Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #9 - Tortilhas de Batata-doce e Arroz Basmati de Pimentos



Eu sei, eu sei, é uma vergonha atrasar-me dois dias a publicar o post de preparação de refeições do costume, especialmente depois de tantas semanas a publicar religiosamente aos domingos. No entanto, a culpa não foi minha - estive sem internet o fim-de-semana todo (ponto positivo: sobrevivi), por isso não pude mesmo fazer o post antes. Espero que me perdoem. ;)


Na semana que passou a escolha recaiu sobre tortilhas de batata-doce e arroz de pimentos. É literalmente outra vez arroz (e esta semana voltei a fazer arroz, ainda que diferente), mas como já referi como este é extremamente prático gosto de recorrer a ele em alturas mais atarefadas. Além disso, ando entusiasmada com a adição de vegetais ao arroz, e quero sempre experimentar novas combinações :P

Publiquei a receita na semana passada

Ficou muito soltinho!
Como se arroz com pimentos e a cor dada pelas especiarias não fosse suficientemente adorável, ainda usei uns minipimentos tricolor. :)

Comprei no Lidl
Eu não resisto a vegetais miniatura - também adoro os pepinos mini e tomates cherry! Além da cor adorável, estes pimentos são bons para incluir no arroz por serem mais 'delicados': os pedaços não ficam tão grandes e o sabor é mais leve :)

Adoráveis
Quanto às tortilhas de batata-doce, utilizei uma receita antiga (aqui). Apenas a fiz em maior dose, e para ser mais prático usei a frigideira enorme do costume, que me permitiu fazer mais de meia dúzia de uma vez. Isto mostrou-se bastante útil, visto que fiz cerca de 50 no total :P Ficaram mais fininhas do que as que costumava fazer, porque antes usava uma frigideira pequena e como só fazia uma de cada vez dava para colocar massa até ficarem altas. No entanto, ficaram igualmente boas, e acabei a perguntar-me porque é que não faço mais vezes esta receita - sim, mesmo depois de a comer a semana toda :P

Adoro o padrão tostadinho :)
Por fim, deixo sugestões para as refeições em si. Optei por adicionar sempre algum tipo de vegetais, visto que o arroz e as tortilhas praticamente não têm nenhuns:

Com tomates cherry

Com rabanetes e pepinos mini (eu avisei que adorava vegetais mini!)

E por fim, com palitos de cenoura (crus)
Há, claro, muitas mais opções de vegetais que facilmente se adaptam aos gostos de cada um. Eu escolhi coisas muito simples e cruas, porque me dá jeito ter tudo pronto em poucos minutos, mas também podem fazer vegetais assados, salteados, cozidos... E podem até preparar com antecedência, em conjunto com o resto!

Como já é hábito, comi refeições deste género 5 vezes ao longo da semana (1 vez por dia, ao almoço ou jantar durante os 5 dias úteis), aquecidas no microondas. Não me fartei nadinha, a comida estava mesmo boa :)

Espero que tenham gostado desta publicação tardia. Caso sejam adeptos da preparação de refeições adiantadas e já estejam a pensar no que vão fazer para a semana que vem, fica a sugestão!

Comentários

  1. Está com um belíssimo aspecto!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  2. Vou já ver essas tortilhas... Não me lembro de ver a receita e têm excelente aspecto!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Uma bela refeição ou refeições, no caso, e uma forma de facilitar a vida durante a semana! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Pode parecer que não, mas a dose de tortilhas que comi a cada refeição continha o equivalente a cerca de 2 ovos! Por outro lado, não sou daquelas pessoas que se recusam a juntar dois tipos de hidratos a cada refeição - se necessário, pode-se diminuir as quantidades, mas não vejo mal nenhum em ter 2 fontes de hidratos de carbono diferentes :)

      Não será a refeição mais proteica de sempre, e possivelmente não é uma escolha inteligente para quem está a seguir um regime mais restrito em termos energéticos, mas isso já depende de pessoa para pessoa e do resto da alimentação!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Bolo de Fécula de Batata (Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten, Sem Lactose)

Desde que descobri o xilitol e o eritritol que dou por mim a pensar aleatoriamente em receitas a transformar em versões sem açúcar. Recentemente lembrei-me do bolo de fécula de batata - uma sobremesa que além de simples e deliciosa não tem glúten, lactose, nem gordura adicionada, o que a torna o paraíso das pessoas com alergias/restrições alimentares. Apesar de tipicamente usar essa receita como base de bolos de aniversário recheados, desta vez optei por o deixar brilhar na sua simplicidade. Cozi-o um pouco menos, de forma a deixar uma camadinha húmida por baixo da superfície, e... O resultado está à vista: uma sobremesa tão simples quanto deliciosa, e surpreendentemente saudável. Hoje partilho a receita convosco, para que também possam desfrutar deste milagre dos doces :D Bolo de Fécula de Batata sem Açúcar Ingredientes : [  8 ovos [  250g de xilitol [  150g de fécula de batata Preparação : | Separar as gemas das claras. | Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gem...