sexta-feira, 8 de março de 2019

Pãezinhos Doces (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Não tenho feito muitas massas lêvedas ultimamente por preguiça, mas há pouco deparei-me com a receita de 'mãezitos' (uma espécie de manhãzitos mais saudáveis, com um nome que achei mesmo fofo :P) do blog Temperos da Argas e já sabia que não ia resistir a experimentar.
Como fiz algumas alterações e várias pessoas pediram, deixo hoje a receita. Apesar de a chuva já ter parado, as temperaturas continuam a convidar a ligar o forno, e aviso já que melhor lanche que um pão destes ainda quentinho é difícil de encontrar :)





Pãezinhos Doces (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para 9 unidades

Ingredientes:
[  200g de polvilho doce
[  150g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  50g de farinha de amêndoa
[  200ml de leite (usei magro, mas pode ser qualquer um; optem por um vegetal ou sem lactose para esta versão)
[  1 ovo
[  50g de mel
[  5g de fermento de padeiro seco
[  Pepitas de chocolate negro (opcional; omitir ou substituir adequadamente para as versões sem glúten ou sem lactose)
[  1 gema de ovo

Preparação:
| Num recipiente grande, colocar o polvilho doce, a farinha de aveia e a farinha de amêndoa.
| Aquecer o leite até ficar quente ao toque, mas sem queimar. Juntá-lo aos ingredientes anteriores, juntamente com o ovo, o mel e o fermento de padeiro, e mexer apenas até que o preparado fique homogéneo (não é preciso bater).
| Deixar a mistura levedar durante cerca de uma hora num sítio quente (coloquei no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado).
| Após este tempo, amassar um pouco o preparado (com as mãos) e adicionar as pepitas de chocolate negro, envolvendo-as bem na massa.
| Formar bolinhas e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal (caso queiram, podem decorar as bolinhas com mais umas pepitas por cima). Deixar levedar mais uma hora (coloquei novamente no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado).
| Depois de levedarem, pincelar os pãezinhos com a gema de ovo (podem não o fazer, é só para ficarem mais dourados) e levá-los ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos, ou até que estejam cozidos.



Gostei muito do resultado final - os pães ficaram muito saborosos e o chocolate pelo meio (que recomendo bastante que usem, já agora) dá-lhes um toque divinal! 
Em comparação aos famosos manhãzitos são mais densos, é claro, porque as farinhas são mais pesadas. Apesar disso, achei-os bem fofinhos, especialmente quando quentes. Depois de arrefecer ficam inevitavelmente mais duros, mas se os colocarem um bocadinho no microondas ou mesmo na torradeira voltam logo a ficar fofos e o chocolate derrete - só vantagens, portanto :D
Congelei alguns que sobraram, e confirmo ficam igualmente bons quando descongelados, é como se tivessem acabado de sair do forno (também uso o microondas para os aquecer) :)
Como se tudo isto não fosse suficiente, apesar de levedarem os pães são bastante simples de fazer e não exigem muito tempo de atenção, porque são feitos ao estilo no knead! Por isso experimentem, mesmo que sejam preguiçosos :)
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Informação Nutricional (por um pãozinho)
Energia: 210kcal 
Proteínas: 5.1g 
Hidratos de Carbono: 37.9g 
-       Dos quais açúcares: 6.2g 
Lípidos: 4.9g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.8g 
Fibra:  2.4g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 pãozinho ou 1/9 da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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3 comentários:

  1. Oh meu Deus, adoro!
    Que aspecto delicioso e o nome, um amor =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. bom dia! a farinha de amêndoa pode ser substituida por outra? por exemplo, de aveia? obrigada! devem ser deliciosos

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    Respostas
    1. Olá!

      Eu sugeria que substituísse por farinha de outro fruto seco, como noz ou avelã. Como são farinhas 'peculiares' (com mais gordura; na verdade nem são bem farinhas) é um pouco difícil arranjar outra substituição. Se usar farinha de aveia resulta, mas provavelmente a textura ficará substancialmente diferente!

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