Esta semana fiz uma feijoada (quase) tradicional para a meal prep do costume. Como já podem ter reparado, gosto bastante - e calhou bem ter feito esta semana, porque com este tempo horrível apetece mesmo comida reconfortante deste género :P
Se não me engano, já fiz duas vezes feijoada para as refeições semanais, mas foram ambas vegan: uma feita com tofu e a outra com seitan. Desta vez decidi usar carne desfiada; penso que o tradicional é partir a carne em pedaços, mas pessoalmente prefiro desfiá-la, fica ótima! Como estou sempre a usar frango e peru desta vez usei carne de vaca, mas claro que podem adaptar isso à vossa preferência.
Não usei chouriço, carne de porco e etc., mas de resto ficou uma feijoada bem mais próxima à tradicional do que as outras que já publiquei. Acho que é um prato que praticamente dispensa receita, mas como há sempre gente interessada nela aqui fica :)
Feijoada de Feijão Vermelho (Saudável, Sem Glúten/Lactose)
Para cerca de 4 doses
Ingredientes:
[ 1 cebola
[ 3 dentes de alho
[ Azeite
[ 1 tomate
[ Água de cozer o feijão (se não for suficiente podem usar também água quente)
[ Sal
[ Cominhos
[ 1 folha de louro
[ 150g de carne cozida e desfiada (usei nispo, mas podem usar frango, etc.)
[ 1 penca lavada e partida em pedaços (podem substituir por repolho, por exemplo)
[ 500g feijão vermelho cozido
Preparação:
| Picar a cebola e os dentes de alho e colocar ambos num tacho. Juntar um fio de azeite e levar ao fogão a refogar a lume baixo.
| Picar o tomate e juntá-lo ao tacho quando a cebola estiver translúcida, juntamente com um pouco da água de cozer o feijão. Deixar cozinhar bem.
| Transferir o refogado para um copo alto e triturar com a varinha mágica (também podem usar um processador/liquidificadora).
| Colocar o preparado novamente no tacho e devolvê-lo ao fogão, a lume médio.
| Temperar com sal e cominhos e adicionar a folha de louro. Juntar também a carne desfiada, e mais um pouco de água (a suficiente para cozer as couves).
| Quando a mistura começar a ferver, juntar a penca e misturar bem. Tampar e deixar cozinhar.
| Juntar o feijão assim que as couves estiverem cozidas. Deixar ferver novamente e ajustar temperos se necessário.
O feijão ficou um pouco desfeito, porque foi cozido em casa e era mais mole. Mas estava bom na mesma :) |
Se são daquelas pessoas que gostam mesmo da comida tradicional provavelmente estão a pensar que, sem orelha de porco, pernil, chouriço e etc. isto não é uma verdadeira feijoada - mas acho que se provassem iriam confirmar que o sabor fica ótimo na mesma! Não concordo que seja necessário tudo isso para dar sabor: como costuma dizer a minha avó, o refogado é o mais importante (para mim fica em segundo, admito - as couves são claramente o mais importante :P).
E se não são muito fãs desses ingredientes ou da maior complexidade a nível de ingredientes da feijoada, então ainda irão gostar mais - esta é muito mais simples e dificilmente não terão tudo o que é preciso em casa :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose média)
Energia: 278kcal
Proteínas: 25.0g
Hidratos de Carbono: 32.5g
- Dos quais açúcares: 1.6g
Lípidos: 6.9g
- Dos quais hidrogenados: 0.0g
- Dos quais saturados: 1.4g
Fibra: 14.2g
A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose média ou 1/4 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________
O meu marido é que era capaz de gostar disto =p
ResponderEliminarBeijocas