Avançar para o conteúdo principal

Cebola Caramelizada (Paleo, Whole30-Approved, Saudável, Sem Glúten, Vegan, Vegetariano, Sem Açúcar Adiciondado, Sem Lactose)



Hoje vou tocar num assunto que tudo tem de imprescindível e incrivelmente necessário a toda a humanidade: os bifes de cebolada da minha avó.
A minha avó ingressou recentemente na arte dos bifes de coração (NÃO confundir com fígado. Fígado é horrível.). E, não chegando o seu natural talento culinário decorrente do título de avó, ainda meteu cebola ao barulho. E o resultado é... Indescritível. 
Visto que está longe de mim desafiar as leis que regem o universo, não vou tentar explicar-vos a grandeza e maravilha desta receita. Só digo que é deliciosa.
E, sendo a minha avó uma avó, é óbvio que começou subtilmente a aumentar a quantidade de cebola e bifes que fazia de cada vez, até que chegou a um ponto exagerado e eu lhe pedi com jeitinho para parar de fazer isso. E ela parou... Quanto aos bifes, mas continuou a aumentar a quantidade de cebola. 
E esta é a história de como os bifes de cebolada da minha avó levam 2kg de cebola (literalmente), e de como quase nem é possível ver os bifes sob o cerrado nevoeiro de cebola. 
Faz parte das leis do universo supramencionadas a de que não se deve copiar a receita de uma avó, visto que uma receita de uma avó tem pozinhos de avó não-copiáveis. Por isso ainda não tentei recriar esta maravilha, mas um dia lanço-me às feras.
Sabem o que é que se pode fazer semelhante a bifes de coração de cebolada sem ser bifes de coração de cebolada? Cebolada. (ou bifes de coração, mas não é tão interessante)
Que sabe imensamente a bifes de coração. 
Mas sem pozinhos de avó...







Cebola Caramelizada (Paleo, Whole30-Approved, Saudável, Sem Glúten, Vegan, Vegetariano, Sem Açúcar Adiciondado, Sem Lactose)
Para 1 pessoa - ou para 1/2, se gostarem tanto de cebola como eu

Ingredientes:
[  300g de cebola (1/2 cebola mutante)
[  1 1/2 a 2 colheres de sopa de ghee, azeite ou óleo de coco
[  Sal (opcional)
[  Vinagre (opcional)

Preparação:
| Cortar a cebola em tiras.
| Aquecer o ghee/azeite/óleo numa frigideira grande, em lume médio-baixo.
| Quando estiver quente, adicionar a cebola e colocar o lume no mínimo.
| Mexer ocasionalmente. Quando a cebola tiver diminuído imenso de volume e estiver meia tostada, está pronta. Depende de como gostam, mas demora cerca de 50 minutos.
| Acrescentar sal e vinagre, mexer e servir.





Em primeiro lugar, acho por bem esclarecer a vossa primeira dúvida: «Nem se fosse imortal e não tivesse mais nada para fazer passava 50 minutos a cozinhar cebola». Sim, sim, eu sei que parece exagerado, mas atentem nos meus (bons) argumentos:
cebola, nem que demorasse um dia inteiro.
-Não é preciso babysitting, é só mexer de vez em quando. Ontem fui fazer exercício com a cebola ao lume :P  
Agora que já perceberam que estavam erradas, uma ordem direta e que deve ser cumprida: Façam. Isto. Por. Favor. É a melhor coisa de sempre! A cebola fica tostada e deliciosa, com um gosto leve que combina com qualquer coisa...
O vinagre e sal são opcionais porque há quem prefira o gosto mais natural, já experimentei coom e sem e fica bom... Mas prefiro com. Fica delicioso, com um sabor deliciosamente adocicado, crocante se for mais tostada e delicioso (isso sempre). 
Eu gosto de comer numa omelete fininha, com um hambúrguer de vaca ou (a minha preferida) sem mais nada. E fica sempre delicioso e basicamente a melhor coisa de sempre. Eu sempre tive pena de não poder partilhar com vocês os bifes de coração (a minha avó é desonesta e esquece-se de mencionar a parte da magia ao descrever o procedimento), mas com isto redimo-me completamente. Fica mesmo muito semelhante! Acho que é a minha comida favorita. 
Encolhe muito, pelo que se podem sentir à vontade para duplicar a receita... 

