Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #13 - Feijoada Vegan com Arroz Basmati


Aqui está a sugestão de meal prep desta semana. Voltou a ser vegan, e voltou a ter arroz - nada de novo, portanto :P 

Como já publiquei a receita da feijoada, irei essencialmente mostrar alguns dos produtos que usei e explicar como fiz o arroz (embora seja muito simples mesmo) :)

Tachadas do costume
A feijoada
Não é a primeira vez que faço feijoada vegan, mas por acaso nunca tinha publicado nenhuma receita no blog. Para compensar, a desta já anda por aqui (link) :)

Ficou realmente muito boa, e é um prato reconfortante, especialmente no tempo frio.

Pensei em usar o feijão vermelho 'tradicional', mas depois lembrei-me que tinha feijão azuki seco que a Origens Bio me enviou e decidi usá-lo.

É este!
Demolhei de um dia para o outro, como de costume, e cozi na panela de pressão. Apesar dos meus problemas passados com este feijão, gostei muito do resultado! É mais pequeno do que o feijão vermelho normal, e achei que ficou bastante adorável :)

Visto que tenho uma parceria com a marca, se quiserem encomendar o feijão (ou outros produtos) através do site podem usar o cupão cremedeavelas para ter 10% de desconto :)

O seitan que usei foi o da Salutem:


Não tenho preferência especial por nenhuma marca, normalmente compro o que está disponível no supermercado a que vou. Os ingredientes e informação nutricional costumam ser sempre do mesmo género:



É uma forma de adicionar proteína a uma refeição vegan - o feijão também tem, mas não tanta -, apesar de não ser a proteína mais interessante para consumir (não tenho nada contra o glúten no caso de não haver intolerâncias, só não é a melhor escolha enquanto fonte proteica). 

Na minha opinião o seitan fica muito bem em feijoada, mas se não estão habituados usem pouco para ver se gostam. Há uma grande tendência a assumir que é parecido com carne, mas pessoalmente não acho; tem uma textura mais esponjosa e o sabor é bastante diferente. Eu gosto (pelo menos agora :P), e acho que como absorve o molho o sabor acaba por não ser muito forte, mas se não estão habituados podem estranhar.

O chouriço vegan que usei foi este (já tinha referido na receita que era da marca Veg In):


Nunca tinha experimentado, mas fui ao Pingo Doce uns dias antes de fazer a feijoada e vi que estava em promoção. Como já tinha planeado fazê-la, achei que seria uma adição engraçada e trouxe :) Claro que é um produto bastante processado, mas a lista de ingredientes até é melhor do que estava à espera. Deve ser consumido com moderação, mas é uma alternativa para quem pretende reduzir o consumo de carne e gosta de chouriço :)

Deixo o rótulo
A nível de sabor/textura achei agradável. Nota-se no sabor que não é de carne, aliás, lembra-me um pouco seitan, mas ao mesmo tempo tem um aroma caraterístico do chouriço. Não é enjoativo nem demasiado forte :) A textura é um pouco mais mole do que a de um chouriço tradicional, mas não de forma desagradável. Em geral ficou aprovado! Mas como o comi na feijoada também acabou por ficar 'disfarçado', não sei como ficaria se o fizesse simplesmente assado.

Partindo para o arroz...

Arroz :D
Fi-lo mesmo da forma mais simples possível. Coloquei num tacho água quente com uma folha de louro, 2 dentes de alho e um pedaço de casca de limão. Levei ao lume até começar a ferver, e então retirei tudo da água e adicionei o arroz. Deixei cozer uns 10 minutos a lume baixo, tampado, e ficou pronto :) Como de costume, demolhei o arroz durante umas horas antes, para ficar mais soltinho. Usei 700ml de água para 300g de arroz, mas tanto isso como o tempo de cozedura dependem da marca do arroz e etc., por isso o melhor é usarem isto como 'guia' e ajustarem conforme necessário!

Ficou soltinho e delicioso, como sempre < 3
E por fim, o prato do costume:

Prato do costume
Eu sei que digo isto todas as semanas, mas ficou tudo mesmo bom e não me cansei de todo de comer o mesmo! Apenas tenho uma queixa - o arroz aquece muito mais facilmente do que a feijoada, por isso apanhei umas perfeitamente dispensáveis queimadelas na boca durante a semana (depois de aquecer tudo junto no microondas como costumo fazer). Mas isso é culpa da termodinâmica e não da comida, não podemos ser injustos :P

Comentários

  1. Que rica feijoada!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t