Avançar para o conteúdo principal

Torta de Cacau e Avelãs (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Hoje trago a receita de uma torta bem fofinha e saborosa que fiz recentemente. Já publiquei a receita no meu recém-formado grupo de Facebook - estão todos convidados a entrar, o grupo é fechado mas basta enviar pedido que eu aceito :)
O grupo surgiu na sequência de as minhas publicações na página chegarem a cada vez menos gente. Num grupo os membros vêem mais frequentemente as publicações, e o ambiente é mais propício a trocas de ideias, coisa que me agrada - não acho piada nenhuma a estar sempre a fazer monólogos na página, que é o que tem acontecido :P
De qualquer modo, deixo também aqui a receita, para quem não quer juntar-se ao grupo ou não tem conta no Facebook. Aproveito para deixar as medidas em colheres além de peso/volume, penso que algumas pessoas não têm balanças e pode ser útil - e fica também a informação nutricional, que não publiquei no grupo mas já é hábito por aqui :)






Torta de Cacau e Avelãs (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para uma torta média (cerca de 12 fatias)

Ingredientes:

Para a torta
[  250ml de claras de ovo (cerca de 8 claras)
[  10g de farinha de avelã (cerca de 1 colher de sopa)
[  10g de polvilho doce ou azedo (cerca de 1 colher de sopa)
[  20g de cacau em pó (cerca de 2 colheres de sopa bem cheias)
[  30g de açúcar de coco (cerca de 3 colheres de sopa)

Para o recheio 
[  2 ovos
[  10g de mel (cerca de 1 colher de chá; podem omitir se gostarem de um sabor menos doce)
[  50g de chocolate negro (optar por um isento de glúten ou lactose para estas versões)

Preparação:

Para a torta
| Num recipiente grande, bater as claras em castelo.
| Parar de bater e adicionar a farinha de avelã, o polvilho, o cacau e o açúcar de coco. Envolver bem com uma espátula.
| Transferir o preparado para um tabuleiro forrado com papel vegetal (deve ser grande, pois se a torta for demasiado grossa quebra mais facilmente ao enrolar). Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 10 minutos, ou até que esteja cozida.

Para o recheio (fazer enquanto a torta está no forno)
| Separar as gemas das claras dos dois ovos. Bater as claras em castelo e reservar.
| Adicionar o mel às gemas e misturar bem com um garfo.
| Partir o chocolate em pedaços e colocá-lo numa malga. Levar ao microondas a potência média para que derreta, retirando para mexer com frequência (também podem derreter ao lume, em banho-maria).
| Adicionar o chocolate à mistura das gemas aos poucos, mexendo bem para este não solidificar em fios (para que isto não aconteça também é importante que o chocolate não esteja demasiado quente; se tiverem aquecido demais podem deixar arrefecer um pouco, mexendo de vez em quando para que não solidifique).
| Utilizando uma espátula, envolver as claras na mistura de gemas e chocolate, também aos poucos e cuidadosamente para estas não perderem muito ar.

Para a montagem
| Quando a torta sair do forno, virá-la ao contrário sobre uma folha de papel vegetal. Cuidadosamente, retirar a outra folha de papel vegetal (a que foi ao forno e estará agora por cima).
| Cobrir a superfície da torta com o recheio preparado, espalhando-o bem com uma espátula. Com a ajuda do papel vegetal, enrolar a torta.



Em termos de sabor e textura a torta ficou mesmo incrível. A parte do 'bolo' é surpreendentemente fofinha - sendo a base claras em castelo, fica a parecer uma nuvem e derrete-se na boca. O recheio é basicamente uma mousse de chocolate negro, com uma textura super cremosa!
As duas coisas combinadas resultam numa sobremesa maravilhosa, como podem imaginar. A nível de sabor até me lembrou um pouco de Nutella, devido à farinha de avelã :)
Quanto à parte de enrolar, ocorreu mais uma vez sem percalços (sendo a massa húmida foi relativamente fácil!). Fiquei bastante orgulhosa do aspeto final, quase já esqueci os meus traumas passados em relação a tortas :P
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 72kcal 
Proteínas: 4.1g 
Hidratos de Carbono: 6.4g 
-       Dos quais açúcares: 4.6g 
Lípidos: 3.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.4g 
Fibra:  0.5g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/12 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Não deve ser muito doce, que me faz gostar mais delas, e tem um aspecto maravilhoso =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Nem sei bem o que te diga, talvez que me fico toda a babar cada vez que partilhas fotos desta tua torta! :) Já pedi para aderir ao teu grupo de Facebook. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...