Avançar para o conteúdo principal

Produtos Que Uso No Whole30


Apesar de a maior parte dos produtos que uso virem diretamente do talho, peixaria ou secção de frescos do supermercado, ainda há alguns produtos embalados que não têm adicionados ingredientes proibidos e que às vezes facilitam as coisas, além de serem deliciosos ;)

Assim sendo, aqui está um pequeno apanhado deles, sendo os primeiros obviamente:

Manteiga de Caju, Manteiga de Amêndoa e Óleo de Coco da Myprotein
O intervalo de tempo que começou quando os encomendei e acabou no momento em que a encomenda chegou foi de pura agonia, acho que já estava a prever o quão boas iam ser as manteigas (e o óleo de coco, que também é muito versátil e dá para fritar imensas coisas).
Já fiz imensa coisa em óleo de coco: comida (claro), ananás, maçã, banana... Fica tudo bom! E este tem um cheiro muito agradável, além de monetariamente compensar mais do que o do celeiro. Gosto mais de óleo de coco do que de azeite para coisas semelhantes a fritar porque é mais estável a altas temperaturas.
Agora as manteigas... Que. Boas. São mesmo viciantes e muito, muito saborosas! Como com maçã, com banana ou diretamente do pacote com uma colher, a minha maneira favorita. A de amêndoa é 100% amêndoa mas a de caju têm 4% de óleos vegetais. Ainda é permitida no whole, mas é um ponto importante a mencionar. Eu tento evitar, com isto não deu ;)
A de caju sabe mesmo a caju e é deliciosa. A de amêndoa adoro com maçã granny smith, mas o meu coração vai para a de caju! A textura não é igual à de manteiga de amendoim cheia de gordura hidrogenada, é algo mais granulosa, mas bastante espessa e agradável.

A seguir vem outro que dá imenso jeito e que adoro:

Presunto
Este presunto foi uma descoberta, só tem carne e sal como ingredientes! Encontram no E. Leclerc a 1,69€ por pacote (100g). É muito prático ter uma fonte de proteína (e gordura) assim pronta. Além dos pontos pelos ingredientes, foi dos presuntos embalados de que mais gostei, às vezes outros com mais ingredientes não são tão bons como este...

Agora enlatados:

Atum
Mais uma fonte de proteína muito útil. Este é em água e é do E. Leclerc, mas de certeza que encontram igual, sem aditivos (só atum, água e sal ou com azeite em vez de água, caso prefiram), noutros supermercados. Podem usar para fazer a pasta de atum e abacate :)

O produto seguinte é também enlatado e uma boa fonte rápida de proteína:

Sardinhas (Ao natural ou com azeite)

Pus esta marca porque é a que tenho agora. Comprei em promoção, mas de qualquer maneira é mais barata do que as marcas brancas, e gosto bastante :) Gosto muito de comer ao pequeno-almoço pela praticidade. Também há as versões de tomate e tomate picante, mas têm óleos vegetais que, não sendo excluídos do programa, prefiro evitar.

De qualquer maneira, se gostarem muito de sardinhas com tomate, podem sempre usar...

... Concentrado de Tomate!...
...Embora eu não aconselhe, já que é bastante estranho adicionar concentrado frio de tomate a sardinhas enlatadas. Mas ficou bem a sequência, não podia deixar de fazer a ligação :P
Isto é um bocado para mostrar que nem todos os molhos de tomate têm açúcar. Este é concentrado e só tem puré de tomate e sal, mas também compro uns pacotinhos de cartão com molho mesmo que são permitidos.

Continuando...

Cacau em pó
Atenção, o cacau é para ser usado como especiaria. Pode-se usar no café ou na comida, não para fazer combinações, mousses ou coisas do género.
Este é um bocado caro, eu tenho uma pequena reserva porque uma altura comprei alguns pacotes mais baratos em Espanha. Aqui também apanham algumas promoções :)
Gosto bastante do sabor intenso deste, acho que é o meu cacau preferido (mas também não sou experiente!).

