Avançar para o conteúdo principal

Barrinhas de Cereais (Saudável, Sem Lactose)


Uma segunda receita de barrinhas de cereais, eu sei - isto vindo de quem há uns meses nunca tinha publicado uma receita deste género é algo inesperado. O que é que se pode fazer quando se é uma caixinha de surpresas, certo? :P
Desde que a EU Nutrition lançou a nova gama cereais que andava para fazer uma receita deste género com os cereais de mel (que são tipo cheerios, como dá para ver nas fotos). Acho sempre que os cheerios têm um ar adoravelmente festivo, e estes em especial são grandes e perfeitinhos; uns verdadeiros cereais-modelo, portanto. ;)
Sendo uma receita que não precisa de ir ao forno, não só é mais fácil de preparar como preserva a textura crocante dos cereais - e acreditem em mim quando digo que a dupla de texturas (a da parte tipo caramelo e a dos cereais) é qualquer coisa que merece mesmo ser preservada!




Barrinhas de Cereais (Saudável, Sem Lactose)
Adaptado daqui
Para 14 barrinhas

Ingredientes:
[  50g de cereais tipo cheerios (usei estes da EU nutrition; o cupão euavela15 dá-vos desconto + ofertas em encomendas no site)
[  120g de manteiga de amendoim suave (usei a da EU Nutrition; cupão euavela15,... já sabem a história :P)
[  120g de mel
[  2 colheres de sopa de leite (usei magro, mas pode ser qualquer um - incluindo vegetal, para a versão sem lactose)

Preparação:
| Colocar os cereais num recipiente médio e reservar.
| Num tacho pequeno, colocar a manteiga de amendoim e o mel.
| Levar a mistura ao fogão a lume médio/baixo, mexendo sempre, durante cerca de 5 minutos (no fim já deve começar a ferver).
| Retirar do fogão e adicionar o leite, mexendo vigorosamente.
| Juntar este preparado aos cereais e misturar bem. Colocar a mistura numa forma retangular pequena forrada com papel vegetal e levá-la ao frigorífico para solidificar (vejam abaixo mais detalhes sobre a conservação).
| Algumas horas depois, quando este tiver solidificado, cortar o preparado em barrinhas ou quadrados. Como disse, guardei no frigorífico, num recipiente hermético.



Quanto à preservação - eu coloquei as barras no frigorífico para solidificarem e depois também as guardei lá (num recipiente hermético), porque as fiz para comer em casa. Penso que nestas condições aguentam bem uma semana ou mais, mas não deu para testar porque desapareceram rápido :P 
Caso queiram usá-las como snack 'transportável', podem deixá-las solidificar à temperatura ambiente e embrulhá-las em película aderente (ou papel de prata) depois de cortar - não testei, mas parece-me que ficariam suficientemente sólidas e aguentariam uns dias. No entanto, mesmo embrulhadas em película aconselho-vos a guardarem as barrinhas num recipiente hermético, e apenas as tirar de lá quando saírem de casa, por exemplo.
Agora ao nível do sabor, não costumo usar negrito mas acho que se justifica o uso neste caso: as barrinhas ficaram maravilhosas (ainda fui mais além - negrito e itálico, só para verem o quanto gostei desta receita!). Eu não sou muito pessoa de barras de cereais (comia muitas em crianças, se calhar enjoei permanentemente :P), mas estas são mesmo um vício! A combinação de manteiga de amendoim com mel é incrível, e a dupla desse sabor e da textura tipo caramelo com pedacinhos crocantes (=cereais) pelo meio é ainda melhor. Para quem não gosta de mel, não usem essa desculpa - eu também não sou fã e não acho que se note o sabor, apenas dá um toque doce que, caso não tenha referido, combina na perfeição com a manteiga de amendoim... ;)
Claro que a nível de macronutrientes não é um snack fenomenal - tem pouca proteína e bastantes hidratos e gordura. No entanto, não é pior do que, por exemplo, uma barra de cereais de supermercado - e estas têm a vantagem de os ingredientes serem pouco processados, e de serem muito melhores (alerta subjetividade) :P
De resto, uma barrinha acaba por não ter grande representatividade na alimentação: se combinada com alimentos mais 'ricos' e adaptada às vossas necessidades, esta receita pode perfeitamente fazer parte de uma alimentação saudável (pelo menos na minha visão) :)
Desculpem lá o textão, uma pessoa entusiasma-se a falar de barras de cereais deliciosas e depois é isto :P
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma barrinha)
Energia: 92kcal
Proteínas: 3.0g
Hidratos de Carbono: 11.3g 
-       Dos quais açúcares: 8.3g
Lípidos: 4.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.8g
Fibra:  0.9g
Sódio:  20mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 barrinha ou 1/14 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Opá tão giras =)
    Sim, a comida para mim também é gira e fofa =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha e parece ser super fácil de fazer!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t