Avançar para o conteúdo principal

Dhal de Lentilhas (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)

Esta é mais uma receita nova que experimentei fazer para as refeições da semana. Apetecia-me fazer alguma coisa com leguminosas, mas não demasiado repetida ou aborrecida. Depois de pesquisar sugestões decidi fazer um dhal, prato que nunca tinha experimentado :)
Ser simples também foi um fator decisivo, visto que preparei as refeições na segunda-feira e as sobremesas de Natal não se preparam sozinhas :P
É um pouco mais exótico do que a comida que costumo fazer, assim como o acompanhamento que preparei - especialmente considerando que me serviu como almoço nos dias 24 e 25, porque na minha família só se faz comida tradicional de Natal ao jantar. Mas há sinas piores do que comer comida indiana como almoço de Natal - especialmente sendo ela deliciosa. ;)




Dhal de Lentilhas (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)
Para 2 doses

Ingredientes:
[  1 cebola pequena
[  1 dente de alho
[  Azeite
[  1 tomate
[  100g de lentilhas (previamente demolhadas)
[  200ml de água quente
[  Sal (a gosto)
[  Caril (a gosto)
[  Mistura de curcuma e pimenta preta (é da EU Nutrition, e podem comprar aqui com 15% de desconto usando o cupão euavela15. Podem também substituir por curcuma + pimenta preta)
[  Sumo de limão (a gosto)
[  50g de espinafres (usei congelados, e escaldei-os previamente com água a ferver e espremi)

Preparação:
| Picar a cebola e o alho e colocar num tacho. Juntar um fio de azeite e refogar a lume baixo.
| Cortar o tomate em pedaços. Quando a cebola estiver translúcida, adicioná-lo ao tacho.
| Adicionar as lentilhas e a água. Temperar tudo com sal, caril e a mistura de curcuma e pimenta preta. Deixar cozinhar durante cerca de 30 minutos (é suposto as lentilhas ficarem bem cozidas), adicionando mais água quente se necessário.
| Quando as lentilhas estiverem prontas, adicionar o sumo de limão e os espinafres.



Como podem ver, é um prato bem simples, que se destaca pelas especiarias utilizadas. Eu lembro-me de dizer que não gostava de caril nem de curcuma, mas ando cada vez mais fã de os usar, especialmente em pratos deste género. Se não estão habituados podem juntar só um bocadinho de cada vez e ir provando; mesmo que usem pouco e o sabor não fique muito forte já dão um toque diferente! E eu pessoalmente acho que este tipo de especiarias têm um sabor e cheiro reconfortantes :)
De resto, este é uma daquelas comidas perfeitas para o tempo frio e que ficam muito bem aquecidas. O acompanhamento que vêem nas fotos são pakhoras de vegetais (numa versão mais saudável, não frita), que também nunca tinha feito. Ficaram muito boas, pelo que a receita também vai aparecer por aqui em breve - estejam atentos! ;)
(como de costume, deixo uma versão com as mesmas proporções mas quantidades reduzidas, uma vez que as que eu usei me serviram para muitas refeições e é mais prático assim)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 218kcal
Proteínas: 12.5g
Hidratos de Carbono: 30.4g 
-       Dos quais açúcares: 2.4g
Lípidos: 5.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.7g
Fibra:  6.2g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou metade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Hum... esta já não =P
    Sei que chega a um ponto e cansa comer as mesmas coisas... mas não me convences com esta =P

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t