Avançar para o conteúdo principal

Fudge Brownies Proteicos (de Manteiga de Amendoim e Chocolate)

Apesar de utilizar whey em sobremesas com frequência, raramente me aventuro em bolos fofos com whey - cinjo-me a cremes (como o arroz doce, a mousse de chocolate, o creme aux oeufs, a aletria e o leite creme) ou a bolos de textura cremosa e macia (como a tarte de flan, os cheesecakes e os semifrios).
Bolos de textura fofa com whey tendem a dar mau resultado: este concentrado proteico costuma a secar a massa, deixando-a com uma consistência pouco agradável. Algumas tentativas falhadas levaram-me a aceitar isso como um facto imutável, e desistir :P
No entanto, dadas as propriedades especiais da caseína enquanto concentrado proteico em pó, tenho vindo a ficar cada vez mais curiosa com a possibilidade de a usar em receitas nas quais a whey deixa a desejar. Desta forma, arrisquei recentemente num bolo de forno com este ingrediente; como já se está a ver, falo destes brownies que partilho hoje convosco! Ficaram exatamente tão bons como imaginei, e a caseína deu mais um passo na direção de consolidar a sua reputação lendária. :D






Fudge Brownies Proteicos (de Manteiga de Amendoim e Chocolate)
Adaptado daqui
Para 9 brownies

Ingredientes:
[  50g de caseína de chocolate (uso e recomendo a da EU Nutrition; este sabor existe em sacos de 500g e potes de 1 ou 2kg. O cupão euavela15 dá-vos desconto e ofertas em qualquer versão)
[  20g de cacau em pó (recomendo um puro, como o do Lidl)
[  125ml de leite magro
[  2 ovos
[ 150g de manteiga de amendoim (usei a suave da da EU Nutrition; o cupão euavela15 dá-vos desconto e ofertas no site)
[  1 pitada de sal

Preparação:
| Colocar a caseína e o cacau num recipiente e juntar o leite aos poucos, misturando com uma colher até o preparado ficar cremoso.
| Adicionar os ovos e bater com um garfo até a mistura estar homogénea.
| Acrescentar a manteiga de amendoim e o sal e envolver bem.
| Colocar num tabuleiro quadrado com 20cm de lado forrado com papel vegetal.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 10 minutos (os brownies ainda devem estar húmidos).
| Deixar arrefecer e guardar no frigorífico. Cortar os brownies apenas depois de os refrigerar durante algumas horas (deixo esta recomendação porque eles são bem húmidos; se os cortarem ainda mornos podem desfazer-se. Mas se não resistirem a uns brownies quentinhos não tem mal, desde que não se importem que sejam menos perfeitinhos :P).



O nome adequado para estes bolinhos é mesmo fudge brownies: são fofos e macios, mas ao mesmo tempo beeem fudgy e húmidos! Não usei nenhuma farinha precisamente com o objetivo de obter uma textura assim, e foi um sucesso tremendo :D
O sabor da manteiga de amendoim sente-se em plano de fundo, e o chocolate destaca-se como estrela principal. São docinhos mas intensos, perfeitos para os amantes de sobremesas de chocolate com personalidade forte :)
_________________________________________________
Informação Nutricional (por um brownie)
Energia: 148kcal 
Proteínas: 11.7g 
Hidratos de Carbono: 3.5g 
-       Dos quais açúcares: 1.1g 
Lípidos: 9.7g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 2.1g 
Fibra:  1.4g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a um brownie ou 1/9 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
_________________________________________________

Comentários

  1. Ainda não me aventurei a fazer uma das tuas receitas mas tenho mesmo que me aventurar.
    Ficaram com um aspeto delicioso e saudável.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/10/bolo-de-maca.html

    ResponderEliminar
  2. Feito e gostado. Para quem gosta de manteiga de amendoim ainda melhor ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o feedback! Fico contente por saber que está aprovado :D

      Eliminar
  3. Olá Avelã :)

    Testei a receita e gostei bastante, mas gostava de voltar a fazer uma versão só de chocolate. Achas que com cremes de chocolate de barrar que sejam mais líquidos (estou a lembrar-me do da prozis por exemplo) poderá funcionar (com a mesma quantidade)?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Ainda bem que a receita ficou aprovada :)

      Em princípio, um creme rico em gordura fará mais ou menos as vezes da manteiga de amendoim. Para não mudar muito a textura da massa, talvez seja boa ideia só juntar o leite no final, e caso necessário diminuir a quantidade!

      Outro potencial problema será o creme 'secar' a massa, o que pode acontecer se ele tiver whey. Mas diria que em princípio não acontecerá, porque a quantidade de whey é sempre pouca. Desde que não se coza os brownies demasiado, acredito que fique bem na mesma!

      Espero ter ajudado, e espero que a versão extra chocolatuda fique aprovada também :D

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta e pelas dicas! Vou testar no final da semana e depois digo se correu bem :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t