sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Arroz Basmati com Ervilhas (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Esta semana voltei a cair no básico e fazer arroz para os acompanhamentos da semana. Não tinha grande tempo, e por isso escolhi refeições que já conhecia e sabia que eram fáceis de fazer: vitela com repolho e este arroz.
Assim sendo, hoje trago mais uma receita básica, quase demasiado simples para publicar - mas como este género de arroz continua a despoletar alguma curiosidade da parte das pessoas, fica aqui o post a explicar como faço.
Mesmo sem ciência nenhuma, vale a pena experimentarem - acompanhamento mais simples que este não há, e o arroz fica soltinho e com um sabor delicioso :)





Arroz Basmati com Ervilhas (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)

Ingredientes:
[  300g de arroz basmati
[  3 dentes de alho
[  750ml de água
[  Sumo de limão (a gosto)
[  1/4 + 1/4 de colher de chá de sal
[  200g de ervilhas (usei congeladas)

Preparação:

| Demolhar o arroz basmati durante cerca de 2 horas.
| Picar o dente de alho finamente e colocá-lo num tacho, juntando a água, o sumo de limão e 1/4 de colher de chá de sal. Levar ao lume até que ferva.
| Colocar as ervilhas na água, deixando ferver durante 10 minutos.
| Juntar o arroz (escorrido) e 1/4 de colher de chá de sal. Tampar e deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos a lume baixo, contados após a água começar a ferver de novo.
| Desligar o lume e deixar o arroz na panela durante 5 minutos.
| Soltar com um garfo antes de servir.



Caindo no risco de me repetir, tenho mesmo de dizer que adoro este género de arroz soltinho com vegetais pelo meio (leguminosas, para os mais rigorosos), e não é por acaso que o faço tão frequentemente - não enjoa, faz-se num instante e sai sempre bem. Mas vocês saberão, porque estou sempre a elogiá-lo :P

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...