Próximo:

Passas, ou «Raisins Secs» para gente fina
Eu nunca fui graaande fã de passas, no iogurte odeio e em granolas tiro sempre. Têm um sabor estranho e doce demais, e a melhor maneira de as suportar para mim é no pão com philadelphia. Sim, eu sei, pão com philadelphia não é a coisa mais whole-compliant de sempre, por isso é que já ia mencionar que agora as como de outra maneira: congeladas. Ficam muito boas, não ficam duras nem enjoativas e são fresquinhas. Agora tenho sempre um tupperware (dos fracos, que os bons não são para congelar!) com elas no congelador. Ainda não se esbardalharam pelo meio do chão, mas é preciso ter calma, que é como os palitos - pode demorar, mas acaba sempre por acontecer um dia (e esse dia é desesperante, o que não é de todo uma hipérbole).

Passando a parte das amarguras de palitos derramados...

Cebola (eu adoro cebola, não sei se já repararam!)

Ou cebolinha, o que é melhor ainda porque assim é amigo da Mónica. Esta embalagem ainda não abri, mas parece-me bem para os vegetais crus de uma refeição :)

O último e o melhor de todos:

Cajuuuu :D
Eu adoro cajus :P Estes são torrados e têm uma pequena percentagem de óleos vegetais, por isso não são os melhores dos melhores, mas são os que há onde costumo ir. Não têm sal, o que me agrada, porque o sal estraga o sabor deles e às vezes é exagerado.

Espero que tenham gostado das sugestões! Se encontrar mais produtos depois vou editando este post :)







Comentários

  1. É sempre bom conhecermos coisas novas! Quanto ao atum convido-te a experimentar o de uma marca que já sugeri no meu blog, Atum Santa Catarina, a marca também tem atum ao natural. Peixinho Açoriano do bom (ehehehe)!! Olha, agora um a pergunta parva, como fizeste para te tornares seguidora do meu blog? Sabes, nestas coisas sou um bocado burrinha (também nunca tentei aprofundar). É que já me perguntaram como faziam para se tornarem meus seguidores mas sinceramente fiquei à toa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu para seguir o teu blog adicionei o link à lista de leitura, porque não encontrei o botão do gfc... Podes pô-lo, acho eu, é tipo um "widget". Mas também não estou muito informada quanto a isso :P

      Eliminar
  2. Oi, Avelã!
    Sugestões deliciosas...Algumas, encontro por aqui e uso,outras, não. ..Mas adorei a seleção!
    Uma linda tarde, beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
  3. Óleo de côco é o meu novo vício! E descobri o preço (bartaooo) pela myprotein e estou mesmo para encomendar :)

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    essas delicia vieram para tornar nossa vida mais fácil, adorei as sugestões.
    Tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste tipo de post, deves fazer mais vezes! Tenho de encomendar essas manteigas, adoro a de amendoim mas essas, como são mais caras, ainda não experimentei!
    Costumo comprar as sardinhas e atum em lata da marca lild e tb são bons!

    ResponderEliminar
  6. Oi Avelã! Primeiro que tudo gosto muito de ir ao eleclerc. Encontram-se coisas boas e diferentes!
    O presunto ficou-me debaixo de olho porque eu sou muitoooooo fã de presunto!
    O atum costumo comprar em azeite sempre. Ganhei esse hábito.
    Sobre as manteigas, tenho a de amendoim da my protein em casa e por acaso já tinha ficado com a de amêndoa. debaixo de olho.
    Tenho que experimentar o óleo de coco!
    Gosto sempre de vir aqui. É uma motivação e aprendo sempre!
    Beijinhos. Boa quarta.
    Sarinha,
    www.noconfortodaminhacozinha.com

