sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Arroz Thai com Brócolos e Couves-de-Bruxelas (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Como disse no post que fiz na terça-feira, esta semana voltei a optar pelo arroz como acompanhamento para a semana. Continuo sem grande tempo, por isso quis fazer uma coisa mais simples, e já estão fartos de saber qual é a minha 'coisa mais simples' preferida. ;)
Desta vez, para variar, fiz um arroz mais 'meladinho'. Para quem não sabe, 'meladinho' significa menos solto, mais 'colado' - pensei que toda a gente usava essa expressão, mas esta semana perguntaram-me o que é que significava :P
Além do arroz fiz tiras de peru com cogumelos, também da maneira mais básica possível. Posso dizer como fiz no post que farei domingo acerca das refeições que preparei, já que algumas pessoas pediram receita (embora seja mesmo muito simples)!
Entretanto fica a receita do arroz :)





Arroz Thai com Brócolos e Couves-de-Bruxelas (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)

Ingredientes:
[  200g de arroz thai jasmine
[  800ml de água (+ a necessária para demolhar o arroz)
[  500g de brócolos
[  100g de couves-de-bruxelas (usei congeladas)
[  Sal (a gosto; usei cerca de 1 1/2 colher de chá)
[  1 dente de alho
[  1 folha de louro
[  1 pedaço de casca de limão

Prepração:
| Demolhar o arroz durante cerca de 2 horas.
| Picar grosseiramente os brócolos e as couves-de-bruxelas.
| Escorrer o arroz e misturar com ele o sal, os brócolos e as couves-de-bruxelas.
| Ferver no tacho onde se vai cozinhar o arroz os 800ml de água com o alho, o louro e o limão. Retirar estes três ingredientes e juntar o arroz misturado com os vegetais, tampando o tacho.
| Deixar cozer durante cerca de 10 a 15 minutos (depende do lume e da vossa preferência; podem ver como está ao fim de cerca de 10 minutos, e deixar cozer mais um pouco se necessário).



Eu normalmente sou da 'team' arroz seco e solto, mas apeteceu-me variar esta semana e pareceu-me que um arroz de brócolos e couves-de-bruxelas mais molhadinho resultaria bem. Não estava enganada, a textura combinou muito bem com o sabor dos brócolos e das couves-de-bruxelas! Se são fãs de arroz com este tipo de vegetais experimentem, apesar de muito simples não vai desiludir :)
Usei poucas couves-de-bruxelas porque ainda estou na fase de adaptação :P Mas ultimamente tenho gostado de as incluir na minha alimentação, e por acaso acho que o sabor ligeiramente amargo resulta bem aqui! Se não gostarem podem omitir, claro - e se gostarem muito podem aumentar a quantidade :P
Adaptando tempos de cozedura, podem usar outros tipos de arroz. Os meus preferidos são thai ou basmati, mas neste caso o arroz thai resulta particularmente bem, uma vez que o basmati é mais fino e fica melhor se for feito mesmo seco (pelo menos eu acho). :)

1 comentário:

  1. Olha, é uma boa maneira de comer assim legumes misturados, para o pessoal que não gosta =p

    Beijocas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...