Avançar para o conteúdo principal

'Bolo de Bolacha' com Queijo Quark (Saudável, Sem Lactose/Glúten, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Quem tenta fazer versões saudáveis de algumas receitas tradicionais saberá que há aquelas que consideramos impossíveis de transformar. Ou porque a textura decorre quase completamente de ingredientes sem substitutos saudáveis diretos (muito frequentemente manteiga) ou porque, como é o caso do bolo de bolacha, depende quase inteiramente de um ingrediente industrializado. É frequente ver receitas que utilizem bolachas maria integrais, mas, embora isto possa tornar o bolo um bocadinho melhor (especialmente se não forem usadas natas ou açúcar/doce de leite na cobertura, que é particularmente fácil de substituir), as bolachas de compra, mesmo integrais, são quase sempre pouco ou nada saudáveis - dificilmente encontram umas sem manteiga, açúcar e etc.
Apesar de tudo isto, é frequente que tenha a ideia de repente e que consiga fazer uma adaptação melhor do que esperava. Nunca pensei, por exemplo, que fosse possível fazer uma lasanha saudável - não me parecia exequível fazer a massa integral. No entanto, quando menos esperava ocorreu-me que poderia fazê-la com crepiocas, já que tinham uma textura bastante parecida: e a experiência superou expectativas. Não foi de certo uma ideia inédita (imagino que haja mais pessoas a fazer o prato assim), mas fiquei contente por conseguir fazer uma lasanha saudável, coisa que nunca tinha pensado que fosse possível sem muito mais trabalho.
Quando descobri a aveia com sabor a bolacha maria pensei que seria um desperdício não tentar fazer um bolo de bolacha saudável. Considerei fazer umas bolachas com a aveia, mas mas duvidei que fossem ficar crocantes ou decentemente redondas. Então ocorreu-me: o que é que tem forma de bolacha, ar de bolacha, mas não é uma bolacha? 
Na mesma semana fiz o bolo 'de bolacha' sem bolachas que vos mostro, feito de panquecas e coberto com queijo quark e aveia de bolacha maria. O resultado ficou uma delícia, e pelo aspeto julgo que ninguém diria este não era um bolo de bolacha normal. Posso dizer que este é o melhor híbrido de bolo de bolachas e monte de panquecas de sempre ;)






:P

'Bolo de Bolacha' com Queijo Quark (Saudável, Sem Lactose/Glúten*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:

Para as panquecas (que servirão de 'bolachas'):
[  1 ovo
[  1 clara
[  1 colher de sopa bem cheia de mel
[  1 colher de chá bem cheia de fermento
[ 150g de farinha de aveia (podem simplesmente triturar os flocos; se quiserem um sabor mais acentuado a bolacha podem usar a aveia de bolacha maria também aqui, ao invés de utilizá-las apenas na cobertura)
[  150ml de leite (pode ser vegetal)
[  50ml de café (tipo expresso)

Para o creme/recheio:
[  500g de queijo quark (pode ser substituído por iogurte vegetal)
[  50g de farinha de aveia com sabor a bolacha maria* (podem comprar aqui com 10% de desconto se usarem o código EUAVELA10)

Preparação:

Para as panquecas:
| Colocar o ovo, a clara, o mel e o fermento num recipiente e bater bem até que a mistura fique homogénea.
| Juntar alternadamente e aos poucos a aveia, o leite e o café.
| Aquecer uma frigideira antiaderente e colocar nela porções de massa (visto que as panquecas são muitas, a aveia pode começar a absorver líquido e a fazer com que a massa fique demasiado espessa. Podem ir adicionando leite para manter a consistência, porque não é suposto que as panquecas fiquem espessas).
| Assim que as panquecas começarem a cozinhar e formar bolhinhas, virá-las e deixar que cozinhem do outro lado.
| Reservar.

Para o recheio:
| Misturar o quark com a aveia e reservar (podem também adicionar algum café, se quiserem).