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose, cerca de 358g sem descontar a abismal quantidade de água perdida)
Energia: 103kcal 
Proteínas: 1.2g
Hidratos de Carbono: 8.6g
-       Dos quais açúcares: 1.8g
Lípidos: 7.8g
-          Dos quais hidrogenados0g
-     Dos quais saturados: 1.1g
Fibra: 1.8g
Sódio: 4mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose, a totalidade da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________


Comentários

  1. Eu adoro bifes por exemplo de frango com cebolada. Cá em casa a minha avó faz de vez em quando, sempre que é figado. Como eu não como de fígado, roubo as cebolas aos outros :X

    ResponderEliminar
  2. Hummmmm, que maravilha! Adoro.

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. por mim tambem levava tudo cebola caramelizada adoro mesmo, e essa ainda por cima mutante lol, boa sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Olá vizinha avelã,

    O quanto eu adoro cebola caramelizada... Eu não lhe chamo assim mas a partir de agora vou começar a chamar... Eu chamava 'cebolada' e já está!!! Para mim é uma cebolada, mas acho cebola caramelizada mais em chique, gosto ;) (viste? Pus smile sem nariz, só p'ra ti ;))
    E faço igual a ti excepto o vinagre... É uma sugestão que nunca me ocorreu... E uso azeite...
    Aliás agora mencionaste uma coisa que ando para te perguntar e tem-me esquecido... O que é ghee??? Tenho visto esse nome nas tuas publicações do facebook mas ainda não percebi bem... Sim, eu sei, podia ir ao google procurar, mas se não fui até agora... Agora sou uma teimosa do pior e também não vou :-) Tu explicas sempre melhor!!!
    E digamos que o google é do pior por vezes... Ativa-me muitas vezes aqui a minha veia hipocondríaca que ultimamente está em alta e acho que me anda sempre a dar o 'badagaio' (pronto... Tristezas minhas à parte...).
    A comida da avó tem mesmo pózinhos mágicos irreproduzíveis... Podemos tentar, tentar mas AQUELE sabor é inigualável!
    E outra coisa que me deixou intrigada foram bifes de CORAÇÃO... E não FÍGADO... Eu fígado de boi gosto imenso, dizem que faz bem à anemia (que tenho) e gostamos muito em casa... Mas coração? Agora estou achar que nunca comi mas que deve ser bom... Não dá para tirares assim uma foto a essa maravilha que a tua avó faz? Mesmo sem receita... Só uma foto para activar as papilas gustativas :-)
    Pronto, e para terminar só para dizer que gosto muito desta cebolada (cebola caramelizada), aliás em casa gostamos muito (excepto o pequenote) e acompanhamos cebola assim caramelizada com pratos que supostamente até se pode achar que não ligue tão bem... Mas para nós faz todo o sentido e sabe-nos pela vida!!! E no final... Não esquecer de lavar os dentes! Sim, é uma tristeza ter que dizer isto... Mas sabe tão bem e depois fica-se com um hálito tão mau :-(

