Avançar para o conteúdo principal

Rolo de Peru Recheado com Ovo (Saudável, Sem Glúten/Lactose)


Para 'elemento principal' das refeições da semana escolhi estes rolos de peru. Não me lembro bem, mas penso que antes só tinha feito rolo de carne uma vez, já há bastante tempo. Ocorreu-me fazer alguns como preparação de refeições desta semana, porque são práticos para fatiar e guardar no frigorífico :)
Inicialmente não tinha pensado nisso, mas quando comecei a ver sugestões de rolos apareceram-me alguns recheados com ovos cozidos e achei a ideia demasiado adorável para lhe resistir!
Para quem pediu, fica já aqui a receita. No Domingo publicarei o post habitual sobre toda a preparação, incluindo o que fiz para acompanhamento (já podem ver spoilers nas fotos ou nas redes sociais) :)





Rolo de Peru (Saudável, Sem Glúten/Lactose)
Para 3 rolos médios

Ingredientes:
[  1,1kg de peito de peru picado
[  2 ovos
[  30g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  Sal (a gosto)
[  Manjericão (a gosto)
[  Orégãos (a gosto)
[  Salsa (a gosto)
[  Pimenta branca (a gosto)
[  Sumo de limão (a gosto)
[  200g de espinafres cozidos
[  6 ovos cozidos
[  50g de mostarda dijon (usei uma do E. Leclerc que apenas tem água, grãos de mostarda, vinagre e sal)
[  6 fatias de queijo (usem um sem lactose para a versão sem lactose)

Preparação:
| Num recipiente, colocar o peru, os 2 ovos crus e a farinha de aveia. Temperar com sal, manjericão, orégãos, salsa, pimenta e sumo de limão e misturar tudo muito bem.
| Colocar uma folha de papel vegetal numa bancada. Dividir a mistura da carne em três porções, e colocar uma delas no centro do papel vegetal.
| Com as mãos, esticar a carne de forma a fazer um retângulo (a largura deve ser suficiente para envolver o perímetro dos ovos). Colocar uma tira de espinafres no centro, e por cima dois dos ovos cozidos (vejam a foto abaixo). Com a ajuda do papel vegetal, enrolar a carne em volta dos ovos e transferir o rolo para um tabuleiro grande forrado com papel vegetal.


| Repetir duas vezes o procedimento, para os restantes dois terços de carne. Colocar os rolos no mesmo tabuleiro.
| Espalhar um pouco de mostarda por cima de cada rolo, e por cima colocar as fatias de queijo.
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 40 minutos, ou até o peru estar cozido e o queijo dourado (o tempo depende muito do forno e não só - no meu caso tinha mais coisas lá dentro, e por isso demorou mais).



Como disse, não fazia (nem comia) rolo de carne há séculos, e fiquei surpreendida pela positiva. O sabor ficou muito agradável, e a textura não demasiado seca nem enjoativa! Lembrei-me de usar uma mostarda que tinha por aqui há algum tempo e combinou muito bem com o queijo, além de fazer com que o rolo soubesse ligeiramente a cachorro quente :P Naturalmente, podem omiti-la, embora eu ache que fica melhor com ela :)
Quanto ao ovo cozido, não só ficou adorável (modéstia à parte) como é um recheio delicioso que faz uma boa dupla com a carne! Em suma, foi mais uma experiência bem sucedida (e ainda bem, porque caso contrário teria ficado com imensas refeições-fracasso para comer durante a semana :P). Caso experimentem, espero que gostem tanto como eu :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 75kcal
Proteínas: 12.0g
Hidratos de Carbono: 1.1g 
-       Dos quais açúcares: 0.1g
Lípidos: 2.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.5g
Fibra:  0.3g
Sódio:  52mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/9 de um dos rolos). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Bom aspecto =)
    Já não sei há quanto tempo ando para fazer um rolo de carne cá para casa e deste-me a ideia de os fazer mais pequenos =)

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t