Avançar para o conteúdo principal

Pipocas de Maçã (Crocantes e Caramelizadas) (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegan)


Não tenho grande experiência no que toca à filmografia. Muito raramente vejo filmes, as séries que vejo são sempre as mesmas e além disso não há grande coisa a relatar.
Tirando os trailers e publicidades por que passo a toda a hora nas paragens de autocarro (looking at you, Mad Max), os filmes do momento passam-me ao lado. Há séculos que não vou ao cinema, o que pode ou não estar relacionado com o preço exagerado que se tem de pagar para ver algo que se poderá ver de graça pouco tempo depois. 
Mesmo quando aparecem na televisão é pouco usual ver filmes. Nunca vi nenhum daqueles de Natal do início ao fim (devida excepção feita ao do Ruca, entenda-se), embora acumulando cada minuto de atenção talvez dê para reconstruir o Sozinho em Casa transmitido até à exaustão, e de resto com as gravações é muito raro ver televisão em tempo real (a importância de poder passar os anúncios à frente!). 
Quando fui de férias, como puderam ver pela publicação que fiz, comecei a ver a série de episódios do Death Note - as expectativas, considerando toda a adoração em volta do mundo do anime, eram altas, mas mesmo assim foram superadas. Agora que acabei, posso recomendar imenso - acho que nunca vi um programa com um enredo tão bom, personagens tão adoráveis e bem caracterizadas ou expressões tão reais (reparem no quão excecional é um programa dentro deste estilo de animação superar neste último aspeto os concorrentes 'normais') - sem mencionar lavagens de pés constrangedoras e simbólicas. E resta-me esperar que o próximo (recomendam algum? Já tenho uns 20 a competir pelo lugar) seja tão bom como ou melhor que (difícil) este. 
Caso ainda tenham dúvidas quanto a ir ao cinema ou ficar em casa a ver anime, deixo-vos estas pipocas. Façam, sentem-se no sofá ou no puff e assistam a um maravilhoso episódio da série. E vejam se não atraem nenhum Shinigami com os pedacinhos de maçã...






Pipocas de Maçã (Crocantes e Caramelizadas) (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegan)
Para 6 doses

Ingredientes:
[  2 colheres de sopa de azeite
[  60g de milho para pipocas (só milho, sem açúcar ou outros ingredientes) 
[  50g de Fruut (maçã desidratada) (usei de maçã vermelha) (opcional)
[  100ml de mel (130g) (ou maple syrup, para a versão vegan)
[  50ml de sumo de maçã (preferencialmente 100% maçã)
[  60g de manteiga de caju cremosa (ou de outro fruto seco, como amendoim)
[  1 colher de chá mal cheia de canela (opcional)
[  1 pitada de sal (opcional) 

Preparação:

Para as pipocas
| Colocar o azeite e alguns (pus 3) grãos de milho no fundo de um tacho grande. Levar ao fogão a lume médio (com a tampa). 
| Assim que os 3 grãos de milho tiverem rebentado, adicionar todos os restantes, tampar de novo, agitar para distribuir e levar de novo ao lume.
| Quando, após uns minutos com muitos estouros seguidos, deixar de se os ouvir, desligar o lume, agitar a panela, esperar cerca de 30 segundos e transferir as pipocas para um recipiente, descartando o milho que não tenha rebentado. 

Para o caramelo e a finalização
| Ferver o mel com o sumo de maçã num tacho pequeno durante 2 minutos.
| Fora do lume, acrescentar a manteiga de caju (ou outra), a canela e o sal e mexer bem (pode ficar com pequenos "farrapos" da manteiga de fruto seco, resolve-se no passo seguinte). 
| Levar a lume brando e deixar ferver durante mais cerca de 2 minutos, até engrossar, ficando homogéneo e ligeiramente pegajoso.
| Retirar do calor e mexer até arrefecer um pouco. 
| Misturar com as pipocas a maçã desidratada.
| Verter o caramelo para o recipiente com as pipocas e envolver uniformemente.
| Distribuir as pipocas por um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, numa camada com a menor sobreposição possível, e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos ou até estarem crocantes e douradas (ficam ainda mais crocantes ao arrefecer).


