sábado, 31 de dezembro de 2016

Sopa de Lentilhas (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)

Entre as minhas primeiras experiências com quinoa estão os hambúrgueres. É claro que comecei pelo tradicional prato de quinoa com atum e ovo, mas depois quis fazer alguma coisa diferente e lembrei-me dos hambúrgueres.
Há uma má tendência nos hambúrgueres vegetais: ninguém escreve a quantidade de farinha ou pão ralado que usa, e as indicações quanto à consistência final do preparado costumam ser muito vagas (qualquer coisa como 'até que fique moldável). Então eu, com a minha falta de jeito para moldar coisas, faço o que qualquer pessoa na minha situação faria - junto imensa farinha, até aquilo subir o suficiente na escala de Mohs para o meu gosto.
Isto aconteceu-me na primeira vez que fiz hambúrgueres vegetais, uns de lentilhas, e voltou a acontecer-me com os hambúrgueres de quinoa. Admito que até eu, depois de quase esgotar o meu reservatório de farinha de aveia, comecei a pensar que talvez não fosse suposto os  hambúrgueres serem tão moldáveis.
Acabaram por não ficar propriamente maus, mas seria bastante enganador chamar-lhes hambúrgueres de quinoa sendo a razão aveia/quinoa mais alta do que eu alguma vez gostaria de admitir. Também não tinham um sabor propriamente forte, e quiçá por isso alguns ainda navegam, embrulhados em papel aderente, pela minha arca frigorífica (não me culpem, com tanta aveia aquilo rendeu muito mais do que eu estava à espera).
Felizmente já tinha tido uma boa experiência com quinoa, o que me fez ter vontade de tentar novamente e resultou numas pataniscas de quinoa muito agradáveis (e com apenas 40g de aveia no total, permitindo-me pensar que houve um belo progresso da minha parte ;)). Já das lentilhas não posso dizer o mesmo; quando preparei uns hambúrgueres de lentilhas nunca as tinha provado, e desde aí confesso que me faltou vontade para lhes dar uma nova oportunidade.
Demorou uns anos, mas aqui está ela: uma oportunidade sob a forma de sopa (são as melhores), que na verdade até seria um estufado se eu não tivesse achado que sopa de lentilhas era coisa mais moderna. As lentilhas aproveitaram-na bem e fizeram um brilharete, tanto que convenceram até a minha avó odiadora de caril e comida sem carne. Será que o futuro me reserva uns hambúrgueres melhorezinhos?




Sopa de Lentilhas (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)
Adaptado daqui
Para 4 doses

Ingredientes:
[  100g de lentilhas
[  1 cebola
[  1 cenoura
[  Azeite (a gosto)
[  2 dentes de alho
[  Caril (a gosto)
[  Cominhos (a gosto)
[  2 tomates pequenos (aproximadamente 300g)
[  250 + 500ml de água a ferver
[  Sal (a gosto)
[  Pimenta branca (a gosto)
[  1/2 repolho
[  1 colher de sopa de sumo de limão

Preparação:
| Demolhar as lentilhas durante umas horas (o tempo necessário depende do tipo de lentilhas, normalmente a informação vem na embalagem).
| Picar a cebola e a cenoura finamente. Colocá-las a refogar numa panela com azeite.
| Picar os dentes de alho e adicioná-los ao refogado assim que a cenoura começar a ficar translúcida, juntamente com o caril e os cominhos.
| Descascar os tomates e desfazê-los em 250ml de água a ferver. Juntar esta mistura à panela.
| Após uns minutos, adicionar a restante água a ferver (500ml) e as lentilhas e temperar a sopa com sal e pimenta.
| Deixar que a sopa comece a ferver, tapar e deixar cozinhar durante 30 minutos em lume baixo (ou até que as lentilhas estejam cozinhadas).
| Transferir uma ou duas colheres de sopa da mistura para um copo alto e triturar com a varinha mágica (ou colocá-las no copo de um processador/liquidificadora e triturar). Devolver à panela (podem saltar este passo, mas serve para a sopa ficar mais consistente).
| Cortar o repolho em tiras e adicionar. Deixar que cozinhe ligeiramente sem que fique demasiado mole (deve demorar aproximadamente 5 minutos).
| Retirar a sopa do lume e adicionar o sumo de limão. Retificar temperos se necessário e servir.