    Beijinhos grandes*** E vou experimentar colocar vinagre (umas gotinhas para ver a diferença)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro :D
      Para mim também é «cebolada», geralmente... Mas é porque a minha avó lhe chama isso :P como vejo tantas vezes «cebola caramelizada» e é mais ou menos isso achei por bem mudar o nome - muito mais giro, não é? :D
      Ghee é manteiga clarificada :) pode-se comprar ou fazer, eu depois vou pôr a receita... É basicamente a gordura da manteiga, obtida por um processo de remoção dos restantes componentes, como água e lactose. Não faz mal, às vezes o google chateia :) acho que nem vale a pena pesquisar razão de eventuais sintomas no google, uma pessoa sai sempre de lá a pensar que vai morrer em 2 dias :P é muita informação... Às vezes uma fonte segura é melhor.
      Eu não gosto de fígado, nem posso com o cheiro. Eu acabei de perguntar à minha avó se coração era parecido com fígado porque normalmente as pessoas associam, mas ela disse «não, não tem nada a ver.». Normalmente como coração de vitela e é tããão bom! A sério, eu adoro :) e sempre gostei - desde pequena, ao contrário do fígado. Eu tenho uma foto dos bifes, por acaso! Importas-te que ponha o link?... É mais prático! É isto:
      https://www.facebook.com/750315215009971/photos/a.792585837449575.1073741827.750315215009971/864478696926955/?type=1&permPage=1
      Tão. Bom. Talvez a minha carne favorita, e é muito barata, tipo 2 euros o quilo. Também faz muito bem :) se eu fosse a rainha má da Branca de Neve nem me chateava com o caçador/assassino-por-encomenda :P
      Acho que «não ligar bem» é uma expressão sem sentido quando se trata de cebola ;) no outro dia experimenti cebola com maçã e até era bom :P
      Eu também não gostava de cebola quando eu era pequena... Vais ver que daqui a uns anos o teu filho se apaixona ;) Ainda por cima contigo a cozinhar! :D
      Por acaso não noto muito o «hálito de cebola»... Mas lavar os dentes não faz mal a ninguém, claro :P
      Eu gosto mais com vinagre! É hábito, deito vinagre em quase tudo :P mais uma vez, influência da minha avó, que diz que assim não fica nada enjoativo e jura pelos poderes do vinagre. Não duvido ;)
      Beijinhos :D

      Eliminar
    2. Ai... Que os bifes de coração a tua avó teem tão bom aspecto :-)
      Mesmo, mesmo, mesmo! Quando for ao talho vou perguntar...
      E vi hoje a foto do facebook e a referência 'à vizinha' só que ando escondida eheheheh! Um dia eu mostro-te quem sou :-)
      E fico à espera da receita do ghee... Gostei da explicação! Já percebi!

      Beijinhos***

      Eliminar
    3. A minha avó agradece ;)
      Não tens de te identificar ;) não é preciso! Mas pronto, tinha de te «dedicar» os bifes :P

      Eliminar
  5. A boa da cebola de que me falavas no outro dia! E olha a coincidência que a publicaste hoje, tal como eu publiquei a minha galette - de cebola carameliada. Anda aqui bruxedo, temos que averiguar :p
    adoro bifes de cebolada! ou melhor, adoro a cebolada sozinha - é que há vezes em que a quantidade de cebola ultrapassa massivamente a quantidade de bifes

    ResponderEliminar
  6. Adoro cebola assim!!! :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. uau adorei o teu artigo ,és tão divertida, o que mais me afasta num blog é levarem-se tão a serio, e tu és o must, andei a viajar um pouco por todo o lado e até já sei o que vou cozinhar hoje, beijinhos linda...

    ResponderEliminar
  8. Opaaa! O post que eu tava esperando!

    "cebola mutante" xD Passo mal contigo.
    Não acredito que você foi fazer exercício com a cebola no fogo! :o Mas tá certa. haha São c i n q u e n t a l o n g o s minutos.

    Bom, parece fácil! Aliás, parece como faço quando me arrisco a fazer cebola assim. Mas, nada que se compare a c i n q u e n t a minutINHOS no fogo. Bobagem. Mas vou fazer!

    Pra comer pura, é uma maravilha. Geralmente faço com frango, refogando antes. Uma vez pensei "pra que o frango? Eu poderia comer só o alface com essa cebola!" (A alface, eu sei...)

    Beijoca, Avelã!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t