Avançar para o conteúdo principal

Nutella Saudável (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionada, Sem Glúten/Lactose)


O bicarbonato de sódio tem as mais variadas aplicações (mas não tentem explicar isso aos trabalhadores do Lidl).
Sempre o utilizei para deixar os vegetais cozidos mais 'verdinhos', impedir os moluscos congelados de ficarem borrachosos e, claro, para ocasionais e divertidas reações com sumo de limão. No ano passado experimentei uma outra receita de Nutella saudável, e seguindo indicações de alguns blogs decidi colocar as avelãs num tacho com água a ferver e bicarbonato de sódio para que a pele saísse com maior facilidade.
O truque resultou na perfeição. Despejei o conteúdo do tacho no meu antigo escorredor (que entretanto derreteu e foi parar ao caixote do lixo, mas isso é outra história) e verifiquei que as cascas estavam completamente descoladas do miolo.
Depois precisei de transferir as avelãs para um tabuleiro - e percebi que a tática, ainda que pudesse ser útil, não era propriamente perfeita. A mistura estava húmida e tinha pedaços da casca fragmentada que se colavam tanto às mãos como às avelãs. No fim fiquei com vestígios da batalha na bancada, no lava-loiças e na roupa, um tabuleiro de avelãs (sem pele) no forno e menos meia hora do meu dia.
Acabou por ser compensatório, uma vez que o resultado final foi delicioso - mas quando recentemente decidi fazer de novo um creme do género não me apetecia muito repetir a proeza, como podem imaginar.
Em vez de fazer como da última vez tostei as avelãs e embrulhei-as num pano para poder friccioná-las e soltar as cascas. No fim fiquei com um pano para limpar e algumas avelãs não descascadas, mas com uma cozinha bem mais limpa. E com este creme delicioso...






Nutella Saudável (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionada, Sem Glúten/Lactose, Vegan)
Para 2 frascos ou 550g

Ingredientes:
[  300g de avelãs
[  50ml de leite (pode ser vegetal)
[  15g de cacau (2 colheres de chá)
[  20g de mel (1 colher de sopa cheia) (ou xarope de seiva de ácer)
[  4 claras L (150ml) (preferencialmente pasteurizadas)

Preparação:
| Colocar as avelãs num tabuleiro com papel vegetal e levá-las ao forno pré-aquecido a 190 graus durante 10 minutos.
| Embrulhá-las num pano de cozinha e esfregá-las para que se soltem das cascas.
| Colocar as avelãs, com cuidado para não colocar as cascas também, no recipiente de um processador ou liquidificadora (podem fazer com a varinha mágica, mas é mais trabalhoso).
| Triturar, fazendo pausas para baixar os resíduos do recipiente com uma espátula, até que se forme uma pasta.
| Aquecer o leite e dissolver nele o cacau.
| Juntar às avelãs o leite com cacau, o mel e as claras e triturar novamente até que atinja a textura pretendida. Podem adicionar mais mel ou leite até estarem satisfeitos com a consistência e sabor.



Da última vez usei a tal técnica das avelãs e portanto quase não houve cascas na mistura; nesta algumas mais teimosas escaparam, mas não notei diferenças significativas na textura ou sequer eventuais travos amargos. Não sei qual dos métodos é melhor, o outro é muito apregoado, mas para mim este é mais simples e prefiro assim.
Convém guardar, depois de feito, fechado e no frigorífico, sobretudo por ter claras, o que encurta o prazo de duração - será melhor consumir dentro de pouco mais de uma semana.
Ficou muito bom! Inicialmente estava a pensar em fazer simples, sem claras, mas a textura não estava bem e foi-se fazendo magia à medida que acrescentei cada uma (foi entusiasmante, e de cada vez que abria o processador para ver o efeito da adição de mais uma clara ouvia-se este som vindo do nada). Talvez as fotos não o transmitam, mas acabou por ficar muito cremoso! Gostei muito da consistência. Também resultou de alguma paciência a triturar, sem esquecer as claras mágicas, claro. 
Não é exactamente a mesma coisa que Nutella de compra, é menos doce e mais intenso, eu adoro! Em tostas fica muito bom. Ou em pão. Ou à colher.
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 colher de chá)
Energia: 56kcal
Proteínas: 1.8g
Hidratos de Carbono: 1.9g
-       Dos quais açúcares: 0.9g
Lípidos: 5.0g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 0.8g
Sódio: 6mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 15g, 1 colher de chá ou 1/35 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Será que acabo de descobrir os métodos para pelar castanhss?
    Será?
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. So lhe encontro um defeito: nao ter mais cbocolate! De qualquer modo ando em regime e estou a cortar no que engorda por isso visto bem essa receita está perfeita! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tenho que experimentar, deve ser ótimo para rechear bolos. As claras entram sem qualquer preparação prévia,não são batidas nem nada disso, certo?
    Beijinho. Susana

