Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #21 - Bolonhesa de Peru com Zoodles e Massa Integral



Como prometi na sexta-feira, quando publiquei a receita da bolonhesa de peru, hoje venho partilhar alguns detalhes sobre a preparação de refeições desta semana (nada que não seja habitual, de qualquer maneira).

Apesar de normalmente achar as refeições com carne mais enjoativas, esta foi uma das minhas 'comidas da semana' preferidas dos últimos tempos. A bolonhesa ficou ótima misturada com a massa e os zoodles, e é uma combinação muito reconfortante :)

*tachos*

Close-up da bolonhesa
Como referi, a receita da bolonhesa foi publicada esta semana (já deixei o link, mas fica novamente aqui). Acho que já a gabei o suficiente, mas não custa nada voltar a dizer que ficou deliciosa... ;)

Passando para a massa
Eu como sempre estas refeições em casa, pelo que não seria muito difícil cozer massa todos os dias; no entanto, optei por cozer logo para a semana toda, porque não me importo de a comer aquecida e dá (ainda) menos trabalho. 

Usei uma esparguete integral de marca branca, e apenas a cozi em água abundante temperada com sal até ver que estava pronta. Depois escorri e guardei em recipientes herméticos :)

Para além da massa, fiz como acompanhamento zoodles:

*zoodles*
Para quem não conhece, são uma espécie de noodles/massa de courgette, feitos espiralizando este vegetal com uma máquina. A que eu tenho é esta:


É do Lidl, e já fiz um post sobre ela (vejam aqui). Eu acho-a bastante prática e fácil de usar, e gosto bastante dos zoodles, especialmente quando acompanham um prato com algum molho (como é o caso).

Achei que seria boa ideia fazer uso da máquina porque estava sem ideias de vegetais para incluir nestas refeições. Quaisquer vegetais parecem inadequados para acompanhar bolonhesa - depois o prato ia ficar pouco harmonioso e não pode ser :P Vegetais espiralizados são a solução óbvia, certo? :)

Não fiz logo os zoodles para a semana toda porque receava que não se conservassem bem durante tanto tempo no frigorífico. Apenas fiz o suficiente para 2 doses de cada vez; guardei metade no frigorífico para o dia seguinte, e usei o resto na altura.

Fiquei com bastantes sobras, porque a máquina não espiraliza toda a courgette (sobra sempre uma ponta) e esta foi-se acumulando ao longo da semana. Mas para mim isto não foi um problema, porque eu uso-a quase todos os dias e gasto-a facilmente em sopa, bolinhos de microondas e panquecas :)

Quanto à preparação: normalmente salteio os zoodles em alho e azeite, mas neste caso para ser mais rápido apenas os escaldei com água quente. Aproveitei o procedimento para aquecer a massa: em cada dia coloquei água a ferver num recipiente grande, temperei com sal, juntei os zoodles e a massa (previamente cozida) e tapei com um pano. Assim a courgette amolecia, a massa ficava quente e depois era só juntar a carne (que aquecia à parte, no microondas) :)

O prato habitual :D

Desta vez com direito a versão misturada :P
Achei a mistura da massa com a courgette adorável, tanto a nível de aspeto como de sabor/textura. E acho que pode ser uma boa maneira de incluírem vegetais na alimentação se não estão habituados, porque a courgette é bastante neutra e misturada com a bolonhesa praticamente não se faz notar :)

É esta a sugestão desta semana. Espero que tenham gostado!

Comentários

  1. Qualquer dia tenho que fazer "esparguete" de legumes assim =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Desde que começaste a colocar a preparação de refeições esta foi uma das minhas favoritas! A bolonhesa está assim extraordinária e a massa com os zoodles oh meu Deus! Já fiz a bolonhesa esta semana (sim, eu estou a comentar uma receita que já experimentei!) e adorei! Mas só acompanhei com massa (e não foi integral porque vivo com um esquisitinho :P). Beijinhos e estou ansiosa para ver o que é a paparoca esta semana! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por teres gostado! Simples com massa também fica ótima :D
      Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Bolo de Fécula de Batata (Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten, Sem Lactose)

Desde que descobri o xilitol e o eritritol que dou por mim a pensar aleatoriamente em receitas a transformar em versões sem açúcar. Recentemente lembrei-me do bolo de fécula de batata - uma sobremesa que além de simples e deliciosa não tem glúten, lactose, nem gordura adicionada, o que a torna o paraíso das pessoas com alergias/restrições alimentares. Apesar de tipicamente usar essa receita como base de bolos de aniversário recheados, desta vez optei por o deixar brilhar na sua simplicidade. Cozi-o um pouco menos, de forma a deixar uma camadinha húmida por baixo da superfície, e... O resultado está à vista: uma sobremesa tão simples quanto deliciosa, e surpreendentemente saudável. Hoje partilho a receita convosco, para que também possam desfrutar deste milagre dos doces :D Bolo de Fécula de Batata sem Açúcar Ingredientes : [  8 ovos [  250g de xilitol [  150g de fécula de batata Preparação : | Separar as gemas das claras. | Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gem...