Avançar para o conteúdo principal

'Bolo de Bolacha' com Queijo Quark (Saudável, Sem Lactose/Glúten, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Quem tenta fazer versões saudáveis de algumas receitas tradicionais saberá que há aquelas que consideramos impossíveis de transformar. Ou porque a textura decorre quase completamente de ingredientes sem substitutos saudáveis diretos (muito frequentemente manteiga) ou porque, como é o caso do bolo de bolacha, depende quase inteiramente de um ingrediente industrializado. É frequente ver receitas que utilizem bolachas maria integrais, mas, embora isto possa tornar o bolo um bocadinho melhor (especialmente se não forem usadas natas ou açúcar/doce de leite na cobertura, que é particularmente fácil de substituir), as bolachas de compra, mesmo integrais, são quase sempre pouco ou nada saudáveis - dificilmente encontram umas sem manteiga, açúcar e etc.
Apesar de tudo isto, é frequente que tenha a ideia de repente e que consiga fazer uma adaptação melhor do que esperava. Nunca pensei, por exemplo, que fosse possível fazer uma lasanha saudável - não me parecia exequível fazer a massa integral. No entanto, quando menos esperava ocorreu-me que poderia fazê-la com crepiocas, já que tinham uma textura bastante parecida: e a experiência superou expectativas. Não foi de certo uma ideia inédita (imagino que haja mais pessoas a fazer o prato assim), mas fiquei contente por conseguir fazer uma lasanha saudável, coisa que nunca tinha pensado que fosse possível sem muito mais trabalho.
Quando descobri a aveia com sabor a bolacha maria pensei que seria um desperdício não tentar fazer um bolo de bolacha saudável. Considerei fazer umas bolachas com a aveia, mas mas duvidei que fossem ficar crocantes ou decentemente redondas. Então ocorreu-me: o que é que tem forma de bolacha, ar de bolacha, mas não é uma bolacha? 
Na mesma semana fiz o bolo 'de bolacha' sem bolachas que vos mostro, feito de panquecas e coberto com queijo quark e aveia de bolacha maria. O resultado ficou uma delícia, e pelo aspeto julgo que ninguém diria este não era um bolo de bolacha normal. Posso dizer que este é o melhor híbrido de bolo de bolachas e monte de panquecas de sempre ;)






:P

'Bolo de Bolacha' com Queijo Quark (Saudável, Sem Lactose/Glúten*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:

Para as panquecas (que servirão de 'bolachas'):
[  1 ovo
[  1 clara
[  1 colher de sopa bem cheia de mel
[  1 colher de chá bem cheia de fermento
[ 150g de farinha de aveia (podem simplesmente triturar os flocos; se quiserem um sabor mais acentuado a bolacha podem usar a aveia de bolacha maria também aqui, ao invés de utilizá-las apenas na cobertura)
[  150ml de leite (pode ser vegetal)
[  50ml de café (tipo expresso)

Para o creme/recheio:
[  500g de queijo quark (pode ser substituído por iogurte vegetal)
[  50g de farinha de aveia com sabor a bolacha maria* (podem comprar aqui com 10% de desconto se usarem o código EUAVELA10)

Preparação:

Para as panquecas:
| Colocar o ovo, a clara, o mel e o fermento num recipiente e bater bem até que a mistura fique homogénea.
| Juntar alternadamente e aos poucos a aveia, o leite e o café.
| Aquecer uma frigideira antiaderente e colocar nela porções de massa (visto que as panquecas são muitas, a aveia pode começar a absorver líquido e a fazer com que a massa fique demasiado espessa. Podem ir adicionando leite para manter a consistência, porque não é suposto que as panquecas fiquem espessas).
| Assim que as panquecas começarem a cozinhar e formar bolhinhas, virá-las e deixar que cozinhem do outro lado.
| Reservar.

Para o recheio:
| Misturar o quark com a aveia e reservar (podem também adicionar algum café, se quiserem).