    ResponderEliminar
  4. Como cozinhar não é meu ponto forte, acho que não me aventurarei a fazer embora as informações nutricionais são um convite tentador!
    Beijo,
    Aminah/Vandira

    ResponderEliminar
  5. humm nutella...e saudavel, assim podemos comer muita né ? :D adoro nutella ia adorar essa certamente.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. Embora com uma cor bem mais clara em relação a versão normal da nutela a verdade e que deve estar excelente e depois de ver os ingredientes.... Sem peso de consciência. Obrigada pela partilha. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu cá nunca me aventurei em "nutella saudável", quando comecei a fazer manteiga de avelãs, lembrava-me sempre de nutella, realmente é preciso pouco mais do que avelãs torradas para trazer estas memórias :) eu sempre descasquei as avelãs "à mão", depois de frias! e agora que falamos em avelãs, lembro-me mais uma vez do desgosto que tenho do mini-preço ter acabado com aquelas embalagens "estupidamente" baratas de avelãs já torradas, sem nada adicionado (acho que ainda lhes vou enviar mais um email)!! beijinhoss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, avelã basta para lembrar Nutella! Mas avelã com chocolate ainda mais :D
      Nunca descasquei assim, sempre que faço alguma coisa do género procuro atalhos brilhantes no google :P
      Não me fales dessas embalagens, fui lá de propósito por causa das publicidades gratuitas que andavam por aí (tinha visto há algum tempo, admito) e fiquei desolada :P

      Eliminar
  8. Nutella saudável!! Ando a aprender cada coisinha contigo :)

    ResponderEliminar
  9. Amei pois Nutella é muito bom!!! Bjss e ótima tarde!

    ResponderEliminar
  10. Não sendo fã de nutella a receita parece-me top! :)

    ResponderEliminar
  11. Não sendo fã de nutella a receita parece-me top! :)

    ResponderEliminar
  12. Fiquei curiosa com o sabor!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  13. Olá Avelã!!
    Eu simplesmente não compro Nutella pois não tenho o menor controle, me acabo no pote em pouco tempo!!! rsrsrs
    Adorei sua dica, pela descrição da receita já deu pra perceber o quanto fica deliciosa, e com o plus de ser muito mais saudável e sem aditivos químicos.
    Beijos e ótimo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  14. Que boa dica, também eu, há bastante tempo publiquei uma receita dela feita por mim em casa!! Ficam sempre melhores e mais saudáveis :P

    Esta tem bom aspecto :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Nem conhecia o uso de bicarbonato para soltar as cascas!
    Mas também me parece bem trabalhoso, assim foi mais fácil e no fim a cozinha ficou bem mais limpinha!
    Quanto ao creme está com óptimo aspecto e com uma cor linda :)
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  16. Oi amiga!
    Eu ainda não me aventurei na "produção de NUTELLA" KKKK
    Por aqui a gente encontra mais as avelãs na época do Natal e eu já guardei essa receita p/experimentar...
    Bjssss e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  17. Avelã,
    assim dá pra comer nutella sem culpas, gostei muito da sua receita, obrigada
    por compartilhar!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  18. Vou-te contar uma coisa... nunca utilizei bicarbonato de sódio :P ihih no mês passado quando fui às compras vi uma embalagem e decidi comprar, até disse à minha mãe: vou levar uma coisa destas porque vejo tanta gente a utilizar isto e nós nunca usámos lá em casa. Ainda está fechadinha a embalagem ihih
    mas passando à frente da minha ignorância a nível culinário, já experimentei a fazer nutella saudável há um tempo. a única diferença em relação à tua é as claras. metia todos os outros ingredientes, ainda juntava só um bocadinho de óleo de coco, mas não metia claras. nem nunca tinha ouvido falar. claro está que da próxima vez que fizer vou experimentar assim, deve ficar muito mais cremoso. a que costumo fazer fica assim um pasta mais grossa, mas esta tem um aspecto mesmo cremoso (e sendo eu viciada em natas batidas e tudo o que tenha uma textura parecida vou adorar com certeza!).
    agora para descascar as avelãs eu faço tal e qual como tu fazes: forno e paninho :P (houve uma vez que me esqueci delas no forno, arrumei a cozinha e depois fui fazer não sei o quê e esqueci-me do raio das avelãs a tostar. ficaram mesmo mesmo tostadinhas :P)
    prepara-te porque estou mesmo a ver que quando experimentar a nutella com as claras venho aqui reclamar contigo porque me fizeste viciar ainda mais nesta maravilha :P

    ResponderEliminar
  19. Só te digo uma coisa, começa a pensar mas é em publicar um livro!
    E mais não digo =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Gostei muito dessa ideia! Adoro nutella e também as avelãs, então acho que esta pode ser uma ótima substituição!
    Boa semana!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t