Avançar para o conteúdo principal

Pãezinhos Doces (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Não tenho feito muitas massas lêvedas ultimamente por preguiça, mas há pouco deparei-me com a receita de 'mãezitos' (uma espécie de manhãzitos mais saudáveis, com um nome que achei mesmo fofo :P) do blog Temperos da Argas e já sabia que não ia resistir a experimentar.
Como fiz algumas alterações e várias pessoas pediram, deixo hoje a receita. Apesar de a chuva já ter parado, as temperaturas continuam a convidar a ligar o forno, e aviso já que melhor lanche que um pão destes ainda quentinho é difícil de encontrar :)





Pãezinhos Doces (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para 9 unidades

Ingredientes:
[  200g de polvilho doce
[  150g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  50g de farinha de amêndoa
[  200ml de leite (usei magro, mas pode ser qualquer um; optem por um vegetal ou sem lactose para esta versão)
[  1 ovo
[  50g de mel
[  5g de fermento de padeiro seco
[  Pepitas de chocolate negro (opcional; omitir ou substituir adequadamente para as versões sem glúten ou sem lactose)
[  1 gema de ovo

Preparação:
| Num recipiente grande, colocar o polvilho doce, a farinha de aveia e a farinha de amêndoa.
| Aquecer o leite até ficar quente ao toque, mas sem queimar. Juntá-lo aos ingredientes anteriores, juntamente com o ovo, o mel e o fermento de padeiro, e mexer apenas até que o preparado fique homogéneo (não é preciso bater).
| Deixar a mistura levedar durante cerca de uma hora num sítio quente (coloquei no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado).
| Após este tempo, amassar um pouco o preparado (com as mãos) e adicionar as pepitas de chocolate negro, envolvendo-as bem na massa.
| Formar bolinhas e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal (caso queiram, podem decorar as bolinhas com mais umas pepitas por cima). Deixar levedar mais uma hora (coloquei novamente no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado).
| Depois de levedarem, pincelar os pãezinhos com a gema de ovo (podem não o fazer, é só para ficarem mais dourados) e levá-los ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos, ou até que estejam cozidos.



Gostei muito do resultado final - os pães ficaram muito saborosos e o chocolate pelo meio (que recomendo bastante que usem, já agora) dá-lhes um toque divinal! 
Em comparação aos famosos manhãzitos são mais densos, é claro, porque as farinhas são mais pesadas. Apesar disso, achei-os bem fofinhos, especialmente quando quentes. Depois de arrefecer ficam inevitavelmente mais duros, mas se os colocarem um bocadinho no microondas ou mesmo na torradeira voltam logo a ficar fofos e o chocolate derrete - só vantagens, portanto :D
Congelei alguns que sobraram, e confirmo ficam igualmente bons quando descongelados, é como se tivessem acabado de sair do forno (também uso o microondas para os aquecer) :)
Como se tudo isto não fosse suficiente, apesar de levedarem os pães são bastante simples de fazer e não exigem muito tempo de atenção, porque são feitos ao estilo no knead! Por isso experimentem, mesmo que sejam preguiçosos :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um pãozinho)
Energia: 210kcal 
Proteínas: 5.1g 
Hidratos de Carbono: 37.9g 
-       Dos quais açúcares: 6.2g 
Lípidos: 4.9g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.8g 
Fibra:  2.4g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 pãozinho ou 1/9 da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Oh meu Deus, adoro!
    Que aspecto delicioso e o nome, um amor =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. bom dia! a farinha de amêndoa pode ser substituida por outra? por exemplo, de aveia? obrigada! devem ser deliciosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Eu sugeria que substituísse por farinha de outro fruto seco, como noz ou avelã. Como são farinhas 'peculiares' (com mais gordura; na verdade nem são bem farinhas) é um pouco difícil arranjar outra substituição. Se usar farinha de aveia resulta, mas provavelmente a textura ficará substancialmente diferente!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t