domingo, 3 de março de 2019

Preparação de Refeições #26 - Estufado de Seitan, Grão-de-Bico e Nabiças com Couscous



As refeições que preparei esta semana foram bem simples: apenas fiz um estufado vegetariano básico (com imensas couves, como não podia deixar de ser!) :)


Nem sequer publiquei a receita do estufado porque, além de quase não se qualificar como receita de tão simples que é, já publiquei muitos pratos deste género. Mas como algumas pessoas pediram digo aqui como fiz:

Comecei por fazer um refogado com cebola, pimento e alho (em azeite). Quando a cebola ficou translúcida adicionei alguns tomates em pedaços e um pouco de água a ferver. Deixei cozinhar mais um pouco, transferi tudo para um copo medidor e triturei com a varinha mágica.

Depois devolvi o refogado ao tacho, coloquei-o novamente no fogão e temperei (com sal, paprika, pimentão-doce, orégãos, manjericão e salsa). Esperei que a mistura fervesse, e nessa altura juntei o seitan em pedacinhos e rodelas de cenoura.

Quando o seitan estava quase pronto adicionei o grão-de-bico cozido, deixei ferver novamente e adicionei as nabiças. Esperei mais uns minutos para as couves cozerem e estava pronto :)

O seitan que usei :)
Como sempre, comprei o que estava disponível no supermercado a que fui nessa semana (como sempre, o supermercado a que fui nessa semana foi o E. Leclerc :P). Há várias marcas, mas por norma o seitan é semelhante. A maior diferença que pode haver é a nível da textura - há alguns mais duros (como este) e outros mais esponjosos. Caso não apreciem muito a consistência experimentem trocar de marcas :)

As couves
Comprei as nabiças no Lidl. Preparei as refeições segunda-feira ao final do dia e já sabia que não ia ter grande tempo, por isso comprei-as já lavadas. Seria preferível, é claro, comprá-las frescas, especialmente por questões ambientais (evita-se o plástico). Admito que comprar couves embaladas é uma daquelas coisas a que cedo sempre, mas vou começar a tentar evitar.

O prato completo :)
 Para acompanhamento usei quase sempre o couscous de espelta da Origens Bio:


Caso queiram encomendar através do site, podem fazê-lo aqui e o cupão cremedeavelas10 dá-vos 10% de desconto.

Até agora só tinha provado couscous do normal (de trigo), mas gostei bastante deste! São muito semelhantes, para ser honesta :P Mas é um acompanhamento mesmo prático: basta misturar um determinado volume de couscous com o mesmo volume de água a verver, cobrir com um pano e aguardar uns minutos. Não vai ao lume nem nada, e fica infalivelmente soltinho :)

Sendo tão rápido de fazer, achei que não valia a pena prepará-lo antecipadamente, pelo que fui fazendo doses individuais na altura das refeições. Mas isso é porque eu como sempre em casa - se transportam as marmitas para algum lado e for mais prático, claro que podem preparar antes e guardar o couscous já pronto.

Para quem não gosta muito do couscous ou prefere outro acompanhamento, deixo mais uma sugestão:

Com arroz basmati
Num dos dias em que comi o estufado tinha um restinho de arroz basmati no frigorífico, e decidi gastá-lo em vez de preparar couscous. Também é um acompanhamento delicioso! Foi preparado da maneira mais básica possível, mas se estiverem interessados em saber como faço o arroz encontram várias receitas no blog.

E pronto! Pode ser muito simples e não ter o melhor aspeto, mas adoro este tipo de comida. É reconfortante e nunca sai mal :)

3 comentários:

  1. Que rica preparação de refeições,...
    Boa semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Seitan nunca comi, mas também admito que não tenho muita vontade =P

    Beijocas

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  3. este é o tipo de comida que mais gosto :D
    comida de conforto!
    apetecia-me mesmo um pratinho agora !
    beijinhos

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