Para a 'montagem':
| Num prato grande, colocar várias panquecas para formar uma camada (tipo flor, com uma panqueca no centro e várias à volta).
| Cobrir com creme e dispôr panquecas por cima deste, formando mais uma camada.
| Repetir o procedimento até gastar todo o creme e panquecas (terminando, claro, com creme).

*A aveia com sabor a bolacha maria pode conter vestígios de lactose e de glúten, mas de resto a receita pode ser feita com ingredientes isentos. Sugiro para estas verões a utilização de um aroma (de baunilha, por exemplo) e de açúcar/adoçante, mas tenham em conta que, como é óbvio, o sabor não vai ficar tão fiel ao da bolacha maria.



Aviso já que, como é obvio, a textura do bolo não é exatamente igual à textura do tradicional bolo de bolachas - é feito com panquecas, pelo que é mais fofo e menos crocante. O sabor também é um pouco diferente, mas na verdade agradou-me imenso: é pouco enjoativo, tem um saborzinho maravihoso a café e fresco fica mesmo muito bom. Parece um híbrido de tiramisù e bolo de bolacha! Se experimentarem garanto que não se vão arrepender :)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 163kcal
Proteínas: 11.8g
Hidratos de Carbono: 22.8g 
-       Dos quais açúcares: 4.8g
Lípidos: 2.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.7g
Fibra:  2.7g
Sódio: 16mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 120g, 1 fatia ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Já viram a participação de ontem no desafio 'Na mesa de Natal não pode faltar'? Veio do blog A vida de Nessy:

Uns deliciosos brunhóis de abóbora que me deixaram a salivar!
Fica aqui também a de hoje, uns coscorões bem apetitosos vindos diretos do blog No Conforto da Minha Cozinha. ;)

Receita aqui :)
Ambos os blogs merecem uma visita, passem por lá :D

Comentários

  1. Este blog é pecados por todos os lados. Tenho definitivamente que deixar de colocar cá os pés =P
    Eu não gosto de bolo de bolacha por causa do café em 1º lugar e depois do creme em volta =P
    Gosto da bolacha, pronto lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que boa ideia e ficou super giro, como dizes à partida ninguém diria que não era um bolo de bolacha normal! Adorei a fatia com a cara do pássaro do angry birds! :p
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Que belo bolinho deve estar bem saboroso, saudável mas em nada deve ficar a dever aos outros, adorei, também adorei a foto com o angry birds :D, um feliz natal para ti e para os teus.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Definitivamente tenho de experimentar este bolo, sou doida por bolo de bolacha e este tem um aspecto, nham nham! =)
    Beijinhos e um Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  5. Olha que boa ideia! Deve ficar bem delicioso!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Parece delicioso. Fiquei com vontade de experimentar.
    A carinha na foto, ficou muito legal rsrs.

    Que Jesus, o verdadeiro Natal habite em seu coração e que todos à sua voltam recebam dessa luz e amor emanados por Ele.
    Um 2017 abençoado!

    Abraços esmagadores.

    ResponderEliminar
  7. Pela aparência nem parece bolo de bolacha " fingido". Deve ser bem saboroso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Seja um híbrido ou não, devo dizer-te que o aspecto está fantástico! Mais uma maravilhosa partilha Avelã! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que sugestão deliciosa, ficou mesmo com bom aspeto. Beijinhos e um Feliz Natal

    ResponderEliminar
  10. Gostei da ideia!! ficou muito bonito e dá para comer sem culpa.
    Beijinhos. Boas Festas
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. fiquei rendida ao primeiro bolinho ;)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Adoooro bolo de bolacha. Mas tem de ser com aquele creme de manteiga, cheio de calorias! :)

    ResponderEliminar
  13. Adoro bolo de bolacha, mas tem que ser daquele com as bolachas bem empapadas em café. Dizes que neste se sente bem o sabor do café, portanto parece-me promissor! (=

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p