    ResponderEliminar
  7. Olá avelã,

    Adorei este post, essencialmente pelas imagens e por descobrir novos produtos que desconhecia!!! Ou que conhecia porque já falaste imenso deles, mas assim em fotos é bem mais explícito :-) Boa ideia que tiveste. E gosto quando especificas as fontes nutricionais (fonte de proteína, de gordura...) Gosto de estar informada acerca disso e de ir aprendendo.
    Vou ficar atenta ao presunto, porque realmente esse parece ser o mais natural possível, vou ver se consigo encontrar...
    O atum já à imenso tempo que em minha casa só entra ao natural (marca pingo doce) é sem dúvida uma excelente escolha!!!
    Fiquei curiosa com o cacau, para ser usada como especiaria nas comidas salgadas? normais? não dá sabor doce, a chocolate??? Não é o típico cacau que se compra (mesmo sem ser biológico)?

    E as cebolinhas (oh desilusão...) tu gostas disso? :-) Isso não vale, não são cebolas reais eheheheheh! Bom é comer cebolas mesmo, daquelas bravas de fazer chorar!!! Tou de brincadeira obviamente, mas por acaso não gosto desse género de conservas em vinagre (nenhuma mesmo)...

    Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto do cacau é uma regra do whole30, relativo àquilo de não se puder fazer combinações (panquecas, mousses, bolinhos) com os ingredientes permitidos. O cacau é o mesmo e sabe igual aos outros (ou parecido), mas estando no whole só se pode usar para coisas como cozinhar "comida" (menos frequentemente) ou (mais frequentemente) colocar em banana, por exemplo, já que também funciona como especiaria :) A menos que se faça uma mousse de banana e cacau :P
      Eu gosto de pickles, por isso é que comprei para experimentar, mas depois de ver a cara da minha avó (cobaia, avó-cobaia) a comer aquilo nem tive coragem. Ficou muito ácido :P
      Mas olha que as outras bravas não são tão melhores! No outro dia tinha umas biológicas muito pequeninas e achei giras para pôr no prato, mas depois de comer quase que cuspia fogo :P A sério, acho que me queimou a garganta :P
      Beijinhos :D

      Eliminar
    2. Só reparei agora, que horror :P *poder!

      Eliminar
  8. Olá Avelã: tantas sugestões boas! Gostava de provar esta manteiga de amêndoa e a de caju. Por aqui não se encontram. Que pena!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Desculpa a pergunta, mas o que é Whole30 ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um programa de hábitos alimentares. Durante 30 dias é suposto ter-se uma alimentação saudável bastante restrita. Podes consultar as regras e objectivos no site oficial, eu já fiz vários posts sobre isso. Este é o mais explicativo: http://cremedeavelas.blogspot.pt/2015/03/whole30.html#comment-form

      Eliminar
  10. Uma vez comprei manteiga de amendoim integral (é novidade por aqui) e olha... com pão de forma e geleia caseira, que coisa boa! Nunca provei dessas outras, são bem mais caras, papo de mais de 20 reais o potinho pequenino. Também tô sem processador, teria nem como fazer, se quisesse. Já o óleo de coco, eu não gosto não. Não pra fritar! Acho o cheiro dele aquecido t e r r í v e l. Detesto.

    Que engraçado! A latinha de atum daí parece a nossa de sardinha, até achei que fosse. A daqui é redondinha. (Também não sei se tão todas né...) E os daqui tem conservante, se não me engano. Mesmo assim, adoro, prático pra caramba. E adoro sardinha ao molho de tomate.

    Que "giro" esse concentrado de tomate! :D Adorei a embalagem. Nunca vi nada parecido.

    Aqui cacau é relativamente barato, se você comprar num empório de produtos naturais a granel. (Amo essas lojas!)

    Tem razão, os potes bons não são pra congelar :P Sempre deixo cair e quebrar! Paft! (Não conheço bem onomatopeias haha) Acho legal congelar coisinhas pra ser tipo sobremesa. Já vi gente congelando uva, deve ser legal, tipo com as passas, afinal... :P Já congelei abacaxi e fica igual um picolé, gosto muito! Bananas também. Aaaah, bananas... ♥

    Você conhece o Cebolinha! ^^ Nunca parei pra pensar se teria turma da Mônica aí!