Eu sei que 'as pipocas podem ser saudáveeeis' já é cliché, MAS, admitamos, não são propriamente as boas velhas pipocas com caramelo. Eu gosto muito delas ao natural no microondas, mas são bastante diferentes e eu queria recriar as pipocas caramelizadas, doces e crocantes de forma saudável. Acho que posso declarar o sucesso!
Não tinha nenhuma fonte de gordura interessante para o caramelo, por isso acabei por usar a manteiga de caju, meio a medo, e ficou meeesmo muito bom. Consegui, ainda assim, escapar à tentação de lhes chamar «Pipocas de Maçã e Mel com Manteiga de Caju, Canela e Caramelo», o que faria desta receita um prato praticamente gourmet e, mais importante, com uma sequência gira de iniciais.
Ficaram maravilhosas, com um gosto leve a maçã, docinhas, muito estaladiças e com sabor delicioso a caramelo. Até acho melhores que as do cinema, que me desiludem sempre, e menos enjoativas.
São, ao contrário do que possa parecer, muito simples de fazer - o ideal para uma tarde de cinema!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 163kcal
Proteínas: 2.2g
Hidratos de Carbono: 24.2g
-       Dos quais açúcares: 18.8g
Lípidos: 7.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.3g
Fibra: 0.5g
Sódio: 4mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 50g, 1 dose ou 1/6 da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Mas que aspecto!! Parece que consigo ouvir o som crunch quando imagino a trincar!! Saudável mas muito guloso!! Ah e eu sou apologista do xarope de Acer, adoro o sabor! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Às vezes faltam-me ideias para as pipocas, vou ja meter na lista! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uau...que delícia!
    Adorei essa novidade, agora vou deixar minhas pipocas ainda mais gostosas!
    Obrigada pela partilha dessa receita maravilhosa!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  4. Menina do céu, essa pipoca deve ficar mesmo deliciosa demais!
    Hummm, adorei!
    Bjsssss amiga e uma semana muito abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  5. Uma receita muito interessante e que deve ser mesmo boa. Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz com caramelo. Agarro, tacho com óleo e elas lá dentro aos pulinhos. Feitas e um pacote de açúcar e chega =P

    Essas de pacote, do microondas, por acaso não aprecio muito.
    Essas tuas, mesmo assim têm bom aspecto! =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Olá Avelã!!
    Adoro me jogar no sofá para assistir a um bom filme junto de um baldinho de pipoca! rsrs
    Assim como a sua nunca vi, só comi mesmo as versões de caramelo e groselha! Preciso definitivamente experimentar essa sua receita!!
    Beijos mil e ótima semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
  8. Olá, tudo bem? Fiquei com água na boca de ver essa pipoca caramelizada ( mas ficarei na vontade porque começarei dias de comidinhas saudáveis) parecem tão crocantes! Eu já sou vidrada por filmes e séries, essa é uma que irei assitir certamente, não conhecia e já li sobre o enredo e tal, obrigada pela dica!
    Tenha uma abençoada semana!
    Beijos,
    Aminah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode não o ser tanto como bróculos cozidos, mas a receita está feita para ser mais saudável, com ingredientes relativamente naturais, bem como menos açúcar e gordura do que as tradicionais! ;)
      Obrigada :)

      Eliminar
  9. humm adoro pipocas e eu adoro filmes :D ótima combinação :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  10. Essas pipocas ficaram excelentes!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  11. Olá pipoca, ir ao cinema é bom, mas considero um programinha para ser feito assim de longe a longe (no meu caso) porque é caríssimo e como dizes e bem, para ver um filme que passado um tempo se vê gratuito. Além de que em casa é muito mais acolhedor de se ver um cineminha... Uma mantinha nas pernas, umas pipocas caseiras, ou um gelado e desfrutar do silêncio e do filme... Há lá coisinha melhor! Esta tua sugestão parece-me muito bem, as tuas pipocas parecem realmente caramelizadas, crocantes e apetitosas :-) Eu sou mais simplista no que toca a pipocas até porque já disse que eu e o caramelo caseiro damos-nos mal :-( Mas essas dão mesmo apetite de fazê-las só pelas fotos... Beijinhos grandes e boa semana***

    ResponderEliminar
  12. Minha linda, comeria sim, comeria muitas, provavelmente comeria todas, mesmo sem filme.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Dicas maravilhosa amei blog lindo sucesso seguindo,
    tenha uma semana abençoada.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Mais uma sugestão bem interessante, diferente e deliciosa, Devem ser ótimas a avaliar pelo aspeto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá querida Avelã, para não perder o costume ando meio sumida da blogsfera, independente da minha vontade, há muito que se fazer e não temos como fugir, porém, sempre que posso venho visitar as amigas e vossos blogs que gosto tanto.Eu adoro assistir filmes, novelas e seriados. Já foi o tempo que gostava de ir ao cinema, agora estão cada vez mais caros, e sempre acabamos comprando pipoca e refrigerante. Quando vamos fazer as contas, até assustamos. Prefiro atualmente assistir a filmes em casa no conforto do lar, sem gastar muito, e essa sua sugestão me deu água na boca, fico a imaginar o sabor que ficaram essas pipocas, além de um aspecto lindo. Adorei a receita. Beijinhos, ótima semana, obrigada pelo carinho sempre presente em meu cantinho

