Avançar para o conteúdo principal

Ovo «Estrelado» em água (sem gordura) (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Gordura Adicionada, Paleo, Whole30-Approved)



Os ovos são um ingrediente extremamente diversificável. Podem ser escalfados, mexidos, cozidos, estrelados ou usados numa enorme variedade de pratos, e é difícil encontrar alguém que não goste de nenhum.
Pessoalmente gosto de vários, de uns mais do que de outros. Gosto imenso de ovos (principalmente de claras) cozidos com sal, de omeletes fininhas e de ovos estrelados. E a cada um associo alguma coisa em particular.
Associo as omeletes às que comia quando era pequena, quando a minha avó não tinha paciência para bater os ovos e fazia umas omeletes com pedaços de clara e pedaços de gema a boiar numa massa amorfa. 
Associo os ovos cozidos ao Natal, que é quando parece que têm um gosto diferente, como as batatas (e, lamento desiludir-vos, não necessariamente para melhor. Sabem a horríveis e desesperantes horas de espera D:).
E associo os ovos estrelados à falta de jeito da minha avó (que pelos vistos não é boa com ovos), que a fazer 10 rebentava 7 (tanta gema deliciosa a escorrer desperdiçada!) e ainda arranjava maneira de deixar a clara meio crua na parte de cima. 
E lembro-me bem de reparar que os ovos que ela fazia tinham sempre a gema da cor de um laranja-avermelhado, exceto raros ovos cor-de-rosinha que apareciam com a frequência do cometa Halley e que todas as outras pessoas pareciam ter o dom de fazer. 
Há coisa de uns meses deparei-me com uma receita de ovos estrelados sem gordura no blog da Mariana e, passados uns dias, experimentei utilizar a técnica dela. 
E sabem o que eu vi quando, depois de cozinhar os ovos, levantei a tampa?
Ovos uniformemente cozinhados.
E gemas cor-de-rosinha.






Ovo «Estrelado» em água (sem gordura) (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Gordura Adicionada, Paleo, Whole30-Approved)
Adaptado daqui 
Para 1 ovo

Ingredientes:
[  1 ovo
[  Sal (opcional)
[  Água a Ferver

Preparação:
| Colocar uma frigideira anti-aderente a aquecer no fogão (caso esteja riscada ou as coisas colem com frequência podem untar com azeite).
| Quando estiver quente, partir o ovo e colocá-lo na frigideira.
| Temperar o ovo com sal, se desejado. 
| Assim que a parte de baixo da clara começar a ficar branca (cozinhada), com a parte junto da gema ainda pegajosa, adicionar água a ferver à frigideira, à volta do ovo.
| Tampar a frigideira.
| Passados 1 ou 2 minutos (não deixem tempo de mais, senão a gema coze), retirar a tampa e, com uma espátula e muito cuidadinho, retirar o ovo para um prato.



O ovo fica perfeito! Eu não gosto muito de fritar coisas, isto é o ideal. Não suja tanto a frigideira, não é frito e fica delicioso, sempre bem, com a capinha cor-de-rosa, a gema líquida e a clara perfeitamente cozida. É muito simples e rápido, óptimo para uma refeição rápida e saudável. Adoro a técnica. Não fica propriamente «crocante» como alguns ovos estrelados, o que é talvez o único contra. Mas delicioso fica :) 

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional extremamente elucidativa porque não é igual à de um ovo nem nada (por 1 dose, cerca de 45g)
Energia: 63kcal 
Proteínas: 5.5g
Hidratos de Carbono: 0.3g
-       Dos quais açúcares: 0g
Lípidos: 4.4g
-          Dos quais hidrogenados0g
-     Dos quais saturados: 1.4g
Fibra: 0g
Sódio: 63mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 ovo, aproximadamente 45g ou a totalidade da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________




Comentários

  1. bem o ovo ficou mesmo perfeito vou ter que experimentar mesmo.



    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá avelã,

    Vi o link deste post no facebook com a imagem de um ovo tão apelativo e pensei 'lá tenho eu que abrir o blogger porque quero mesmo comentar isto' como sempre :-)
    Nós em casa gostamos muito de ovos e até o meu filho adora seja cozido, frito (só escalfado é que nunca me arrisquei ainda a fazer) mas chamou-me atenção o teu por ter sido 'em água' What??? Pensei eu...
    Só tenho a exclamar U-A-U!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que aspecto delicioso... E eu achar que eu até frito bem ovos, não é para me gabar, mas é o que dizem e por acaso saem sempre bem, com pouquinha gordura, mas estes parecem-me francamente melhores e sem ponta de gordura!
    E não me importo nada que o ovo não fique crocante porque eu gosto dele maio e não crocante, aliás até me enerva comer ovos em certos sítios que ficam tostados...
    Agora ums perguntazinha para esclarecer a minha curiosidade...
    Esses 3 pastéis aí ao lado do ovo são??????????????????? Assim à prmeira vista teem o mesmo formato que pastéis de bacalhau, mas com jeitinho esses nem bacalhau levam... Mas receita há?
    E noutra foto tens o ovo em cima de qualquer coisa... O que é esse qualquer coisa??? Um bife de frango, parece-me?
    Vou experimentar esta técnica e depois conto como foi :-)
    Devo ter p'raí 8 ovos caseiros no frigorífico, mesmo que não acerte à 1ª acho que à 8ª vez devo lá chegar... Assim espero!!!