Esta sopa surpreendeu-me duplamente. Considerava-me uma não-fã de caril e de lentilhas, mas achei que ambos os elementos ficaram maravilhosos aqui! Talvez o facto de a sopa não ter um sabor ou cheiro muito forte a caril tenha ajudado, mas notava-se a presença desta mistura de especiarias e o resultado era mesmo agradável.
Uma malga desta sopa é a verdadeira comfort food; rica, quentinha e saborosa. Comi-a ao almoço numa segunda-feira e até melhorou este dia geralmente horrível :P
Com esta receita participo no desafio da Marta do blog Intrusa da Cozinha - o tema do mês e couve, e apesar de eu apenas ter falado das lentilhas e do caril esta tem um papel muito importante na sopa. Esta não seria de todo a mesma sem as tiras crocantes e deliciosas de repolho ;)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 179kcal
Proteínas: 8.4g
Hidratos de Carbono: 24.9g 
-       Dos quais açúcares: 4.4g
Lípidos: 5.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.7g
Fibra:  10.2g
Sódio: 133mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/4 receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

18 comentários:

  1. Olá Avelã!
    Chegaste na reta final mas ainda muito a tempo :)
    Acredito quando dizes que o repolho terá um papel fundamental no resultado final desta sopa, que tem um aspeto bem reconfortante!
    É com alguma vergonha que admitoq ue nunca comi lentilhas, mas sendo um ingrediente bastante usado por essas cozinhas a fora, acredito piamente que seja muito agradável. Tenho mesmo de colmatar esta lacuna na minha dieta... :)

    Obrigado minha doce por teres participado na rubrica de dezembro!
    Beijo enorme e Feliz Ano Novo! e venham mais receitinhas saudáveis e deliciosas, sempre com uma pitada de humor ;)
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Feliz 2017!
    Não sou grande fã de caril ou lentilhas,mas esta sopinha parece mesmo deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Uma das razões para não ter nunca experimentado a fazer hambúrgueres é esta que apontas! :) Quanto a esta sopa tem mesmo aspecto de comida de conforto! :D Bom ano novo!
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Tenho umas lentilhas na despensa à imenso tempo para experimentar mas ainda não ganhei coragem, adorei esta tua sugestão!
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Gosto de lentilhas mas ainda não consegui tornar um hábito e um alimento que se use muito aqui em casa. Acabo sempre por optar pelo feijão.

    Beijinhos e Bom ano,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/dia-um-na-cozinha-e-petiscos-variados.html

    ResponderEliminar
  6. Confesso que as lentilhas não me atraem... mas só experimentando! O aspeto é convidativo ;)
    Beijinho e Bom Ano.

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  7. penso que nunca provei :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Nunca comi, nem provei sequer lentilhas mas... também não tenho vontade =P

    Bom ano!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Não tem estado fácil fazer as minhas visitas habituais! Mas aos poucos espero regressar à normalidade! Esta sopa parece-me algo do mais reconfortante que há. É sim, parece um estufado hoje ou então uma sopa de entulho como o meu marido diz. Ele não aprecia sopas de entulho. Já eu adoro! Beijinhos e um excelente ano para ti, querida Avelã! Que seja um ano pleno de realizações e com muita saúde! Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Eu ficaria bem feliz com uma taça desta sopa! :)

    ResponderEliminar
  11. Não sou muito de sopas , mas todas merecem uma oportunidade 😜

    ResponderEliminar
  12. Nunca provei mas fiquei mesmo curiosa! Tem um ótimo aspeto e suspeito que o sabor esteja divinal =)
    Um feliz ano de 2017, que ele realize todos os teus sonhos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Tem bom aspecto, deve ser fantástica Avelã!!
    Bom ano!! :)
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito de sopa e dessa particularmente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Parece muito boa e reconfortante para estes dias frios, gosto muito de lentilhas e faço algumas vezes. Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelo comentáriio
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. ai eu gosto muito de lentilhas. Vou ter que experimentar esta sopa :D
    Quanto aos hambúrguers, estou contigo nessa dor. Os meus nunca saem bem. Na verdade, de sabor não estão maus, mas ficam sempre super, hiper, mega secos :S

    Kat
    http://6800milhas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito deste teu post por falar de 2 ingredientes com os quais ainda não consegui grande empatia. Fiquei muito curiosa quando vi algumas receitas com quinoa e comprei. Mas quando fiz, (a receita era parecida com o cuscus) detestei o cheiro e não consegui comer. O resto do pacote ainda mora no armário...
    Já as lentilhas adorava experimentar e essa tua Sopa parece muito aromática e saborosa. Decerto fica na calha e vai já para a lista das compras da semana. Estou receosa do caril porque o meu marido não é grande apreciador, mas os cominhos já lhe devem dar aquele aroma que torna tudo apetitoso.
    Obrigada pela tua visita ao Meu Estaminé. Beijinhos da Bombom

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...