Preparação de Refeições #10 - Tiras de Peru com Cogumelos e Arroz de Brócolos com Couves-de-Bruxelas
Desta vez a minha internet não decidiu tirar o fim-de-semana, por isso deixo hoje o post acerca das refeições que preparei a semana passada :)
Tinha planeado fazer algo mais elaborado, mas entretanto mudei de ideias e decidi fazer uma coisa mesmo rápida, porque precisava de todo o tempo possível para estudar. Até acaba por ser um bom exemplo de como vale a pena preparar as coisas antecipadamente - podia não ter feito nada esta semana, mas na verdade ia acabar por perder ainda mais tempo a pensar no que fazer e preparar cada refeição, sendo que possivelmente acabaria a comer coisas de que gostava menos (e talvez menos saudáveis). Assim perdi pouco mais de uma hora a preparar tudo, e pelo menos uma refeição por dia ficou garantida sem preocupações!
Optei pela comida saudável de desenrasque universal - peru com cogumelos e arroz. Além de serem ambos muito simples de fazer, o arroz já tem vegetais incluídos. É uma estratégia conveniente, uma vez que se evita fazer uma fonte de hidratos e uma de vegetais em separado :)
Close-up do arroz - publiquei a receita esta semana! |
Estava com algum receio que o arroz não ficasse tão bem aquecido por ser mais 'melado' e menos seco, mas na verdade ficou ótimo! Além de o sabor ser delicioso, o arroz não se desfez nem ficou empapado :P
O peru :) Tenho de me conter para não escrever frango, como costumo usar frango engano-me sempre :P |
Algumas pessoas pediram receita, e como novamente não acho que se justifique fazer um post em separado vou dizer aqui como fiz.
Primeiro cortei peito de peru às tiras e temperei com um pouco de sal. Depois untei o tacho da imagem acima com um pouco de azeite e fui colocando as tiras de carne até cobrirem o fundo, sem se sobreporem; assim que ficaram tostadas do lado de baixo, virei-as ao contrário e deixei dourar novamente. Repeti o procedimento até o peru acabar, adicionando mais azeite à medida que foi necessário, e fui transferindo o que já estava pronto para um recipiente, escorrendo qualquer água que tivesse.
Claro que podem cozinhar o frango todo de uma vez, mas eu prefiro fazer assim porque, além de garantir que toda a carne fica tostada uniformemente, faz com que esta não fique com tanta água. Odeio quando cozinho muita carne de uma vez e ela acaba por cozer na própria água, a menos que escorra o tacho a cada cinco segundos - depois parece-me que fica a saber a canja, e já sabem que odeio canja porque estou sempre a dizer a mesma coisa :P
Mas pronto, caso não sejam uns iluminados como eu e não se importem já sabem que podem sempre cozinhar a carne toda de uma vez.
Já com todo o peru preparado e reservado, voltei a colocar azeite no mesmo tacho e uns dentes de alho picados. Depois deixei o alho alourar a lume médio e juntei cogumelos (usei de lata), deixei saltear um pouco e por fim adicionei o peru previamente cozinhado. Salteei um bocadinho mais, temperei com mais sal e manjericão, orégãos e salsa e ficou pronto!
Já no prato :) |
Admito que esta semana, parte por falta de tempo parte por excesso de preguiça, não fiz nenhuma refeição minimamente diferente: comi sempre um prato igual ao da foto acima. De qualquer modo, estava delicioso :P
E hoje era só isto que queria partilhar. Talvez seja uma sugestão demasiado óbvia e básica, mas fica a ideia de qualquer maneira, para quem precisar de preparar umas refeições rápidas, saudáveis e deliciosas :)
Bem bom =)
ResponderEliminarEu estou sempre a fazer assim a carne. Aliás, deve ser o que gasto mais, cogumelos e milho! =P
Beijocas