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Matas-me com os teus comentários :D
      Obrigada, tanto elogio :P
      Eu até gosto de ovos crocantes. No outro dia estrelei um ovo de codorniz e ficou fininho e muito estaladiço, é mesmo bom :D
      Até ia mencionar e esqueci-me :P Não, não levam bacalhau. São «salsichas» caseiras! Ainda não sei se vou publicar ou não, mas é basicamente carne (usei de frango picada) com temperos, cebola e pimento. Depois embrulho com forma de salsicha em película aderente, apertando bem, e levo a cozer durante uns minutos. Quando estão mais ou menos cozinhadas desembrulho e grelho-as (num grelhador, sem gordura) :) é giro e ficam muito boas!
      Sim, é um bife de frango! O clássico «bitoque» (palavra feia :P) :)
      Experimenta! Eu gosto muito :)
      Ovos caseiros, que inveja ;)
      À 8ª? E para uma perita em ovos?... É fácil, não é preciso grande perícia nem nada :P eu acho que estrelei uns 5 ovos na minha vida toda e faço com facilidade :) vais ver que sai uma obra de arte!
      Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Ah, esqueci-me de mencionar - eu já fiz ovos escalfados 2 vezes e não ficaram lindos de morrer nem propriamente inteiros, mas não é muito difícil. Acho que com a prática se chega lá, também vou repetir :)

      Eliminar
    3. Pssssttt, psssttt... Só para relembrar que gostava assim mesmo muito que publicasses a receita desses bolinhos tipo salsicha... Eu sei que explicaste 'por alto' o que levam... Mas acho que em post ficavam muito mais giros! É apenas uma sugestão... Eu não sou pedinchas nem nada :-)

      Eliminar
  3. Oi Avelã!
    Fiquei muito feliz com a tua visitinha e comentário carinhoso no meu blog. Passei p/conhecer o teu cantinho e cheguei logo com essa sugestão que eu amei. Troco um ovo frito ou mesmo cozido por qualquer prato muito elaborado kkkk
    Adoro!
    Claro que fiquei te seguindo pq também pretendo estar sempre por aqui. Espero que seja o início de uma bela amizade
    Bjsssss

    ResponderEliminar
  4. Uau Avelã! :)

    Tenho te a dizer que adorei essa técnica, e eu que sou uma fã incondicional de ovos, é uma excelente dica a ter em conta!
    O teu blogue é muito giro, as coisas todas muito bem explicadas e eu gosto disso! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Ora, ora, ovo estrelado em água, está na lista das próximas experiências. Eu que pincelo sempre a frigideira com azeite para estrelar um ovo. Tem mesmo muito bom aspeto.

    ResponderEliminar
  6. Ai pois que vou experimentar! Adorei ;)

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Quem não gosta de ovos?? Realmente é difícil alguém não gostar. Eu não conheço ninguém. Cá em casa somos fãs e o teu ficou excelente. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro ovo estrelado e também faço como tu mas, normalmente, com a frigideira anti-aderente, nem preciso de adicionar água! É mesmo comer, apreciar e saborear sem culpas!**

    ResponderEliminar
  9. Esse aí eu vou fazer, hein! Com certeza! Sem gordice. haha. Eu tentava fazer assim, mas sem a parte da água... por isso não dava certo ;) Vou tentar. Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tinha tentado fazer sem água e foi horrível :P

      Eliminar
  10. Oi, Avelã!
    Seja muito bem vinda à minha cozinha! Obrigada pela visita carinhosa...Aproveito para conhecer seu cantinho,muito acolhedor e recheado de delícias,como esses ovos lindos...Passo a te seguir também, pois não te perco de vista!
    Como você,adoro avelãs e costumo usar muito em minhas preparações.
    Desejo que tenhas um bom restinho de semana,beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha de ovo "estrelado"! Ficou mesmo lindo e apetecível ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. A quantidade de água é qual? Só cobre o fundo da frigideira?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só para cobrir o fundo, não é suposto 'dar um banho' ao ovo nem cozê-lo. É mesmo mais para não colar e para cozinhar melhor. Para uma frigideira com 15cm de diâmetro diria uns 20ml, por exemplo :)

      Eliminar
  13. Nunca tinha visto está técnica de "fritar" ovos!!! E gostei M E S M O muito!
    Tenho de pôr em prática :)
    Graças a ti a minha lista "to do" está a "engordar" a um ritmo alucinante! ;)
    Beijocas enormes
    Marta

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t