segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Pudim de Coco e Abóbora (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Hoje trago uma receita muito semelhante à das papas de aveia desenformadas, que partilhei aqui no último Verão (snif, saudades do Verão). Já referi antes que não costumo publicar separadamente todas as mínimas variações de receitas que faço, mas achei que esta era mais uma que merecia destaque, porque a combinação de sabores é mesmo boa!
A designação 'pudim' assenta-lhe muito bem, tanto a nível de aparência como de textura. E, apesar de ser frio, continua a saber bem neste tempo e a ser um pequeno-almoço ou lanche (ou sobremesa!) reconfortante - até porque tem abóbora, e abóbora é o outono por excelência :)
Assim sendo, aqui fica. Espero que experimentem esta variação das papas desenformadas, e que gostem tanto dela como eu :)





Pudim de Coco e Abóbora (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para 1 dose

Ingredientes:
[  20g de farinha de aveia com sabor a coco (usei a da EU Nutrition; podem comprá-la com 15% de desconto + ofertas usando o cupão euavela15)
[  100ml de leite (pode ser qualquer um - magro, vegetal, sem lactose,...)
[  100g de puré de abóbora (cozi abóbora manteiga em água com canela, cravinho e noz-moscada e triturei)
[  100ml de claras pasteurizadas

Preparação:
| Colocar a aveia num tacho. Juntar um pouco de leite e mexer até que a mistura fique homogénea e sem grumos. Adicionar então o restante leite, o puré de abóbora e as claras e misturar bem.
| Levar a lume baixo, mexendo sempre, até as papas engrossarem bastante. Devem ficar bem mais espessas do que papas de aveia normais.
| Colocar o preparado numa malga. Levar ao frigorífico até arrefecer completamente (podem deixar de um dia para o outro).
| Desenformar na hora de servir.



Não há muito mais a dizer, mas recomendo mesmo que experimentem! Se são fãs de papas estas desenformadas são capazes de revolucionar a vossa vida - dão para preparar antecipadamente, têm uma textura tão boa ou melhor do que as papas 'normais' e parecem uma sobremesa decadente, especialmente se capricharem nos toppings! Coco e abóbora é uma combinação infalível, como toda a gente sabe, e se a isso juntarem nozes e raspa de chocolate como eu fiz... Acho que não preciso de terminar a frase, certo? :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 211kcal
Proteínas: 18.1g
Hidratos de Carbono: 29.8g 
-       Dos quais açúcares: 7.9g
Lípidos: 2.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.3g
Fibra:  5.2g
Sódio:  109mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde à totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...