Avançar para o conteúdo principal

Torta de Cacau e Avelãs (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Hoje trago a receita de uma torta bem fofinha e saborosa que fiz recentemente. Já publiquei a receita no meu recém-formado grupo de Facebook - estão todos convidados a entrar, o grupo é fechado mas basta enviar pedido que eu aceito :)
O grupo surgiu na sequência de as minhas publicações na página chegarem a cada vez menos gente. Num grupo os membros vêem mais frequentemente as publicações, e o ambiente é mais propício a trocas de ideias, coisa que me agrada - não acho piada nenhuma a estar sempre a fazer monólogos na página, que é o que tem acontecido :P
De qualquer modo, deixo também aqui a receita, para quem não quer juntar-se ao grupo ou não tem conta no Facebook. Aproveito para deixar as medidas em colheres além de peso/volume, penso que algumas pessoas não têm balanças e pode ser útil - e fica também a informação nutricional, que não publiquei no grupo mas já é hábito por aqui :)






Torta de Cacau e Avelãs (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para uma torta média (cerca de 12 fatias)

Ingredientes:

Para a torta
[  250ml de claras de ovo (cerca de 8 claras)
[  10g de farinha de avelã (cerca de 1 colher de sopa)
[  10g de polvilho doce ou azedo (cerca de 1 colher de sopa)
[  20g de cacau em pó (cerca de 2 colheres de sopa bem cheias)
[  30g de açúcar de coco (cerca de 3 colheres de sopa)

Para o recheio 
[  2 ovos
[  10g de mel (cerca de 1 colher de chá; podem omitir se gostarem de um sabor menos doce)
[  50g de chocolate negro (optar por um isento de glúten ou lactose para estas versões)

Preparação:

Para a torta
| Num recipiente grande, bater as claras em castelo.
| Parar de bater e adicionar a farinha de avelã, o polvilho, o cacau e o açúcar de coco. Envolver bem com uma espátula.
| Transferir o preparado para um tabuleiro forrado com papel vegetal (deve ser grande, pois se a torta for demasiado grossa quebra mais facilmente ao enrolar). Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 10 minutos, ou até que esteja cozida.

Para o recheio (fazer enquanto a torta está no forno)
| Separar as gemas das claras dos dois ovos. Bater as claras em castelo e reservar.
| Adicionar o mel às gemas e misturar bem com um garfo.
| Partir o chocolate em pedaços e colocá-lo numa malga. Levar ao microondas a potência média para que derreta, retirando para mexer com frequência (também podem derreter ao lume, em banho-maria).
| Adicionar o chocolate à mistura das gemas aos poucos, mexendo bem para este não solidificar em fios (para que isto não aconteça também é importante que o chocolate não esteja demasiado quente; se tiverem aquecido demais podem deixar arrefecer um pouco, mexendo de vez em quando para que não solidifique).
| Utilizando uma espátula, envolver as claras na mistura de gemas e chocolate, também aos poucos e cuidadosamente para estas não perderem muito ar.

Para a montagem
| Quando a torta sair do forno, virá-la ao contrário sobre uma folha de papel vegetal. Cuidadosamente, retirar a outra folha de papel vegetal (a que foi ao forno e estará agora por cima).
| Cobrir a superfície da torta com o recheio preparado, espalhando-o bem com uma espátula. Com a ajuda do papel vegetal, enrolar a torta.



Em termos de sabor e textura a torta ficou mesmo incrível. A parte do 'bolo' é surpreendentemente fofinha - sendo a base claras em castelo, fica a parecer uma nuvem e derrete-se na boca. O recheio é basicamente uma mousse de chocolate negro, com uma textura super cremosa!
As duas coisas combinadas resultam numa sobremesa maravilhosa, como podem imaginar. A nível de sabor até me lembrou um pouco de Nutella, devido à farinha de avelã :)
Quanto à parte de enrolar, ocorreu mais uma vez sem percalços (sendo a massa húmida foi relativamente fácil!). Fiquei bastante orgulhosa do aspeto final, quase já esqueci os meus traumas passados em relação a tortas :P
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 72kcal 
Proteínas: 4.1g 
Hidratos de Carbono: 6.4g 
-       Dos quais açúcares: 4.6g 
Lípidos: 3.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.4g 
Fibra:  0.5g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/12 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Não deve ser muito doce, que me faz gostar mais delas, e tem um aspecto maravilhoso =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Nem sei bem o que te diga, talvez que me fico toda a babar cada vez que partilhas fotos desta tua torta! :) Já pedi para aderir ao teu grupo de Facebook. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t