domingo, 30 de dezembro de 2018

Preparação de Refeições #17 - Dhal de Lentilhas e Pakhoras de Vegetais



Esta semana também estive por casa, mas (novamente) achei melhor preparar as refeições para a semana independentemente disso. Como o Natal desregula as rotinas de uma pessoa, em grande parte dos dias acordei absurdamente tarde e acabei por quase comer o almoço como primeira refeição ('quase' porque comi sempre pelo menos uma peça de fruta algum tempo antes, ao acordar). 

Pode parecer estranho, mas eu até prefiro assim: se nestes dias não tivesse refeições preparadas acabaria por só tomar o pequeno-almoço e não almoçar, e (para além de ser importante fazer uma refeição mais composta e com vegetais) saltar o almoço deixa-me sempre com a sensação de que o dia não tem estrutura e não rende, não sei se sou só eu :P

Foto pré-tupperwares da praxe
Se têm lido os últimos posts do blog (ou me seguem nas redes sociais), saberão o que preparei, porque já publiquei as receitas: a do dhal de lentilhas está aqui e a das pakhoras aqui. Fui buscar uma dupla um pouco diferente do habitual porque tento não me repetir muito e não sabia o que fazer de 'novo'; às vezes perguntam-me como é que tenho ideias para fazer coisas diferentes todas as semanas, mas a verdade é que muitas vezes ando vários dias a arrastar a escolha por não saber o que vou fazer. E frequentemente só me decido com a pressão de ir fazer as compras da semana e ter de comprar os ingredientes :P

No entanto, as ideias novas normalmente vêm em cascata. Por exemplo, como estava a dizer, não sabia o que ia fazer para esta semana, mas enquanto pesquisava (e me decidia pela dupla que partilho hoje) também já escolhi o que vou fazer nas próximas três vezes - nada de exagerado, portanto.

Close-up do dhal
Como já publiquei ambas as receitas hoje venho só partilhar algumas fotos da preparação e dos ingredientes que usei. O dhal não tem nada que dizer, é mesmo muito fácil de fazer. Como algumas pessoas me perguntaram quais lentilhas usei deixo aqui a foto:


Naturalmente, podem usar quaisquer umas, eventualmente adaptando o tempo de cozedura (é só irem provando). Sei que há muita gente que não está habituada a usar lentilhas, mas eu adoro, e são muito práticas e fáceis de preparar! No caso do dhal nem é preciso cozê-las à parte :) Certifiquem-se apenas de que as demolham durante pelo menos 6 horas (vejam o que aconselha a embalagem das vossas).

Pakhoras :)
Achei as pakhoras interessantes como acompanhamento, visto que adicionam alguns vegetais às refeições e ficam adoráveis no prato (também é importante :P). 

Quanto à farinha de grão-de-bico, eu (como disse na receita) triturei grão-de-bico seco. Usei este, da Origens Bio:


Foi a marca que me ofereceu, e como tenho parceria podem comprá-lo no site com 10% de desconto se usarem o cupão cremedeavelas. No entanto, qualquer grão-de-bico serve, desde que seja seco e não demolhado.

Eu triturei-o usando a Yammi:



Não foi muito fácil - tive de fazer vários 'turbos', porque o grão-de-bico é bem duro e não fica em farinha facilmente. E mesmo assim a farinha não ficou propriamente fina!

Se conseguirem encontrar farinha de grão-de-bico à venda podem usar, mas eu pelo menos nunca vi e penso que não é uma farinha propriamente comum. Caso decidam fazê-la em casa, como eu, usem processadores fortes - não me responsabilizo por lâminas desistentes em curso da produção de farinha :P

Embora já tenha publicado a receita, deixo algumas fotos que tirei do procedimento, para verem a consistência com que deve ficar a massa :)

A mistura dos ingredientes secos 
Depois de juntar a primeira parte da água

Vegetais

Tudo junto (+ água extra)
Normalmente o modo de preparação das pakhoras é fazer um polme espesso com a farinha, especiarias, fermento e água e adicionar a este os vegetais; eu adicionei bastante água extra no fim porque usando as proporções que vi na maior parte das receitas não conseguiria fazer as pakhoras coesas. Provavelmente isto deve-se a elas serem tradicionalmente fritas em bastante óleo - sendo feitas na frigideira anti-aderente desfazem-se mais facilmente. No entanto, depois de juntar a quantidade de água que referi tornou-se bastante fácil prepará-las - apenas recomendo que usem uma boa frigideira anti-aderente, porque facilita muito. Eu usei a que uso para fazer panquecas, que já partilhei por aqui, e serviu muito bem - pelo menos nenhuma pakhora ficou desfeita :P

Prato final, e o meu almoço a semana toda :P
E pronto, as refeições que preparei para a semana que passou foram assim. Foi uma semana algo atípica a nível de rotinas, mas como é costume não me fartei da comida e deu muito jeito tê-la já pronta :) Espero que tenham gostado!

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