    Cajuuuuuuu! :D :D :D :D Também amo caju, acho que é minha castanha favorita! Com sal, sem, torrada, crua... Hmm... Geralmente compro torrada sem sal, mas dessa vez comprei crua, porque tava bem mais barato! ;D (Também a granel!)

    ;) Beijinhos, Avelã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manteiga de amendoim integral? Que giro :P tem a pele ou assim?... Soa muito bem :D nestes pacotes de 1kg é barata, mas de resto a manteiga de amendoim 100% amendoim custa um balúrdio :P
      Sem processador :( é uma tristeza! Mas dá para fazer com a varinha mágica!
      A sério? E é de qualidade? Acho que se nota uma grande diferença entre óleo de coco de menor ou maior qualidade. Eu gosto dele, aquecido ou não. Gosto de fritar com ele. Especialmente abacaxi ou banana! E não acho que cheire :P
      Aqui as latas redondas são raras... mas é giro :P
      Haha :P adorei o pormenor de usares «giro». É engraçado que não usem a palavra. :P
      (Eu acho que não conseguia viver sem ela...)
      Também achei o concentrado engraçado :D acho que deixo de achar no dia em que trocar com a pasta de dentes ;)
      Também encontro cacau baratinho, especialmente do magro. Mas eu gosto mais do puro, não «reduced fat». :P
      Estou sempre a derrubar coisas no congelador. Aquilo é um equilíbrio frágil... :P
      Acho que «paft» fica muito bem. Eu diria «splat», mas estive a montar um videozinho com sons infantis durante 2 horas por isso posso não ser o sujeito mais imparcial.
      Eu gosto imenso de congelar fruta desidratada :D fica com textura de goma :P às vezes faz é um bocado de impressão porque é muuuito doce. Não como gomas há algum tempo, mas parece mais doce do que gomas. :P
      Já congelei uvas também :D é um bocadinho mais estranho. Mais... congelado. :P
      Tenho de congelar ananás, nisso nunca pensei :P haha
      (Por acaso até já congelei. Mas desidratado. Estou a transformar-me num congelador! :O)
      Siiim, a turminha da Mónica! A minha prima tinha uma colecção e eu gostava imenso de ler :P não é muito popular, mas era vendido em brasileiro nalguns quiosques. Eu tinha alguns :)
      Que giro :D também adooro caju :D e é o meu fruto seco preferido, também. Tão bom! Cru ou torrado sem sal. Das duas maneiras... é perfeito :D
      Beijinhos :)

      Eliminar
  11. Adoro o óleo de coco, uso em imensa coisa!

    ResponderEliminar
  12. Tenho que experimentar óleo de coco =)
    Adoro cajus e cebola também.. assim caramelizada ai ai... =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Acho sempre muito interessantes este tipo de posts, pois ficamos a conhecer sempre ingredientes novos e fazemos novas descobertas. Deixo um aviso, o cacau puro, em pó, da marca Valor, está à venda no Continente, em promoção, por 2,39€.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Querida, podes dizer-me quanto tempo demorou a tua encomenda da MyProtein a chegar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uns 3-5 dias :) na última foi 3, na primeira vez apanhou o fim-de-semana e foi 5.

      Eliminar
  15. Já agora, essas passas não têm óleo vegetal ou algo assim? é que ainda não encontrei nenhumas que fossem só passas :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já encontrei umas no Lidl só com passas mesmo! Estas têm 1% de óleo vegetal. Também já procurei e não encontrei sem, como quase nunca como compro na mesma. Mesmo fruta desidratada é raro encontrar sem «extras»... Por isso não compro. Só estas de vez em quando, que têm pouquinho :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t