Costumo receber perguntas sobre onde compro a carne picada, mas a resposta não é muito conveniente, porque o faço num talho pequeno perto de minha casa. Sei que muitos supermercados não picam carne de aves na hora, o que é bastante chato, porque as misturas não só costumam ter aditivos como são por norma feitas a partir de pedaços de carne mais duvidosos. Se o supermercado que frequentam não pica peito de peru, sugiro que perguntem em alguns talhos locais :)

O recheio que usei (do Lidl, para quem não está a par das novidades :P)

Fica o rótulo
Comparando com as mortadelas tradicionais, esta é até interessante - tem um teor de gordura bastante reduzido. Claro que é um produto processado, mas gostei bastante e tenho consumido ocasionalmente :)

Algumas fotos da preparação dos rolos
Admito que até gosto de preparar os rolos, porque ao contrário das tortas (sou um desastre com tortas, já toda a gente sabe) nunca quebram - e é reconfortante saber que se os desfizer posso sempre voltar a juntar a carne e a enrolá-la :P

Já com as castanhas
Conforme referi no post da receita, apenas juntei as castanhas a meio do tempo, porque estas não demoram tanto como o peru a ficar prontas. Quando as coloquei no tabuleiro os rolos já estavam parcialmente cozidos, como aliás dá para ver na fotografia. Usei estas castanhas congeladas, que comprei no Mini Preço:

São bastante caras - um saco de 1kg fica por cerca de 10€ - mas valem totalmente a pena < 3
Não sei quanto a vocês, mas eu sou obcecada por castanhas. Nunca tinha comprado congeladas porque o preço é proibitivo, mas recentemente passei por este saquinho apetecível e não resisti :P

São muito boas e práticas, uma vez que já vêm descascadas. Parece-me que também ficarão ótimas em estufados (sendo honesta parece-me que ficarão ótimas em tudo :P)!

Fica o rótulo, com perfil nutricional e sugestões de preparação
Caso não tenham lido as sugestões de preparação com o devido cuidado, sinto-me no dever de referir que podem prepará-las no microondas em apenas 2 minutos. Eu sei, a vossa vida nunca mais será a mesma. ;)

(é pena que sejam tão caras, se assim não fosse acho que era capaz de começar a comer castanhas ao pequeno-almoço e ao lanche :P)

E pronto, assim se fez um belo assado :D
Para aproveitar o forno ligado, optei por fazer um tabuleiro de vegetais assados como acompanhamento:

Usei feijão verde, cenoura, cebola e pimentos
Apenas juntei sal, manjericão, orégãos e um fio de azeite. Não ficaram com muita cor porque o único pimento vermelho que tinha no frigorífico estava estragado (a minha sorte não anda em altas :P), mas estavam deliciosos :)

Já prontos

E por fim: o prato :D
No último dia lembrei-me de colocar um queijinho babybel fatiado por cima do rolo de peru, e só me arrependi de isso não me ter ocorrido mais cedo.

*Baba*





















Mas pronto, mais vale tarde do que nunca e para a próxima já sei :P

Comentários

  1. Que óptimas refeições!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Bolo de Fécula de Batata (Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten, Sem Lactose)

Desde que descobri o xilitol e o eritritol que dou por mim a pensar aleatoriamente em receitas a transformar em versões sem açúcar. Recentemente lembrei-me do bolo de fécula de batata - uma sobremesa que além de simples e deliciosa não tem glúten, lactose, nem gordura adicionada, o que a torna o paraíso das pessoas com alergias/restrições alimentares. Apesar de tipicamente usar essa receita como base de bolos de aniversário recheados, desta vez optei por o deixar brilhar na sua simplicidade. Cozi-o um pouco menos, de forma a deixar uma camadinha húmida por baixo da superfície, e... O resultado está à vista: uma sobremesa tão simples quanto deliciosa, e surpreendentemente saudável. Hoje partilho a receita convosco, para que também possam desfrutar deste milagre dos doces :D Bolo de Fécula de Batata sem Açúcar Ingredientes : [  8 ovos [  250g de xilitol [  150g de fécula de batata Preparação : | Separar as gemas das claras. | Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gem...