quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Falafel (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Gordura Adicionada, Sem Lactose)


Esta semana as refeições que preparei voltaram a ser vegetarianas, e o destaque vai para uma receita que fiz pela primeira vez: falafel.
Nunca tinha provado até este Verão, quando fui de férias para Espanha. Na altura até provei o de duas marcas diferentes num curto espaço de tempo (se não me engano cheguei a partilhar fotos aqui) e gostei bastante.
Claro que fiquei logo com a ideia de fazer em casa, mas entretanto nunca mais me apeteceu me lembrei. O hábito que ficou dessas férias foi mesmo o guacamole (que, numa nota à parte, comi religiosamente todas as semanas desde o Verão até ele desaparecer do meu Lidl, recentemente - muito desiludida, Lidl, muito desiludida. Se não tivesses iogurtes deliciosos era capaz de boicotar-te).
Mas resumindo, e como já se está a ver, lembrei-me de fazer para as refeições desta semana. Pareceu-me o ideal: simples, saudável e sem grande probabilidade de se estragar. Não me enganei, claro; mais fácil de fazer é difícil, e ficaram deliciosos



Antes que digam que tive sorte por caberem todos no tabuleiro, deixem-me avisar-vos que tive de fazer 3 à parte numa frigideira anti-aderente porque sobrou massa. Foi bastante estranho, mas pronto, não se desperdiça massa de falafel perfeitamente boa. ;)


Falafel (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Gordura Adicionada, Sem Lactose) 
Para 25 unidades

Ingredientes:

[  200g de grão-de-bico seco
[  1/2 cebola
[  2 dentes de alho
[  1 colheres de chá de bicarbonato de sódio
[  2 colheres de sopa de sumo de limão
[  Sal
[  Cominhos
[  Salsa

Preparação:

| Demolhar o grão-de-bico durante pelo menos 8 horas.
| Escorrê-lo e transferi-lo para um processador de alimentos, juntamente com a cebola, o alho, o bicarbonato e o sumo de limão. Temperar tudo com sal, cominhos e salsa e triturar bem.
| Com as mãos, fazer bolinhas achatadas e transferi-las para um tabuleiro forrado com papel vegetal.
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 20 minutos, ou até que os bolinhos fiquem dourados.



Deixo apenas metade da receita que fiz, para ser mais prático (eu fiz mais de 50 :P).
Quanto ao resultado, fiquei bastante satisfeita! São uns bolinhos que se fazem num instante (pelo menos se fizerem uma quantidade razoável - os meus 50 ainda demoraram um tempinho :P) e são muito agradáveis, tanto a nível de sabor como de textura. Se gostarem de falafel com um sabor forte carreguem nos cominhos (podem também juntar coentros), se preferirem um resultado mais neutro sejam mais contidos. Penso que com estes ajustes é uma receita que consegue agradar a quase toda a gente, porque o sabor é ótimo e a textura muito agradável :)
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Informação Nutricional (por um falafel)
Energia: 30kcal
Proteínas: 1.6g
Hidratos de Carbono: 5.2g 
-       Dos quais açúcares: 1.0g
Lípidos: 0.5g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.1g
Fibra:  1.5g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 falafel  ou 1/25 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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3 comentários:

  1. Nunca comi, mas não sei se ia adorar =P

    Beijocas

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  2. Bem provava agora, algumas...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Estou cada vez mais fã de alimentos sem glúten e sem lactose, noto que o meu estômago tolera bem melhor esse tipo de alimentos.

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