sábado, 24 de novembro de 2018

Pescada Panada no Forno (Saudável, Sem Lactose)


Para além das courgettes recheadas, estes cubinhos de pescada panada foram a escolha para as refeições da semana que passou. A ideia era fazer uma pescada crocante do género da que se costuma comprar pré-preparada e congelada, mas com menos aditivos, e resultou muito bem!
Fica a sugestão para prepararem amanhã, caso queiram também fazer marmitas deste género para a semana. Deixo apenas cerca de 1/3 da dose que fiz, porque penso que é mais prático - mesmo assim ainda dá para umas 3 doses. Caso queiram que dê para mais refeições, basta multiplicarem as quantidades :)





Pescada Panada no Forno (Saudável, Sem Lactose)
Adaptado daqui
Para cerca de 3 doses

Ingredientes:
[  500g de medalhões de pescada (usei congelada, e deixei a descongelar no frigorífico de um dia para o outro)
[  Sal (a gosto)
[  Manjericão (a gosto)
[  Sumo de limão (a gosto)
[  50g de flocos de centeio e aveia sem açúcar*
[  1 colher de sopa de queijo ralado (omitir para a versão sem lactose)
[  1 colher de café de raspa de limão
[  2 colheres de chá de azeite 

Preparação:
| Cortar os medalhões de pescada em cubos e temperá-los com sal, manjericão e sumo de limão.
| No copo de um processador ou liquidificadora, triturar os cereais. Transferir para um recipiente pequeno e juntar o queijo ralado, a raspa de limão e o azeite. Temperar também com um pouco de sal e manjericão e misturar bem.
| Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal. Panar cada cubo de pescada com a mistura dos cereais e colocar no tabuleiro. Colocar o que sobrar da mistura por cima do peixe.
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 25 minutos, ou até que o peixe esteja cozido e a crosta ligeiramente crocante.

*Refiro-me a estes, da EU Nutrition; normalmente podem comprá-los com 15% de desconto usando o cupão euavela15, mas até amanhã devido à Black Friday o desconto é de 25% (o cupão é o mesmo). Podem substituir por outros cereais, desde que não sejam doces!


Para além da textura, que ficou muito agradável, achei o sabor da pescada ainda melhor do que estava à espera! Ficou com um aroma maravilhoso a manjericão e limão, nem imaginam o cheirinho quando saiu do forno :)
É uma forma interessante de comer peixe, mesmo para as crianças, que normalmente não acham tanta piada a peixe cozido ou grelhado. Experimentem :D
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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 185kcal
Proteínas: 28.6g
Hidratos de Carbono: 13.7g 
-       Dos quais açúcares: 0.3g
Lípidos: 4.7g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.5g
Fibra:  7.2g
Sódio:  389mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 5 cubos ou 1/3 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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1 comentário:

  1. Tenho que arranjar uma maneira, talvez a tua, de fazer panados de pescada. É que o meu marido não vai muito à bola com isto =/ e eu adoro!

    Beijocas

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