    ResponderEliminar
  16. Mas que bela ideia!!! Devem ficar super saborosas ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Nem imaginas o quanto adorei este post!!!!
    Primeiro porque adoro pipocas, sou louca por elas. Tenho uma receita que talvez gostes e é diferente do normal Deixo-te aqui o link http://nemacreditoqueesaudavel.blogspot.pt/2012/10/pipocas-de-arroz.html
    Segundo porque sou como tu em relação aos filmes... não consigo ver nenhum até ao fim ( o meu namorado diz que o sofá deve ter picos...)
    E terceiro... céus... não imaginas o quanto adorei o Death Note!!!! Que bom que gostaste! Já vi a série várias vezes e há sempre algum pormenor que nos escapa. Brilhante!!!
    Se te posso recomendar algum anime assim tão bom... não me parece... sou fã de anime e acho que nunca vi nada tão fantástico.

    ResponderEliminar
  18. Que espectaculo!!!!!
    Amei!
    Beijinho e Boa Semana ♥

    ResponderEliminar
  19. Uau!! Que bela ideia :P

    Adoro um bom filme e umas pipocas!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Primeiro: é melhor nem falamos dos preços dos bilhetes porque aquilo é um exagero descomunal. eu gosto muito de ir ao cinema, mas o preço dos bilhetes não me deixa ir mais vezes, e verdade seja dita, às vezes antes do filme estrear já o consegues ver em casa. Não substitui o cinema, mas pelo menos não esvazia muito a carteira :P
    Segundo: porque raio não fazes tu receitas de coisas que eu não gosto? a minha segunda fruta favorita é maça (a primeira é melão) e pipocas são só o melhor snack que existe. nunca me tinha lembrado desta combinação :D
    Acho que já te tinha dito que tinha provado maça desidratada e que não tinha ficado fã (até fiz umas barritas de cereais com elas). Mas não sei… qualquer coisa me diz que talvez nas pipocas fiquem mais do meu agrado :) um dia destes quando for às compras e apanhar uma promoção jeitosa desta tal fruta desidratada vou dar-lhe uma segunda oportunidade. Maaassss… nada me vai impedir de experimentar esta receita sem a maça desidratada! Melhor dizendo… nada me impediu ihih é que já experimentei :P espera não possa dizer que fiz bem como tu, porque também não utilizei a manteiga de um fruto seco (ainda não me atrevi a experimentar de novo a manteiga de amendoim, sou uma covarde eu sei :P). mas manteiga de caju cheira-me bem :) fazes em casa ou compras? se fizeres em casa é da mesma forma que se faz a de amendoim? muy perguntas eu sei :P
    mas voltando às pipocas, tenho mais uma confissão. fiz batota em mais uma coisa, é só mais esta juro. a minha batota foi que fiz as pipocas na máquina. se gostares muito de pipocas acho que deves começar a pensar em pôr na lista para o natal uma máquina de pipocas. a sério aquilo é muito bom. comprei a minha já há uns 5 anos numa promoção no lidl e está no meu top 5 das máquinas para a cozinha :D
    aquilo é só pôr o milho, ligar e esperar dois minutinhos e pimpa, tens uma taça cheia de pipocas. eu quando comprei, na minha santa ignorância, pensava que punha milho, açúcar e óleo e saíam aquelas pipocas deliciosas (já agora, e sem exageros, o meu pai faz as melhores pipocas do mundo - eu já sei o segredo, mas nunca saem tão boas como as dele. até temos um tacho aqui em casa de propósito para as pipocas :D ihih), mas não aquilo é só mesmo o milho. resultado: comecei a comer pipocas assim, simples, sem nada de nada. e não é que gostei? hora da história: quando comprei a máquina, e digo novamente, sem exagerar, todos os dias fazia pipocas para a minha mãe levar para o trabalho. era o snack dela. comecei por fazer o equivalente a um balde médio do cinema, ela levava e ia comendo durante o dia. de inicio todos os colegas se riam por ela levar pipocas simples: “isso assim não tem jeito nenhum, e bla bla, com açúcar é que era, bla bla…”. mas sei te dizer que passado umas semanas eles começaram a mandar pacotes de milho para eu fazer pipocas para eles. resultado: a minha mãe ia todos os dias carregada com sacos cheios de pipocas trabalhar. mas adiante, aqui em casa todos gostamos muito de pipocas, a minha mãe é a mais viciada (se deres uma espreitadela ao post que fiz sobre o natal passado vais comprovar isso :P) e a máquina das pipocas foi mesmo uma compra fenomenal. Continua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, desculpa lá pôr-te a fazer tantas receitas :P
