domingo, 10 de março de 2019

Preparação de Refeições #27 - Feijoada de Feijão Vermelho com Arroz Basmati



Aqui estou eu, para partilhar como de costume as refeições que preparei na segunda-feira passada para comer durante a semana. Desta vez consistiram num prato mais tradicional - feijoada com arroz seco. 

Acho que por ser um prato mais clássico há alguma tendência para achar que não será tão saudável como outras opções, mas na verdade é bastante interessante a esse nível - por norma é uma refeição que tem quantidades equilibradas de proteína e hidratos de carbono, com alguma gordura e uma porção generosa de vegetais (pelo menos se forem tão fãs de couves como eu :P).

Os tachos. Não é o tacho do arroz que é pequeno, é o da feijoada que é grande - um 32, para referência :P

A receita da feijoada está aqui

O arroz :)
Pessoalmente, acho que o arroz basmati é o tipo perfeito para acompanhar a feijoada, porque fica sempre bem sequinho! Além disso, é bastante saboroso, especialmente se juntarem alguns ingredientes para dar sabor :)

Neste usei 1/4 de colher de chá de sal, 2 folhas de louro, 9 dentes de alho picados e o sumo de 1/2 limão pequeno. O procedimento foi o do costume: coloquei água + estes 4 ingredientes num tacho e levei a lume médio. Quando a água ferveu juntei o arroz, tampei e baixei o lume para o mínimo. Neste caso usei 700ml de água para cerca de 300g de arroz, mas podem sempre guiar-se pelo clássico 'uma medida de arroz, duas medidas de água'.

Após cerca de 10 minutos desliguei o lume, e deixei o arroz repousar tampado durante uns 5 minutos extra para acabar de cozer com o vapor. 

Nada de novo, portanto - mas sai sempre bem, e em equipa vencedora não se mexe :D

*O prato*
Ficou tudo ótimo, e tirei a barriga de misérias quanto a couves esta semana (se bem que hoje já não comi e estou pronta para outra) :P Não sei quanto a vocês, mas eu sou obcecada por couves neste tipo de pratos. Não sou esquisita - pode ser penca, repolho, couve-lombarda, espinafres, grelos, couve-galega... Gosto de tudo :P

O único defeito desta comida é que o arroz aquece muito mais rápido que a feijoada - quem costuma aquecer a comida no microondas saberá do que falo. Não queimar a língua com esta dupla exige muito cuidado :P

1 comentário:

  1. Cá em casa somos fãs de feijoada!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...