terça-feira, 17 de março de 2015

Vitela com Repolho (... que sabe a recheio de crepe chinês) (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Paleo, Whole 30-Approved)


Poderia contar-vos toda a minha vida através das transições de pequenos almoços.
Quando era (muito) pequena comia Cerelac, e talvez seja por isso que ainda hoje lhe associo um sabor tão agradável. Depois comecei a tomar leite com café e hermesetas com cereais fitness, andava já na primária, e ainda me lembro do sabor adocicado estranho do leite com o artificial do adoçante (já não gosto).
A coisa passou pelo pão torrado com manteiga, mas talvez uma das torradeiras que passou por casa temporariamente, esperando que a minha mãe a estragasse com a faca nas suas tentativas desajeitadas de tirar o pão, não fosse tão boa, porque foi uma adoração passageira.
Provavelmente depois de alguns solavancos, apareceram as papas de aveia, que me fizeram jurar que nunca ia deixar de comer aquela papa divina ao pequeno-almoço.
Ainda assim, eventualmente deixei de estar ofuscada pela paixão das papas de aveia e entrei no mundo dos parfaits  (basicamente iogurte natural com granola e fruta).
Regressando o Inverno, ingressei na team pão torrado e iogurte de soja, que juntamente com outros pequenos-almoços mais simplórios me ocuparam os tempos frios da altura.
Chegando o calor, há sempre mudanças no pequeno-almoço, e esse ano viria a ser o meu mais variado no Verão; tostas com queijo fresco, leite de soja, parfaits como no ano anterior, overnight oats com gelado de banana, pão de sementes, queijo fresco batido com frutos secos,... Estavam todos no meu coração.
Mais recentemente, e apesar de estar frio, comia sempre queijo batido com sementes (tornei-me uma grande fã) e uma peça de fruta, e até parecia que tinha vindo para ficar... Até que choveram fotos do whole30 no facebook.
E pronto, simplesmente dei por mim, de forma quase involuntária, a acordar às 6h30 para poder cozinhar «comida a sério», comer e sair às 7h30.
Já sabem: caso se identifiquem com o meu cadastro de pequenos-almoços, é possível que em pouco tempo estejam a comer vitela com repolho logo de manhã... E a acompanhar com um bocadinho de abacate e salada ;)





Vitela Com Repolho (... que sabe a recheio de crepe chinês) (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Paleo, Whole 30 - Approved)
Para 1 pessoa

Ingredientes:
[  1/2 cebola
[  1 + 1 colheres de sopa de azeite
[  100g de vitela picada
[  Sal
[  1/4 de repolho pequeno

Preparação:
| Picar a cebola e refogá-la numa frigideira com 1 colher de sopa de azeite.
| Quando a cebola estiver amolecida, juntar a carne, misturar bem e deixar cozinhar.
| Escorrer com a ajuda de uma tampa.
| Adicionar 1 colher de sopa de azeite e aumentar o lume, mexendo até tostar.
| Temperar com sal.
| Juntar o repolho picado até que fique translúcido mas não cozido. 




Fazer vitela assim já me tinha ocorrido, e ainda é melhor na prática. Sabe mesmo a recheio de crepe chinês (elogio tremendo), fica tostadinho e delicioso. É extremamente simples e as fotos não lhe conseguem fazer justiça. É provavelmente a minha proteína animal de pequeno-almoço preferida!
É importante usar carne-picada-carne e não carne-picada-farinha-soja-Es-aromas, especialmente se estão a fazer o Whole30. 
Eu sei que parece estranho comer isto ao pequeno-almoço, mas é bom :P é uma questão de hábito, a mim não me custa nada. 
Podem fazer com peito de frango picado ou em tiras, se preferirem, mas eu prefiro mesmo com vitela. 
Isto faz uma dose generosa, até porque o repolho acaba por dar muito volume. E é delicioso, também é delicioso. 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose, cerca de 200g)
Energia: 281kcal 
Proteínas: 25.9g
Hidratos de Carbono: 8.0g
-       Dos quais açúcares: 3.5g
Lípidos: 16.1g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 1.5g
Sódio: 235mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 prato, aproximadamente 200g ou a totalidade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

15 comentários:

  1. Amei a receita! Ficou com um óptimo aspecto ;)


    beijinhos

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta receita,, o aspecto esta bem apetitoso
    bjs

    ResponderEliminar
  3. bom aspeto e se sabe a recheio do crepe chines de certeza que adoro :D


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá Avelã! :)
    A mim não me parece estranho!
    Aliás tive a ler sobre o whole30 e fez bastante sentido! :)
    Eu levanto-me mais ou menos a essa hora, depende dos dias... e depois do meu chá preto (não bebo café) ficava pronta para cozinhar ou comer uma coisa assim para experimentar.
    Força nisso!
    Beijinhos.
    Sarinha,
    www.noconfortodaminhacozinha.com

