quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Dhal de Lentilhas (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)

Esta é mais uma receita nova que experimentei fazer para as refeições da semana. Apetecia-me fazer alguma coisa com leguminosas, mas não demasiado repetida ou aborrecida. Depois de pesquisar sugestões decidi fazer um dhal, prato que nunca tinha experimentado :)
Ser simples também foi um fator decisivo, visto que preparei as refeições na segunda-feira e as sobremesas de Natal não se preparam sozinhas :P
É um pouco mais exótico do que a comida que costumo fazer, assim como o acompanhamento que preparei - especialmente considerando que me serviu como almoço nos dias 24 e 25, porque na minha família só se faz comida tradicional de Natal ao jantar. Mas há sinas piores do que comer comida indiana como almoço de Natal - especialmente sendo ela deliciosa. ;)




Dhal de Lentilhas (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)
Para 2 doses

Ingredientes:
[  1 cebola pequena
[  1 dente de alho
[  Azeite
[  1 tomate
[  100g de lentilhas (previamente demolhadas)
[  200ml de água quente
[  Sal (a gosto)
[  Caril (a gosto)
[  Mistura de curcuma e pimenta preta (é da EU Nutrition, e podem comprar aqui com 15% de desconto usando o cupão euavela15. Podem também substituir por curcuma + pimenta preta)
[  Sumo de limão (a gosto)
[  50g de espinafres (usei congelados, e escaldei-os previamente com água a ferver e espremi)

Preparação:
| Picar a cebola e o alho e colocar num tacho. Juntar um fio de azeite e refogar a lume baixo.
| Cortar o tomate em pedaços. Quando a cebola estiver translúcida, adicioná-lo ao tacho.
| Adicionar as lentilhas e a água. Temperar tudo com sal, caril e a mistura de curcuma e pimenta preta. Deixar cozinhar durante cerca de 30 minutos (é suposto as lentilhas ficarem bem cozidas), adicionando mais água quente se necessário.
| Quando as lentilhas estiverem prontas, adicionar o sumo de limão e os espinafres.



Como podem ver, é um prato bem simples, que se destaca pelas especiarias utilizadas. Eu lembro-me de dizer que não gostava de caril nem de curcuma, mas ando cada vez mais fã de os usar, especialmente em pratos deste género. Se não estão habituados podem juntar só um bocadinho de cada vez e ir provando; mesmo que usem pouco e o sabor não fique muito forte já dão um toque diferente! E eu pessoalmente acho que este tipo de especiarias têm um sabor e cheiro reconfortantes :)
De resto, este é uma daquelas comidas perfeitas para o tempo frio e que ficam muito bem aquecidas. O acompanhamento que vêem nas fotos são pakhoras de vegetais (numa versão mais saudável, não frita), que também nunca tinha feito. Ficaram muito boas, pelo que a receita também vai aparecer por aqui em breve - estejam atentos! ;)
(como de costume, deixo uma versão com as mesmas proporções mas quantidades reduzidas, uma vez que as que eu usei me serviram para muitas refeições e é mais prático assim)
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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 218kcal
Proteínas: 12.5g
Hidratos de Carbono: 30.4g 
-       Dos quais açúcares: 2.4g
Lípidos: 5.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.7g
Fibra:  6.2g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou metade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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2 comentários:

  1. Hum... esta já não =P
    Sei que chega a um ponto e cansa comer as mesmas coisas... mas não me convences com esta =P

    Beijocas

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