sexta-feira, 22 de março de 2019

Zoats (Papas de Aveia com Courgette) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Apesar de já ter partilhado por aqui imensas receitas doces com courgette - desde o bolo de chocolate húmido até às panquecas, passando pelo bolo de microondas - ainda resisti um pouco à febre das zoats.
Estas consistem, para quem nunca ouviu falar, em papas de aveia com courgette ralada; a ideia é aumentar o volume, e também é uma forma de tornar a receita mais nutritiva.
Penso que foi o facto de a courgette estar ralada que me deixou hesitante em primeiro lugar - normalmente nos bolos está completamente triturada e não se sente de todo, por isso tinha receio que fosse estranhar a textura neste caso. Ainda assim, decidi dar o benefício da dúvida à combinação e fiz uma taça de zoats hoje para o pequeno-almoço. 
Fico mesmo contente por ter escolhido dar-lhes uma oportunidade, porque ficaram simplesmente maravilhosas. Agora é só recuperar o tempo perdido :P





Zoats (Papas de Aveia com Courgette) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:
[  30g de farinha de aveia com sabor (uso as da EU Nutrition, que podem comprar aqui com desconto ao aplicar o cupão euavela15)
[  150g de courgette descascada e ralada
[  250ml de água
[  100ml de claras de ovo

Preparação:
| Colocar a aveia com sabor e a courgette ralada num tacho e mexer.
| Adicionar a água e as claras aos poucos, misturando bem.
| Levar a mistura a lume baixo, mexendo sempre até que as papas adquiram a textura pretendida.



Mesmo que, como eu, resistam inicialmente à ideia, vale a pena experimentar. As papas ficam com o sabor da aveia, não se nota nada de estranho; quanto à textura, é super cremosa! Claro que os fios de courgette estão lá, mas a textura que adicionam não é desagradável, pelo contrário :)
E se gostam de comida com muito volume, esta receita é sem dúvida para vocês - rende uma taça bem generosa, apesar de não ter muita aveia. A nível nutricional é um lanche bem interessante, como podem ver abaixo!
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 188kcal 
Proteínas: 17.0g 
Hidratos de Carbono: 21.0g 
-       Dos quais açúcares: 1.0g 
Lípidos: 3.0g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g 
Fibra:  4.0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou a totalidade da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. ora aí está uma coisa que desconhecia!
    Mas parece-me bem, será que se usar aveia sem sabor também fica bom?
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muita gente que faz zoats com aveia normal, mas é preciso algum cuidado para o sabor da courgette não se notar... Talvez juntando algo para aromatizar, como canela ou casca de limão! :)
      Provavelmente também será preciso reduzir a quantidade de água, porque a farinha absorve mais...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...