Como prometi na sexta-feira, quando publiquei a receita da bolonhesa de peru, hoje venho partilhar alguns detalhes sobre a preparação de refeições desta semana (nada que não seja habitual, de qualquer maneira).
Apesar de normalmente achar as refeições com carne mais enjoativas, esta foi uma das minhas 'comidas da semana' preferidas dos últimos tempos. A bolonhesa ficou ótima misturada com a massa e os zoodles, e é uma combinação muito reconfortante :)
*tachos* |
Close-up da bolonhesa |
Como referi, a receita da bolonhesa foi publicada esta semana (já deixei o link, mas fica novamente aqui). Acho que já a gabei o suficiente, mas não custa nada voltar a dizer que ficou deliciosa... ;)
Passando para a massa |
Eu como sempre estas refeições em casa, pelo que não seria muito difícil cozer massa todos os dias; no entanto, optei por cozer logo para a semana toda, porque não me importo de a comer aquecida e dá (ainda) menos trabalho.
Usei uma esparguete integral de marca branca, e apenas a cozi em água abundante temperada com sal até ver que estava pronta. Depois escorri e guardei em recipientes herméticos :)
Para além da massa, fiz como acompanhamento zoodles:
*zoodles* |
Para quem não conhece, são uma espécie de noodles/massa de courgette, feitos espiralizando este vegetal com uma máquina. A que eu tenho é esta:
É do Lidl, e já fiz um post sobre ela (vejam aqui). Eu acho-a bastante prática e fácil de usar, e gosto bastante dos zoodles, especialmente quando acompanham um prato com algum molho (como é o caso).
Achei que seria boa ideia fazer uso da máquina porque estava sem ideias de vegetais para incluir nestas refeições. Quaisquer vegetais parecem inadequados para acompanhar bolonhesa - depois o prato ia ficar pouco harmonioso e não pode ser :P Vegetais espiralizados são a solução óbvia, certo? :)
Não fiz logo os zoodles para a semana toda porque receava que não se conservassem bem durante tanto tempo no frigorífico. Apenas fiz o suficiente para 2 doses de cada vez; guardei metade no frigorífico para o dia seguinte, e usei o resto na altura.
Fiquei com bastantes sobras, porque a máquina não espiraliza toda a courgette (sobra sempre uma ponta) e esta foi-se acumulando ao longo da semana. Mas para mim isto não foi um problema, porque eu uso-a quase todos os dias e gasto-a facilmente em sopa, bolinhos de microondas e panquecas :)
Quanto à preparação: normalmente salteio os zoodles em alho e azeite, mas neste caso para ser mais rápido apenas os escaldei com água quente. Aproveitei o procedimento para aquecer a massa: em cada dia coloquei água a ferver num recipiente grande, temperei com sal, juntei os zoodles e a massa (previamente cozida) e tapei com um pano. Assim a courgette amolecia, a massa ficava quente e depois era só juntar a carne (que aquecia à parte, no microondas) :)
O prato habitual :D |
Desta vez com direito a versão misturada :P |
Achei a mistura da massa com a courgette adorável, tanto a nível de aspeto como de sabor/textura. E acho que pode ser uma boa maneira de incluírem vegetais na alimentação se não estão habituados, porque a courgette é bastante neutra e misturada com a bolonhesa praticamente não se faz notar :)
É esta a sugestão desta semana. Espero que tenham gostado!
Qualquer dia tenho que fazer "esparguete" de legumes assim =)
ResponderEliminarBeijocas
Desde que começaste a colocar a preparação de refeições esta foi uma das minhas favoritas! A bolonhesa está assim extraordinária e a massa com os zoodles oh meu Deus! Já fiz a bolonhesa esta semana (sim, eu estou a comentar uma receita que já experimentei!) e adorei! Mas só acompanhei com massa (e não foi integral porque vivo com um esquisitinho :P). Beijinhos e estou ansiosa para ver o que é a paparoca esta semana! :)
ResponderEliminarFico contente por teres gostado! Simples com massa também fica ótima :D
EliminarBeijinhos :)