Para a 'montagem':
| Num prato grande, colocar várias panquecas para formar uma camada (tipo flor, com uma panqueca no centro e várias à volta).
| Cobrir com creme e dispôr panquecas por cima deste, formando mais uma camada.
| Repetir o procedimento até gastar todo o creme e panquecas (terminando, claro, com creme).

*A aveia com sabor a bolacha maria pode conter vestígios de lactose e de glúten, mas de resto a receita pode ser feita com ingredientes isentos. Sugiro para estas verões a utilização de um aroma (de baunilha, por exemplo) e de açúcar/adoçante, mas tenham em conta que, como é óbvio, o sabor não vai ficar tão fiel ao da bolacha maria.



Aviso já que, como é obvio, a textura do bolo não é exatamente igual à textura do tradicional bolo de bolachas - é feito com panquecas, pelo que é mais fofo e menos crocante. O sabor também é um pouco diferente, mas na verdade agradou-me imenso: é pouco enjoativo, tem um saborzinho maravihoso a café e fresco fica mesmo muito bom. Parece um híbrido de tiramisù e bolo de bolacha! Se experimentarem garanto que não se vão arrepender :)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 163kcal
Proteínas: 11.8g
Hidratos de Carbono: 22.8g 
-       Dos quais açúcares: 4.8g
Lípidos: 2.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.7g
Fibra:  2.7g
Sódio: 16mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 120g, 1 fatia ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Já viram a participação de ontem no desafio 'Na mesa de Natal não pode faltar'? Veio do blog A vida de Nessy:

Uns deliciosos brunhóis de abóbora que me deixaram a salivar!
Fica aqui também a de hoje, uns coscorões bem apetitosos vindos diretos do blog No Conforto da Minha Cozinha. ;)

Receita aqui :)
Ambos os blogs merecem uma visita, passem por lá :D

Comentários

  1. Este blog é pecados por todos os lados. Tenho definitivamente que deixar de colocar cá os pés =P
    Eu não gosto de bolo de bolacha por causa do café em 1º lugar e depois do creme em volta =P
    Gosto da bolacha, pronto lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que boa ideia e ficou super giro, como dizes à partida ninguém diria que não era um bolo de bolacha normal! Adorei a fatia com a cara do pássaro do angry birds! :p
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Que belo bolinho deve estar bem saboroso, saudável mas em nada deve ficar a dever aos outros, adorei, também adorei a foto com o angry birds :D, um feliz natal para ti e para os teus.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Definitivamente tenho de experimentar este bolo, sou doida por bolo de bolacha e este tem um aspecto, nham nham! =)
    Beijinhos e um Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  5. Olha que boa ideia! Deve ficar bem delicioso!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Parece delicioso. Fiquei com vontade de experimentar.
    A carinha na foto, ficou muito legal rsrs.

    Que Jesus, o verdadeiro Natal habite em seu coração e que todos à sua voltam recebam dessa luz e amor emanados por Ele.
    Um 2017 abençoado!

    Abraços esmagadores.

    ResponderEliminar
  7. Pela aparência nem parece bolo de bolacha " fingido". Deve ser bem saboroso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Seja um híbrido ou não, devo dizer-te que o aspecto está fantástico! Mais uma maravilhosa partilha Avelã! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que sugestão deliciosa, ficou mesmo com bom aspeto. Beijinhos e um Feliz Natal

    ResponderEliminar
  10. Gostei da ideia!! ficou muito bonito e dá para comer sem culpa.
    Beijinhos. Boas Festas
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. fiquei rendida ao primeiro bolinho ;)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Adoooro bolo de bolacha. Mas tem de ser com aquele creme de manteiga, cheio de calorias! :)

    ResponderEliminar
  13. Adoro bolo de bolacha, mas tem que ser daquele com as bolachas bem empapadas em café. Dizes que neste se sente bem o sabor do café, portanto parece-me promissor! (=

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t