quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Bolo de Abóbora no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Hoje trago mais uma receita extremamente inovadora, que não é de todo o mesmo bolinho de microondas de sempre feito com um novo vegetal. ;)
Em minha defesa, esta receita fica maravilhosa com qualquer alteração que faça, e acabo por  ficar deslumbrada com cada nova versão e decidir publicá-la. Normalmente a decisão acontece quando estou a comer bolo quentinho coberto com chocolate negro ao lanche - situação propícia a epifanias, vá-se lá saber porquê :P
E pronto, aqui fica mais uma variedade de bolinho. Para quem não está a par, também já publiquei uma versão com cenoura e uma versão com courgette (e ainda outra versão com courgette, com ovo inteiro em vez de claras). São das receitas que mais faço, e se experimentarem vão perceber porquê :)





Bolo de Abóbora no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para um bolinho individual

Ingredientes:
[  100g de abóbora crua descascada (usei abóbora manteiga)
[ 20g de farinha de aveia com sabor (recomendo vivamente a de bolacha maria da EU Nutrition, que podem comprar com 15% de desconto usando o meu cupão - euavela15)
[  100ml de claras

Preparação:
| Utilizando um processador, liquidificadora ou varinha mágica, triturar todos os ingredientes (abóbora, aveia e claras).
| Transferir o preparado para uma malga (ou outro recipiente apto para ir ao microondas) e levá-lo ao microondas a potência máxima durante 2-3 minutos, ou até que esteja cozido (o melhor é irem tirando e vendo como está - o tempo varia muito de microondas para microondas).



A textura do bolo é semelhante à dos anteriores: fofa e húmida, nada seca como por vezes acontece com os bolos de microondas. Tem um sabor docinho a abóbora, que combina muito bem com o chocolate negro e é perfeito para quem gosta de bolos de abóbora! 
A razão pela qual recomendo especialmente este sabor de aveia da EU é (além de ser o melhor de sempre, isso já toda a gente sabe) achar que combina particularmente bem com a abóbora, resultando num bolo de sabor mais clássico e sem uma mistura confusa de sabores. No entanto, é claro que podem usar outros sabores ao vosso gosto; aposto que coco ou choco-avelã, por exemplo, ficarão ótimos :)
Só não recomendo trocar por aveia normal, porque nesse caso o bolo não vai ficar doce - só ligeiramente, por causa da abóbora, mas não é suficiente. Podem optar por adoçar com outro ingrediente (açúcar, mel, adoçante,...), mas não será a mesma coisa!
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (pelo bolinho inteiro)
Energia: 174kcal
Proteínas: 14.8g
Hidratos de Carbono: 26.0g 
-       Dos quais açúcares: 3.1g
Lípidos: 1.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.2g
Fibra:  4.0g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolinho ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real.
____________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Adoro receitas para o micro ondas!
    Bom fim-de-semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Já há muito tempo que não faço um bolinho no micro =)

    Beijocas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...