    ResponderEliminar
  5. Eh lá avelã... Tu já tinhas uns pequenos-almoços bem diversificados :-) Eu bem que gostava de ser assim e sei que para a saúde faria melhor, mas de manhã sou uma preguiçosa de 1ª categoria e acabo sempre por facilitar e tomar uns pequenos-almoços simples e singelos e quase sempre iguais... Vario pouco mesmo!!! Mas gostei das tuas sugestões de pequenos-almoços antigos :-)
    Já disse no post anterior e digo novamente que gabo-te a coragem de te levantares às 6h30 para preparares esses pequenos-almoços 'whole 30'!!!
    Esta tua sugestão de vitela com repolho é fascinante, é apelativa, gosto mesmo, é daquilo que dá mesmo vontade de eu comer, mas não ao pequeno-almoço (desculpa lá desiludir-te)... Até ver não me acho moça de conseguir comer isto logo pela manhã... Agora ao almoço e ao jantar aí sim... Estou achar um excelente sugestão para uma dessas refeições principais!!!
    Agora uma dúvidazinha que tu percebes disso dos nutrientes e proteínas e por aí fora...
    Esta parece-me uma boa sugestão para desportistas certo??? Por conter bastante proteína, certo? Ou estou errada? Será uma boa sugestão para apresentar ao meu marido, ele que faz imenso desporto e precisa de proteína para repôr???
    E gostei imenso da sugestão do frango (embora a carne de vitela/vaca tenha mais ferro p.exemplo o que é bom para mim, que estou com anemia para ajudar a repôr os níveis de ferro e ácido fólico...)
    E surgiu-e agora que com umas sobras de carne assada também pode ser realmente uma sugestão boa e de aproveitamentos! És uma fixe avelã... Pões aqui a cabecinha logo a trabalhar e a pensar em combinações :-)
    Estou a gostar, sinceramente!

    Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D
      Ponto nº1 - Adoro os teus comentários :)
      Ponto nº2 - Vais ver que um dia acordas com vontade de comer uma vitelinha ;)
      Quanto a ser bom para desportistas (isto dos pontos ficou aborrecido :P ), isso é bastante relativo e discutível. Toda a gente precisa de proteína, a quantidade é que depende dos objetivos da pessoa, de como ela se sente melhor, do tipo de exercício... Mas pode ajudar a preencher os gramas de proteína necessários por dia, tal como outras fontes :) Se for no geral, sim, acho que esta receita se adequa a desportistas, tudo depende de como é enquadrada :) Agora se fosse imediatamente antes ou depois de um treino, juntava HC (batata, massa, arroz, fruta, aveia, dependendo dos guias) ;)

      Eliminar
    2. P.S) Se algum dia eu acordar com vontade de comer vitela logo pela manhã... Serás a 1ª a saber!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    3. Olá... Vim cá dizer-te que ainda não me deu vontade de comer vitela logo pela manhã... Mas se quiseres vai espreitar o meu cantinho que és capaz de gostar (digo eu)!
      Feito com muito amor e carinho :-)
      Beijinhos***

      Eliminar
  6. Olá Avelã,

    acho que nunca irei fazer tantos pequenos-almoços em toda a minha vida!!!
    E olha que esta sugestão tem tudo de bom para ser uma grande e deliciosa sugestão mas ao pequeno-almoço acho que não, não mesmo!!!
    Tem muito bom aspecto tão simples, adoro a ideia de o sabor ser como os crepes chines que adoro :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Avelã: vejo que já começaste em força no teu novo regime.Esta carne é bem fácil e simples de preparar e parece realmente com o recheio dos crepes chineses.Se a comeria ao pequeno-almoço? Hem...talvez não,mas ao almoço ou jantar ia, de certeza.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Adoro estas inovações no pequeno-almoço! De vez em quando também faço uns pequenos-almoços paleo e são dos que me saciam mais!
    A minha evolução ao nível dos pequenos almoços também tem história. Quando era pequena, não ligava nada a esta refeição e durante muitos anos, à semana, bebia leite com nestum e/ou cereais. Normalmente misturava cereais de fibra e estrelitas/golden grahns/trio/chocapic. Aos fins-de-semana era sempre pão torrado com leite. Depois, na faculdade, era quase sempre pão torrado e leite ou leite com cereais de fibra. Mais tarde, veio a aveia, as overnight oats e as papas de aveia. Deixei de beber leite de vaca e tenho intercalado com bebidas vegetais e chá. Mas em dias de trabalho no turno da manhã, era sempre pão quente. Depois as panquecas. Agora comecei a experimentar os pequenos-almoços paleo. O que se seguirá?:p beijinho

    ResponderEliminar
  9. Gostei destea sugestão da vitela com repolho!
    Estou apaixonada pelos teus pequenos almoços!!! :)
    beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Ficou com um aspecto delicioso! Acho que nunca tinha visto uma prato de vitela assim :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  11. Eu que não gosto muito de carne de vaca, assim picada isso marchava e era já =P

    Beijocas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...