      Adoro manteigas de oleaginosas e usei em substituição de coisas menos saudáveis. Resultou muito bem, nem estava à espera! Tenho de fazer essa versão sem manteiga de caju :) Deve ter ficado muito boa! :D
      Eu comprei a manteiga online na myprotein, até fica mais barato... Mas é muito fácil de fazer em casa, é mesmo da mesma forma que a manteiga de amendoim :) Não te preocupes com as perguntas!
      Fazer as pipocas na máquina não é batota! É mais profissional e tudo :P O Lidl com as suas máquinas aleatórias e ocasionais vai dando jeito! Tenho de estar atenta a essa das pipocas. Faço sempre no microondas, mas demora bastante tempo. Isso facilitar-me-ia bastante a vida. :P
      (Por acaso desta vez fiz na panela e foi mesmo esperar 2 minutos, bastante simples. Agora que me lembro a minha avó recebeu uma máquina dessas há uns tempos e DEU-A. #familyproblems :P)
      Haha, é a história da minha vida relacionar pipocas às doces e caramelizadas do cinema. Experimentar as sem nada é estranho, mas eu gosto bastante! São viciantes :D
      É um bom snack. A minha avó adora, eu de vez em quando faço-lhe e ela fica toda contente! Gostou imenso destas também :)
      Isso de a tua mãe levar pipocas para o trabalho é hilariante! A sério, estou a ver toda a gente com um balde de pipocas. Que engraçado :D Aquilo não é pesado, mas é tão volumoso que transportar não deve dar muito jeito. Podia levar a máquina, assim tinha-as quentinhas... Haha :P
      Demorei a encontrar o post, mas já o vi. Em minha defesa, tens imensos posts sobre o Natal e este é em Fevereiro, por isso a demora está justificada :P De qualquer maneira, valeu totalmente a pena porque deparei-me num outro post com gorros de Natal para a Shizuka e o Nobita. Que. Ótima. Ideia. :D
      ...Continuando, acho que já percebi que a tua mãe gosta imenso de pipocas! É um bom vício :P Quando vou ao supermercado esqueço-me quase sempre de onde elas estão, é uma seca. Adorei a parte das luvas, tipo 'I'm gona kick all that kernel out of you!' :P
      Com chocolate negro deve ficar tão bom! Que ótima ideia :D
      Shinigami são os Deuses da morte na mitologia japonesa. Se gostaste do nome, olha só esta figura, é adorável:
      http://th-sharoon.deviantart.com/art/Death-Note-Shinigami-Ryuk-285413389
      (Não pesquises por Sidoh por favor, arruina a credibilidade da 'raça' :D)
      http://pt.deathnote.wikia.com/wiki/Rem
      Não és nada uma chata! Receber os teus comentários é sempre agradável. E não te preocupes com isso, não és de todo obrigada a comentar!
      Obrigada pelo(s) comentários e desculpa o meu alongamento :P

      Eliminar
  21. Continuação:
    além disso como já deves ter reparado, sou ligeiramente viciada em filmes e séries por isso pipocas sabem sempre bem e para não variar adorei esta receita. mesmo sem a fruta desidratada e a manteiga ficou uma maravilha. nunca me tinha lembrado de tal coisa.. mas é uma óptima ideia! Deixei à mesma a receita na lista para fazer porque quero experimentar a versão completa:)
    houve um semestre qualquer que na época de exames só me apetecia comer coisas doces e então fazia as santas pipocas na máquina e depois derretia chocolate preto no microondas com um bocadinho de leite e envolvia as pipocas naquele molho. também era tão bom!
    Quanto ao Death Note ainda não vi. Já tenho aqui 2 episódios guardados no pc, mas ainda não comecei a ver - tenho literalmente 52 séries para pôr em dia.
    Agora e muito importante: Shinigami! Não faço a mínima ideia do que seja, mas adorei o nome. Bolas, os meus pássaros bebés já estão todos batizados senão já tinha um Shinigami voador.
    (P.S.: sou uma chata, escrevo sempre testamentos:P)
    (P.S.2: já não vinha comentar há muito tempo porque tenho chegado super tarde do trabalho e não tenho tempo para nada. depois para ajudar apanhei uma valente constipação que me lixou o esquema todo :D)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t